Notícias

4 ideias para impactar sua escola com o evangelho

Leve a Palavra de Deus para seus colegas com estas sugestões criativas

Você quer apresentar o evangelho para seus colegas da escola? O seu grupo de estudos bíblicos precisa de uma injeção de ânimo? Temos quatro ideias para impactar sua escola e chamar mais pessoas para participarem da ABS!

As Alianças Bíblicas de Secundaristas (ABS) são a parte da ABUB que se reúne em escolas e cursinhos de todo o Brasil. Na ABS os próprios estudantes são os missionários que levam o evangelho para seus colegas, muitas vezes através de estudos bíblicos e encontros também chamados de clubinhos.

No Acampamento de Verão (AV) de janeiro de 2018, evento anual de formação da ABS, os participantes foram desafiados a levantarem uma série de atividades para os secundaristas impactarem suas escolas, levando o evangelho de Jesus Cristo para seus colegas e sendo luz em seu contexto. Alanis Vieira, Laura Corrêa, Luís Guilherme Lins, Davi Baker, Gustav Falcão, Mariana Figueiredo e Natan Thiago Mendes (os "aventureiros") apresentaram diversas ideias, com apoio da então diretora adjunta de ABS, Debora Vieira.

Para além dos clássicos cartazes (vale até aqueles nos quais é possível destacar e levar a informação) e panfletos, confira abaixo algumas das sugestões mais interessantes que eles elaboraram.

1. Ofereça um café da manhã pra galera

Logo no início do semestre, reunir o pessoal num café da manhã pode ser uma excelente oportunidade para conhecer melhor seus colegas da escola e apresentar a ABS. Os aventureiros recordam que será preciso arrecadar previamente os recursos para comprar os alimentos, e sugerem a atividade no início do ano como uma ótima forma de integrar, acolher e aproximar-se dos calouros. Reunidos com cafézinho e pão, é possível explicar para os estudantes o que é a ABS e convidá-los para o núcleo de estudos bíblicos de sua escola, dizendo quando e onde se encontram e que todos são bem-vindos.

Mariana Figueiredo, que foi da ABS Paracambi (RJ), conta como faziam o café no refeitório ou em algum outro hall da escola:

“Fazíamos uma mesa com coisas pra comer e, como tínhamos pouco tempo, fazíamos no intervalo de 20 minutos. Era uma coisa bem rápida. Antes chamávamos o pessoal nas salas para participar, geralmente distribuíamos um papelzinho com o horário das reuniões. Fazíamos uma oração, uma palavra bem rápida, falávamos sobre o movimento e depois ficávamos mais conversando com eles. Isso se mostrou muito importante para integrar muitas pessoas. Nossa ideia neste período [de aulas] é fazer o café da manhã depois de retornar as reuniões [do núcleo de estudo bíblico]. Antes a gente fazia antes de retomar [os estudos do núcleo, no início do semestre]. Nesses espaços a gente pode melhorar as amizades, entender como estão enxergando o espaço do colégio e tudo mais.”


2. Dê espaço pras dúvidas com "Cartas pra Deus"

"Se você pudesse perguntar uma coisa pra Deus, o que seria?" O desafio de responder às perguntas de seus colegas pode parecer assustador, mas não se preocupem! Busquem o apoio de seus pastores e líderes da igreja e encarem o desafio.

Os aventureiros sugeriram deixar uma urna no hall da escola com a pergunta, e nela seus colegas podem deixar suas cartas. Depois, as respostas podem ser apresentadas para todos através de uma playlist de vídeos do YouTube, elaborada com a ajuda daqueles que vocês convidaram e com o link divulgado no mural da escola. Vocês podem até se juntar e fazer um vídeo introdutório, explicando o projeto, apresentando o grupo e convidando para o núcleo, além de citar as perguntas que foram deixadas.

Uma sugestão é também preparar os estudos bíblicos seguintes em passagens que abordem algumas das dúvidas mais citadas. Quem sabe seus colegas não se aproximam de Deus ao perceberem que vocês também querem estudar melhor suas perguntas?

3. Organize um cine debate cheio de pipoca

No meio de tanto estudo, às vezes a gente precisa descansar, não é mesmo? Em tempos de tanto Netflix, por que não organizar um cine debate? Pra começar, escolha um filme que seja possível de conectar com o evangelho, o pessoal do AV sugeriu os clássicos adaptados da literatura de C.S.Lewis e J.R.R.Tolkien. Ambos escritores eram cristãos e permearam suas obras com temas da fé, então podem dar muito pano pra manga.

Depois do filme (e de toda pipoca), organize um debate. Levante algumas perguntas que provoque o olhar do público, estabeleça a relação de algumas cenas com o evangelho e apresente a história de graça e misericórdia de Deus. Por fim, não se esqueça de divulgar o núcleo de estudos bíblicos! Que tal organizar um estudo dentro da mesma temática e já avisar aos presentes que o debate pode continuar no clubinho?

4. Monte a "Tenda da boa notícia"

Na foto, o grupo de Natal fez a "tenda" numa mesa de um espaço aberto

Converse com a direção da escola para deixarem que vocês façam esta intervenção, é simples: montem uma tenda, barraquinha ou separem um espaço num local que passe muita gente e ofereçam um brownie grátis em troca de uma boa notícia. Seus amigos podem chegar contando que foram bem na prova ou que viram uma ótima série nova, e quem estiver responsável lhes presenteia com um brownie de graça, que pode ir com um papel que indica quando e onde o seu grupo se encontra. Depois, é só compartilhar a sua boa notícia.

Debora Vieira, que foi da ABS Natal (RN), nos conta como aconteceu a ação em seu grupo em 2016, que a usou para divulgar o núcleo no Instituto Federal:

“As pessoas passavam e viam a plaquinha “brownie grátis”, estranhavam e iam perguntar se era grátis mesmo, se era pegadinha. A gente explicava o que era, as pessoas ficavam empolgadas e achavam legal. Elas falavam a boa notícia, então a gente entregava o brownie e falava: ‘Tudo bem, agora que você falou a sua boa notícia, a gente vai falar a nossa boa notícia pra você’. E falávamos de Deus, do amor dele para conosco, que ele se importava com a gente, e que a boa notícia é que ele sempre estaria conosco, cuidando de nós e nos amando. Às vezes a gente continuava conversando, porque as pessoas se sentiam bem de falar sobre isso. Uma coisa muito positiva é que as pessoas depois de receber o brownie contavam para outros colegas e mais pessoas apareciam.”

É uma ideia muito criativa para contar sobre as boas novas de Jesus. A boa notícia que você tem é que Deus amou o mundo tanto que enviou seu filho para morrer pelos nossos pecados! Esteja aberto a conversar sobre a sua fé, a explicar alguns pontos básicos, mas também esteja pronto para que as pessoas agradeçam ao brownie e não ouçam sua boa nova. Pode ser desafiador, mas vale a pena apresentar essa história para os seus colegas!

BÔNUS: dica final

Para todas estas atividades, não se esqueça de se preparar com cuidado e em oração. Ore para que Deus guie a ação todo momento, e lembre-se de que o Espírito Santo lhe guiará em suas palavras.

Você também pode envolver sua família e sua igreja local nas ações, seja em intercessão, seja em ação. Eles podem ajudar preparando o café, acompanhando ou até dando outras ideias.

Não se desanime se a atividade não ocorrer como o planejado, mas confie que Deus usará a ABS para impactar a escola da maneira que ele mais quer! Sejam sal e luz, e usem a sua criatividade para irem além do clubinho e realmente brilharem entre seus amigos.

Nenhum Comentário

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.