Intercessor

Justiça, Fidelidade e Humildade – nos preparando em oração para o CN!

“Nossa experiência de pecado não consiste em fazermos algumas coisas más, porém em sermos maus. É uma condição fundamental de nossa existência, não um lapso temporário no erro”.

“O que Deus fez por nós excede em muito tudo o que temos feito para ele ou contra ele. A palavra simples para esse ato imensurável, imerecido, inesperado de Deus é salvação. Há muito mais a fazer do que reconhecer o fato consumado da salvação e testemunhá-lo. Há incontáveis detalhes de graça, de misericórdia, de bênção a serem apreciados e saboreados. A oração é o meio pelo qual fazemos isso!” - Eugene Peterson em “Salmos; Orações do Coração” (ABU Editora).

Nos dias 26 a 29 de maio estaremos reunidos na maior “expressão física” do que é a Aliança Bíblica Universitária do Brasil! Hoje somos 142 grupos locais filiados, de 116 municípios, do norte ao sul do Brasil. Esperamos que muitos deles estejam representados na Assembleia do Congresso Nacional (CN), em Arujá (SP). Mais informações e inscrições podem ser acessadas neste link.

Estaremos reunidos sob tema  “Justiça, Fidelidade e Humildade”, baseado no livro de Miqueias. A mensagem do profeta é um chamado ao arrependimento, muito oportuno ao nosso tempo: "Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus" Mq 6.8.

Neste Congresso Nacional  ocorrerão eleições de seis cargos da Diretoria Nacional (Presidente / Segundo vice-presidente / Relações Públicas / dois Diretores Adjuntos de ABU e um de ABS).  Ao participar deste processo conjunto de decisão, é muito importante que estejamos constantemente em oração, para que Deus nos guie nas indicações-votos e tenhamos em mente o modelo de Cristo, líder-servo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oremos:

- Pelos preparativos do Congresso Nacional: inscrições, recepção, programa, expositores, palestrantes e convidados.

- Pelos espaços formativos: que a palavra de Deus, por meio do profeta Miquéias, nos desafie a sermos fiéis, humildes e justos, pela graça de nosso Deus, por meio do Espírito Santo que em nós atua.

- Pela programação da ABU, ABS e ABP (os estudantes de ensino médio e profissionais farão seus "Encontros nacionais") : nós teremos no CN programações específicas nas tardes de quinta e sexta-feira para os diferentes ministérios que compõem a ABUB, como oficinas, palestras, mesa de diálogos, partilha de experiência. 

- Pelas deliberações no Conselho Diretor e Assembleia do Congresso: que possamos ser orientados pelo Espírito Santo nas sugestões, contrapontos, proposições, deliberações. Em tudo, de modo respeitoso, possamos ter liberdade e, ao mesmo tempo, que sejamos submissos uns aos outros.

- Pelas eleições. Interceda para que Deus nos direcione neste processo, que não é uma disputa de poder mas, novamente, de submissão à vontade de Deus, de servir com amor a missão estudantil, dispondo de seus dons de pastoreio, avaliação e estratégias de missão, acompanhamento administrativo, habilidades de planejamento, etc.

- Pelo participação dos delegados do Congresso Nacional: eles são em sua maioria estudantes universitários e de ensino médio. Por isso, obter recursos não é uma tarefa fácil! Interceda para que Deus dê sentido de unidade e criatividade aos grupos locais ao pensarem em estratégias para levandar fundos! 

- Pela segurança no trajeto - ao sair de casa, no avião, ônibus, metrô, traslado; por nossa integridade física – que Deus nos livre de acidentes, enfermidades, alergias.

Finalmente, a região SP/MS está em uma campanha de oração pelo Congresso Nacional e nos chama para interceder durante as próximas semanas. Eles estão promovendo reuniões online de oração! Veja aqui a página no Facebook.

Conjuntura política e comportamento nas redes sociais

Sob o tema do CN vamos orar para que Deus ajude sua igreja a “praticar a Justiça, amar a Fidelidade e andar em humildade” no conturbado contexto político em que vivemos.

Oremos pelos processos de investigação que estão em andamento em nosso país ! Ore pelo trâmite no Senado Federal e para que estes representantes sejam sábios e justos. Ore por paz e para que Deus trabalhe em nossos próprios corações, e assim reconheçamos e nos arrependamos de nossa própria corrupção, omissão, anseio por poder. Ore por você, por sua Igreja e pelos parlamentares - qualquer que seja seu posicionamento político neste instante.

Finalmente, o ambiente das redes sociais nos instiga a muito dizer e pouco a ouvir! Muitas vezes nosso narcisismo nos leva a crer que temos opiniões relevantes e corretas e a menosprezar a voz do outro e os diferentes pontos de vistas.

Há bastante polarização nos posicionamentos! Novamente, precisamos nos arrepender e qualquer que seja o meio – telefone, whatsapp, facebook, carta – que sejamos íntegros e testemunhemos do evangelho que cremos, que nos ensina a considerar o outro mais importante do que nós mesmos!