Ore pelo movimento internacional

A ABU, entre muitas coisas, é um ministério de cuidado mútuo. A juventude já tem seus próprios desafios, a universidade só é um meio fértil para que eles se multipliquem e cresçam, sejam vencidos ou vencedores.

Eu lembro-me da tarefa que recebi no Curso de Férias de Cuiabá, em 2006. Eu fiquei com o capítulo “Juventude” do livro Os desafios da liderança cristã, de John Stott. O maior desafio que eu podia imaginar para um líder ABUense era exatamente o de ser “jovem”.

Juventude é, para muitos, a fase da vida em que queremos mudar alguma coisa, mas temos dúvidas de como, queremos conquistar algo, mas desconfiamos se vale a pena, queremos namorar, mas não sabemos quem, queremos ser alguma coisa que ainda não sabemos o quê. Então a gente entra na universidade para ver se ela responde alguma coisa e as dúvidas só aumentam.

Além dos desafios que todo jovem estudante enfrenta, como encarar o coeficiente médio, o cálculo, a bolsa que não saiu, a perseguição acadêmica, a falta de estrutura e a fila do restaurante universitário, existem estudantes enfrentando a falta de liberdade, a perseguição religiosa, guerras étnicas e risco de morte.

Deus nos chama para pararmos no meio desse frenesi acadêmico e cuidarmos uns dos outros. Apascentarmos uns aos outros, orarmos uns pelos outros. Ser jovem e ser estudante universitário é um desafio que independe da nacionalidade, mas cada região possui seus próprios motivos de oração.

Nosso movimento, que é internacional, reúne a comunidade de estudantes evangélicos ao redor do mundo para orar uns pelos outros. Vários estudantes brasileiros entenderam que 18 de Outubro, o Dia Mundial do Estudante, faz parte da missão para a qual Deus nos chamou como ABUenses. Nas palavras de Daniel Filho, da ABU Joinville:

“Me inscrevi para participar dessa grande rede de oração porque sou estudante e sei o quanto precisamos de oração para cumprir a missão estudantil. Creio que nesse dia muitos grupos estarão orando uns pelos outros e Deus irá abençoar conforme sua vontade, afinal, a missão é dele. Escolhi orar pelo grupo de estudantes do México porque não conheço a realidade estudantil desse país, então esta é uma oportunidade para pesquisar, buscar contatos, conhecer e orar por todos os estudantes mexicanos. Espero que outros grupos e estudantes tomem a iniciativa. Nossa oração chega onde nossos pés não alcançam, estaremos todos unidos no Dia Mundial do Estudante”.

Belo Horizonte receberá duas intercambistas via a NKSS, vindas de Montenegro, e a Roberta Nogueira aproveitou o Dia Mundial do Estudante para conhecer melhor a nova cultura, ser uma boa anfitriã e, desde já, cuidar delas, mesmo à distância.

A ABU Blumenau teve uma ideia super bacana. Ao invés de cada pessoa escolher um país, o grupo adotou o Japão e assim podem trocar informações e buscar notícias que vão ajudá-los a abençoar este país em oração. Samara Braun, explica que

“Nos inscrevemos como grupo. Estamos tomando o princípio da oração como um meio de unificar e fortalecer a ABU aqui em Blumenau. E, por coincidência divina, apareceu a propaganda da campanha do DME e o grupo decidiu participar. Escolhemos o Japão por causa da afinidade de alguns membros com a cultura asiática. Vendo os relatórios do movimento neste país, encontramos motivação para prosseguirmos com o nosso ministério, pela Palavra e pelos estudantes. Cremos que assim o Senhor nos ensina a cultivar um amor maior por esta missão”.

Segundo Vanessa Santos, da ABU Salvador, a oração uns pelos outros é um convite de Deus:

“No livro de Tessalonicenses, Paulo nos incentiva a orar. Saber que tem alguém orando traz um conforto para nós e para nossos companheiros de missão em qualquer lugar do mundo. Eu escolhi orar por Myanmar por ter lido recentemente sobre a situação política daquele país e saber que estudantes universitários morreram em meio às manifestações. Mesmo sem saber se havia algum cristão envolvido, o fato de estudantes quererem transformação social me remete ao nosso movimento”.

“A oração é uma arte que só o Espírito Santo pode nos ensinar” (Charles Spurgeon). Que o Espírito do Senhor nos ensine esta arte e que no dia 18 possamos ser um movimento estudantil de cuidado mútuo por meio da oração.

 

Ore pelo Ministério Estudantil

Macrorregião Europa e Eurásia

  • pelos movimentos pequenos e frágeis, como Estônia, Croácia e Eslovênia;
  • pelo ministério pioneiro em um país da Ásia Central com 5 a 15 estudantes.

Macrorregião África: África Francófona e África de Fala Inglesa e Portuguesa (EPSA)

  • pelo movimento em Camarões, um dos maiores, com cerca de 800 membros;
  • pelo movimentos pioneiro em 4 regiões: Somália, Somalilândia, Ilhas de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Macrorregião Ásia e África: Oriente Médio e Norte da África (MENA) e Sul Asiático

  • pelos vários movimentos ainda não filiados;
  • pelo maior movimento do Sul Asiático, o UESI Índia, com 30 mil estudantes.

Macrorregião Ásia e Oceania: Pacífico Sul e Leste Asiático

  • pelo trabalho que vem crescendo em Vanuatu;
  • pelos muitos movimentos pioneiros com pequeno número de participantes.

Macrorregião Américas: América do Norte, América Latina e Caribe

  • pelos grupos da IFES EUA em 576 campi;
  • pelos movimento na América Central e Uruguai com apenas alguns membros.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.