40 anos da ABU Editora

Conhecemos o nosso Deus, seu filho Jesus e seu Santo Espírito por meio de um livro. Bem como conhecemos a nós mesmos, em nossa história de queda, redenção e esperança! A Bíblia é o livro que confessamos, base de tudo o que cremos e praticamos. Esta foi a “estratégia” divina – por meio da escrita, registrar a palavra eterna. E a partir da Bíblia, muitos outros livros foram escritos. Homens e mulheres cheio/as do Espírito Santo, atentos aos ensinamentos da Palavra, registraram suas orações, poesias, estudos, interpretações, análises e aplicações.

A literatura é parte do que somos, a Aliança Bíblica Universitária do Brasil. Foi por meio de publicações ao longo de mais de 40 anos que gerações de líderes foram formados, a identidade como missão foi sendo estabelecida – e não apenas missão brasileira, mas parte de uma comunidade global, a IFES.

“Em 1967 fui enviado como um dos representantes da ABUB ao Congresso Geral da IFES, que se realizou em Wuppertal, na Alemanha. Após esse evento participei ainda de um Curso Intensivo sobre Estudo Bíblico Indutivo, em Locarno, Suíça, que contou com importantes preletores: Hans Bürki, Paul Little, Ada Lum, entre outros. Nesse curso o Dr. Bürki salientou a importância da literatura, principalmente para o movimento estudantil.

“Eu já tinha um certo interesse por literatura, e sempre tive ainda muita facilidade para línguas. O Dr. Bürki foi, assim, aquele que me despertou para o campo literário. Aquela semente em mim um dia germinou, e o resultado foi que, em 1973, foi criada uma Comissão de Literatura na ABUB, em que eu participei, com Bill McConnell e Neuza Itioka”, partilha Milton de Andrade sobre os primeiros passos para a criação da ABU Editora.

A ABU Editora foi registrada oficialmente em 2 de março de 1975 em um contexto em que poucas editoras evangélicas publicavam títulos relevantes para a vida da juventude cristã universitária.

Até a Editora já publicou impressos como o Jornal Kairós e mais de 130 livros e livretos. Destes, 70 títulos estão disponíveis para a venda.

Os títulos de John Stott estão entre os mais vendidos: Crer é também pensar, A mensagem de Romanos, A Mensagem do Sermão do Monte, A mensagem de Atos e Ouça o Espírito, Ouça o Mundo.

Os títulos Não concordo com Deus, de Samuel Escobar, e O Estudo Bíblico Indutivo de Antônia Van der Meer, também já estiveram neste “ranking” ao longo dos últimos anos.

Crer é Também Pensar (que possui 13 reimpressões) não é apenas a versão em português do livro “Your Mind Matters” de John Stott – mas também se tornou uma frase-síntese do movimento estudantil!

André Damasceno recebeu o livro de uma amiga assim que entrou no grupo da ABU Rio de Janeiro na Universidade Federal do Rio de Janeiro, quando cursava Farmácia:

Crer É Também Pensar criou em mim um excelente hábito: o hábito de ler. Até então, não tinha uma cultura de ler livros, somente as bibliografias sugeridas nas escolas e faculdade. Desde então, procuro manter uma agenda de leitura constante, mantendo a postos na prateleira o próximo livro que será lido quando o atual terminar. De igual forma, outro hábito se criou: o de estudar mais a fundo as Escrituras”, partilha.

A história da ABU Editora é uma história de luta. Desde os primeiros anos houve desafios para conseguir doações (desde subvenções financeiras a doações de direitos autorais) descontos (em publicidade, gráficas) e trabalho voluntário (tradutores, revisores, designer) com o objetivo de equilibrar as finanças da Editora.

Em 2010 uma difícil decisão foi tomada e apenas o auxiliar administrativo Norberto Riback permaneceu no quadro de funcionários. Para viabilizar a continuidade da ABU Editora, em 14 de março de 2011, foi firmado contrato com a Editora Ultimato para a comercialização de livros (incluindo a divulgação venda, distribuição).

A história da ABU Editora é a história de cristãos comprometidos com o Reino de Deus. Cristãos visionários que acreditaram que a boa literatura fortaleceria a fé primeiramente dos estudantes e graduados – em seus reais desafios em conectar sua fé com o que vivenciavam na universidade e profissões – e posteriormente de toda a igreja brasileira.

  • Louve a Deus pelos 40 anos da ABU Editora. Muitas pessoas se dedicaram de modo sacrificial por este ministério. Ore por elas. Agradeça pelo sacrifício que entregaram a Deus!
  • Interceda para que a literatura da ABU Editora continue a abençoar vidas e que seja um instrumento de Deus para a edificação do Seu Reino.
  • Ore por nossa Diretoria Nacional e Secretaria Executiva que tem buscado assumir funções de um editor, na ausência deste. Que Deus dê sabedoria e estratégia diante do atual quadro de nossa Editora.
  • Agradeça pela parceria com a Editora Ultimato. Uma parceria frutífera, baseada na confiança mútua e na visão comum de missão!
  • Que o Senhor continue a levantar pessoas comprometidas e voluntárias em diferentes áreas, suprindo necessidades na edição/reimpressão de livros. E que elas sejam fortalecidas pelo Espírito Santo.
  • Ore pela vida do auxiliar administrativo Norberto Riback e por sua família. Norberto se dedica com muito zelo a este ministério! Que o Senhor continue a ser sua força em todo o tempo.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.