Ano novo, período novo, estudantes novos!

A cada ano milhares de jovens iniciam cursos universitários em nosso país. Os números do último censo divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (em outubro de 2011, relativo ao ano de 2010) apontam para mais de 6 milhões de matrículas de graduação por ano.

A chegada destes novos estudantes é uma oportunidade para os veteranos servi-los . A Bíblia está cheia de referências sobre o amparo aos mais fracos (Mateus 25. 37-40). Para o calouro perdido encontrar receptividade no mais experiente pode ser muito impactante!

Recepção de calouros 2012

“Esta semana é matrícula aqui na Universidade Federal do Espírito Santo. Como fazemos todo ano, vamos distribuir água e picolé, um manual do calouro e o marca páginas da ABU com o calendário e os horários das reuniões.Orem para que estejamos com sorrisos bem grandes e sem vergonha de falar da ABU e da nossa fé! Que os calouros se sintam acolhidos por nós”, compartilha a estudante Paula Peçanha da ABU Vitória (ES).

“Em Viçosa vamos montar uma tendinha no dia da confirmação de matrícula dos calouros! Entregaremos um manual, com informações básicas sobre a vida na universidade e na cidade. Também vamos distribuir balinhas, água e estamos pensando em colocar um painel, com algumas frases de boas vindas. Vamos orar bastante para que a gente esteja bem animado no dia e que os calouros se sintam acolhidos!”, nos escreve Livia Machado da ABU Viçosa (MG).

A ABU Juiz de Fora (MG) disponibilizou a arte de cartazes que utilizam na recepção de calouros. Os estudantes de São Carlos (SP) também compartilharam de seu Guia do Bixo.

Agradeça a Deus pelo empenho de cada estudante em acolher os calouros! Ore para que o Senhor anime os abeuenses a servi-los e que por meio desta ação, o evangelho possa ser “visto” por todos os estudantes, cristão e não cristão. Interceda para que os núcleos de ABU se façam conhecidos ao viver o evangelho que professam.

Finalmente, gostaríamos de compartilhar uma oração pelo início do ano letivo escrita pela estudante Rute Curvelo da ABU Macaé (RJ).
Assim como a Rute, vamos interceder pelos estudantes brasileiros, por nossas escolas e universidades!

“Venha o Teu Reino, Pai, às nossas salas e pátios,
laboratórios, campos de pesquisa…
Que façamos a diferença aonde quer que se ponha a Tua vista.
Que não desanimemos, Pai, que não sejamos indiferentes,
descrentes…
Clamo por ânimo, por meio de Cristo! Vivifica-nos!
Queime Tua chama em nosso ser,
que Tua vontade flua em nossas mentes…

Guia-nos com Teu Santo Espírito,
dá-nos sabedoria para discernir tua voz
em meio a tantos ruídos, a tantos gritos de almas perdidas.
Ajuda-nos na construção de pontes,
ensina-nos a engenharia da Tua Verdade
a cada dia,
para que levemos aos universitários a Tua Palavra,
para que tenham Vida”.

(leia a oração completa no blog da ABUB)

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.