Ore pelos projetos de evangelização criativa!

Em tudo que Deus criou podemos observar uma rica diversidade! Nosso Deus é criativo e nós herdamos este atributo dele!

E a melhor notícia para toda humanidade, o evangelho, também pode ser contada de diferentes formas – seja por um estudo impresso ou por expressões artísticas.

Ideias criativas podem ser um sinal de sensibilidade, diante de necessidades de um contexto! Como animar estudantes a se despir de preconceitos e ouvir o que Jesus tem a nos dizer?

Neste boletim de oração vamos interceder por projetos de evangelização por meio da arte – em especial o Mira e o Experimento Marcos.

Mira – No ano passado a Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos (CIEE) convidou movimentos nacionais a elaborar projetos para a evangelização criativa – por meio do programa “Innovación” – colaborando com recursos financeiros para que estas ideias pudessem ser colocadas em prática.

A ABU Pelotas (RS) se inscreveu e ganhou o auxílio do programa. Em outubro será realizado o Mira – Festival de Arte e Cultura Cristã Universitária do Rio Grande do Sul.

“O Mira é um festival que tem como fundamento promover discussões sobre artes, responsabilidade social e cristianismo, e assim incentivar um espaço de reflexão sobre a fé e a prática cristã dentro do contexto universitário. As atividades previstas serão estruturadas a partir do sistema de rede: palestras, oficinas, mostras e expressões artísticas – diversificadas e a partir de um eixo/tema comum”, (trechos da apresentação do festival).

O Mira terá duração de uma semana e estudantes e profissionais poderão inscrever propostas artísticas, avaliadas por uma curadoria. As atividades pretendem envolver a sociedade como um todo, para além da comunidade universitária.

“Acreditamos que a arte pode “abordar” o indivíduo de duas forma. A primeira é de forma explícita, uma obra, instalação ou expressão artística que traga claramente a mensagem do evangelho. A outra forma é pela expressão da glória de Deus através de uma obra.(…) Nossa proposta visa colocar a arte junto de reflexões que não mostre apenas o “problema”, mas também a solução e o principal de todo o Evangelho: Cristo”, (trechos da apresentação do festival).

Esteja com a ABU Pelotas em oração:

  • Oramos pra que Deus nos sustente e nos capacite. As tarefas não são tão simples e precisamos de muita sabedoria pra gerir o tempo entre família, amigos, faculdade, igreja, atividades normais da ABU e a pré-produção do Mira
  • Oramos pra que a coordenação do festival seja feita com sabedoria, que Deus nos ensine a lidar com as pessoas e a sermos uma liderança que busque de fato a participação criativa de cada um
  • Pedimos pra que sejamos sal e luz na vida de todos que tocarmos através deste festival, seja do pessoal não cristão que tem trabalhado com a gente na pré-produção, na vida de nossos professores, colegas, os palestrantes do festival, artistas, igreja local e todos os que participarem do Mira
  • Pedimos pra que Deus nos sustente financeiramente. O total necessário para a execução do projeto ainda não foi levantado, e seria muito triste começar a cortar a programação.
  • Pedimos que os palestrantes e artistas que convidamos/convidarmos reflitam a graça de Deus, e que Deus nos guie na escolha dos nomes

O Experimento Marcos é uma peça que adapta para o palco o Evangelho segundo Marcos. “A plateia fica em círculo, a ação acontece no centro e em corredores, envolvendo os espectadores na história. Quinze pessoas, só sete com papéis fixos, atuam sem figurino, cenário e trilha. Esses atores não precisam ter experiência profissional, só o comprometimento com Cristo e a seriedade na preparação. São seis semanas de estudo pessoal do Evangelho, em que cada um lê os textos, medita e decora a ordem de eventos do livro. A ideia de Andrew Page, teólogo inglês e idealizador da peça, é que Marcos teria escrito a obra para que ela fosse ouvida e, portanto, aprendida por memorização. Para isto, ele dividiu o Evangelho em seis seções. E é realmente possível e fácil memorizar todos os fatos narrados em ordem”, explicou a diretora de relações públicas da ABUB, Jessica Grant, que conheceu esta iniciativa em 2011 durante a Assembleia Mundial da CIEE.

Em 2012 Jessica participou do encontro no Chile que a capacitou a dirigir o Experimento Marcos no Brasil. Desde então se empenhou na tradução dos materiais, formação e direção do elenco.

Interceda pelo Experimento Marcos. Sua estreia ocorreu no dia 18 de julho em São Paulo (SP). Que este seja um meio para que as pessoas conheçam a história de Jesus. Interceda para que este projeto seja replicado em todas as regiões do Brasil!

Ore também pelos grupos locais que se dedicam a pensar em diferentes formas de evangelização no campus. Que o Senhor dê ousadia e criatividade aos estudantes – e o evangelho de Cristo, por qual modo for, seja sempre anunciado!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.