9/11 | Reflexão: #GenerosidadeABUB
Semana da Generosidade: Entre os dias 7 e 13 de novembro de 2019 realizamos esta campanha para meditarmos sobre a generosidade bíblica e crescer enquanto indivíduos e um movimento missionário generosos. Em recursos, compartilhamos um material que os grupos podem aplicar ao longo dessa semana. Aqui no blog e nas redes sociais, haverá um texto diferente para cada dia. Acompanhe! Seja generoso!
Por Eva Castro, da ABU João Pessoa (PB), e Nathalia Amorim, da ABU Caruaru (PE)
Leia 1 Crônicas 29
O texto de 1 Crônicas 29 retrata o momento em que Salomão é escolhido por Deus para sucessão de Davi ao trono. Para o seu governo já havia um grande projeto, e como tal ações deveriam ser realizadas para que o propósito de Deus acontecesse com excelência. A construção do templo era necessária para exaltação do nome do Senhor, e Davi, por conhecer a vontade de Deus e amá-lo e amar a sua obra, doou ouro e prata como testemunho. O rei doou de seus próprios recursos como presentes generosos (v. 3 e 4).
No entanto, ele também solicitou que o povo fizesse o mesmo, doando não apenas recursos, mas a si mesmos. Ele sabia que aqueles que se oferecessem a Deus em primeiro lugar não teriam dificuldades em ser generosos com a obra divina. Ao ver o povo se doando e doando recursos para a construção do templo, Davi se alegrou grandemente (v. 10-12). Ele compreendia que tudo o que tinha, riquezas e glória, vinha da generosidade de Deus. Assim, as ofertas só foram possíveis porque o Senhor lhes havia concedido os recursos anteriormente (v. 12-14).
Na construção civil há algumas etapas projetuais que são primordiais para a qualidade final do projeto. Uma delas é a escolha dos materiais para a obra. Selecionar bons materiais e trabalhadores influencia diretamente no resultado. Podemos comparar a missão estudantil com uma obra da construção civil, como era o templo. Ambas precisam de etapas de projeto e de execução, escolha de materiais, orçamento e trabalhadores.
Na missão estudantil, nós, os estudantes, somos os trabalhadores. Os materiais são nossos dons e talentos que devem ser empenhados para o Reino, assim como nosso tempo e nossos recursos. Em uma obra civil o orçamento geralmente calcula uma margem de segurança para imprevistos que possam ocorrer na execução da obra. Na missão é sempre importante sabermos que tipo de recursos e sua quantidade serão necessários. Entretanto, a diferença de uma obra civil e uma obra do Reino é que a mão de Deus está sobre a missão, ele é o grande engenheiro e financiador.
Os recursos não são investidos em obras terrenas, e sim numa obra eterna. A nossa margem de segurança é a nossa fé no Senhor da missão.
Por mais que seja importante orçarmos e planejarmos, nunca podemos esquecer que o grande arquiteto é o Senhor. Ele é o maior interessado em que a missão aconteça.
Geralmente, em obras civis, os recursos advêm de grandes investidores. Na missão os investidores são todos aqueles que "doam de coração íntegro ao Senhor" (v. 9 - Nova Viva), seja doando tempo, dons e talentos, orações ou recursos financeiros. No versículo 9 vemos que "o povo se alegrou com tudo o que se deu voluntariamente", e isso acontece porque a generosidade gera alegria e gratidão.
Na missão estudantil temos muito com o que contribuir. Um exemplo é o sustento dos obreiros, para que possam acompanhar mais grupos e estes possam se consolidar, alcançando assim mais pessoas pela missão estudantil. Também podemos doar nossos dons e talentos, contribuindo com o grupo local e a região. A seara é grande, há muito com o que contribuir, e é necessário sermos generosos.
A generosidade é uma confissão de fé. Como Davi confessou que suas riquezas e glória vieram de Deus e por isso ele conseguia ser generoso, nós também temos um Deus que nos provê o que precisamos e podemos ser generosos sem receio, pois ele ama quem doa com alegria (2 Coríntios 9:7).
Para refletir:
- Como você enxerga o cuidado e generosidade de Deus em sua vida?
- Como você tem se doado para a missão estudantil?
- Como você tem estimulado outras pessoas a se doarem para a missão?
- Como você tem confiado o seu planejamento pessoal e da missão estudantil nas mãos do Senhor?
- Como você tem vivenciado a alegria e a gratidão de ser generoso?
- Você gostaria de contribuir mais com a missão estudantil? Se sim, como?
Apresentação
O Blog da ABUB é um espaço para todo o tipo de expressão! O texto é marcado pela voz autoral por meio de crônicas, artigos, poesias, etc. A temática deve ser sobre o caminhar missionário e as diferentes "paisagens" a que este caminho nos leva. Envie seu texto para abub@abub.org.br.
Nenhum Comentário
Comentar