Dias de acolhimento

O mandamento “Amar ao próximo como a si mesmo” (Mateus. 22.39.) é parte da resposta que Jesus dá a um perito na lei, após ser questionamento sobre o que seria o “maior mandamento”. Jesus explica que após o maior de todos “Amar a Deus acima de todas as coisas” está um mandamento semelhante a ele – do qual dependem toda a lei e os profetas. As duas sentenças sínteses formam o eixo central dos valores do Cristianismo.

A chegada de novos alunos nas universidades a cada semestre é uma oportunidade de acolhimento e demonstração de cuidado, diante da necessidade do outro. Em fevereiro e março muitos grupos estudantis realizam a recepção de calouros (em algumas regiões conhecidos como “bixos”).

“Eu considero esse momento extremamente importante porque muitos bixos chegam à universidade totalmente perdidos e assustados (do jeito que eu cheguei). Descobrir que tem pessoas dispostas a ajudá-los é reconfortante”, nos conta Rafael Ribeiro, estudante de Zootecnia e integrante ABU Rural.

Em Seropédica (RJ), houve uma parte da recepção no começo de fevereiro e a segunda parte ocorrerá na aula inaugural (28/02).

“É a primeira vez que a ABU Presidente Prudente (SP) se organiza para participar da recepção dos calouros. A ideia surgiu com base nos exemplos de vários grupos de ABU que já realizavam este evento, e que indicavam muitos resultados positivos. A divulgação do grupo foi um dos fatores a nos impulsionar. Precisamos de novas pessoas no grupo, mas também precisamos ser reconhecidos na universidade como um grupo cristão “diferente”, sem os estereótipos que têm causado resistências. Um fato que me marcou, foi quando uma das estudantes (que estava vendendo kits para os calouros) estranhou o fato de estarmos na UNESP algumas semanas antes das aulas retornarem, com o rosto pintado e entregando guias de sobrevivência sem cobrar. Ela perguntou se não estávamos ganhando nada, porque quase todos veteranos estavam lucrando financeiramente para estarem ali”, compartilha Nívea Noel, estudante de Geografia e integrante da ABU Presidente Prudente.

Em Bauru, o grupo fez uma lista com nomes e contatos de calouros que ainda não tinham moradia. Os estudantes também orientaram sobre os bons lugares pra morar na cidade.

Material de recepção de calouros em São Carlos

Agrados – Em São Carlos (SP) os estudantes distribuíram sabonete, toalha, régua e o guia do bixo. Na capital paulista, o núcleo na faculdade Presbiteriana Mackenzie entregou copos de água mineral para os calouros, com o versículo de Jo. 4.14 (“quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede”) no rótulo. Já no dia 21/02 o grupo da ABU Santos distribuirá sorvete aos novos estudantes.

Em São Carlos a ação chamou tanto a atenção do Diretório Central dos Estudantes que procuraram a ABU para inserir uma apresentação do grupo no guia do bixo da faculdade.

Ore

Interceda pelas recepções que ainda irão ocorrer e louve a Deus pelas atividades de acolhimento que já aconteceram.
Que o Senhor dê força e sabedoria nas abordagens: e que sementes lançadas encontrem solo fértil.

Interceda para que durante os próximos meses os estudantes veteranos zelem pelos contatos feitos, cristãos ou não, e se mostrem sensíveis às suas necessidades.

Oremos para que a recepção também seja uma estratégia de atrair mais estudantes cristãos para os grupos de estudo bíblico e comunhão!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.