Intercessor

Gente de todo canto: ore por representatividade no Congresso Nacional

Em Atos 15, a discussão sobre a necessidade ou não da circuncisão leva Paulo e Barnabé a Jerusalém, onde "foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros" (4; NVI). Frente a uma dificuldade trazida pela expansão do evangelho, a resposta da igreja foi unir-se e ouvir uns aos outros para decidir a questão em comunhão. Eles buscavam viver seguindo a intercessão do próprio Jesus:

"Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste." (João 17:22-23; NVI)

O testemunho da unidade é uma das formas em que Deus usa sua igreja para que o mundo descubra Cristo e o amor do Pai. E nós, como missão estudantil, desejamos que nosso Senhor assim nos use para levar sua Palavra às escolas, universidades e espaços de trabalho no Brasil.

Por isso, uma das marcas da governança da nossa missão é a representatividade do movimento nos nossos conselhos e congressos, nos quais refletimos e tomamos decisões juntos. Isso é o que ocorrerá entre os dias 31 de maio e 3 de junho no Congresso Nacional (CN). O evento acontece a cada dois anos e nele ocorre a Assembleia Geral, órgão supremo da ABUB com delegados de cada um dos 150 grupos locais filiados por todo o Brasil.

E temos importantes decisões a tomar: como já informamos, neste ano de 2018 teremos a Assembleia Geral extraordinária, com objetivo de alterar nosso Estatuto, e a Assembleia Geral ordinária, com as pautas comuns, como eleição da Diretoria Nacional. Haverá também o Conselho Diretor, com representantes regionais (na foto, o grupo do CD deste último janeiro).

Por isso é importante orarmos para que o maior número de representantes esteja presente no CN 2018. Interceda conosco para:

  • Que Deus permita que haja o maior número possível de representantes dos grupos locais nas Assembleias e também de membros ao Conselho Diretor (representantes regionais e participantes da Diretoria Nacional). Ore para que Deus coloque o desejo no coração dos estudantes e profissionais de participar do CN 2018 representando seus grupos e abra as portas para que isso seja possível.
  • Que as pessoas ao redor dos participantes os ajudem e que, havendo dificuldades financeiras, eles encontrem corações generosos que compartilhem de seus bens (doações financeiras, milhas etc.) para viabilizar a sua viagem e participação.
  • Que o CN 2018 seja um espaço recheado de diversidade: com pessoas de todas as regiões da ABUB, de diferentes tradições protestantes, dos diferentes estamentos e ministérios; secundaristas, universitários, profissionais, doadores e intercessores. Interceda para que possamos aprender com a diversidade e conhecer mais a Deus através da comunhão.

 

Vale lembrar que durante o CN também haverá encontros especiais para os secundaristas e profissionais, espaços em que estes grupos poderão crescer em comunhão.

Algumas decisões, como a reforma do nosso Estatuto e a eleição para a Diretoria Nacional, não são simples. Por isso também é importante orar:

  • Para que durante as discussões e votações, todos possam ouvir uns aos outros e tomar decisões em espírito de oração e para que Deus use este ajuntamento para realizar a sua vontade para a missão estudantil. Que o espírito de unidade guie a todos na busca por consenso, entregando tudo a Deus.

 

Durante o CN também estudaremos o livro de Cântico dos Cânticos sob o tema "Mais forte que a morte". O texto era lido a cada primavera pelos judeus, na época da Páscoa. Teremos a oportunidade de fazer assim como o povo de Israel fazia: ouvir e refletir sobre as Escrituras juntos. E, da mesma forma com que eles viam a primavera frutificando ilustrada pelas imagens da poesia, veremos como corpo o surgimento de frutos da missão estudantil: relatórios com histórias de missão, de novos grupos, de cuidado com a governança da nossa organização, dentre outros. Continue intercedendo conosco por estes motivos:

  • Que Deus abra nosso coração para nos alegrarmos e agradecemos pelos frutos da missão, que possamos ouvir histórias dos nossos irmãos e irmãs unidos no CN 2018 que nos encorajem na fé e no caminho missionário.
  • Que nosso Senhor nos guie nos momentos de estudo bíblico e louvor, para que em espírito de comunhão possamos aprender como um corpo. Que aqueles que possuem o dom do ensino possam expor o texto bíblico com zelo, que aqueles que possuem o dom de liderar guiem os espaços decisórios com cautela, que aqueles que possuem o dom artístico nos unam em alegria na adoração com música e arte (Romanos 12:4-8).
  • Que todos os presentes, ao retornarem, levem aprendizados para fortalecer e encorajar seus grupos locais, de forma a impactarem ainda mais seus contextos com a mensagem do evangelho. Que a unidade da nossa missão sirva de testemunho acerca de Jesus e do amor de Deus, que venceram a morte!