Compartilhando boas notícias!

O estudo da Bíblia nos campi é a estratégia mais utilizada pelos grupos estudantis no Brasil para compartilhar o evangelho.

Ruth Siemens, assessora pioneira do ministério estudantil brasileiro, foi uma grande incentivadora do evangelismo em pequenos grupos:

“(…) Ada Lum e Ruth Siemens desenvolveram uma ideia chamada ‘grupos bíblicos evangelísticos’ onde animava os estudantes a se reunirem em grupos pequenos e ver os encontros de Jesus com as pessoas nos evangelhos. Estes grupos deram uma oportunidade de ver mais claramente a pessoa e as afirmações de Cristo”. (Lindsay Brown em seu livro Brilhar como Estrelas, 2007)

Estudantes em círculo, sentados num granado durante encontro bíblico no campus universitárioDependendo do contexto da universidade, os estudos podem durar de 15 minutos a uma hora e possuir diferentes formatos – estudos indutivos, criativos, manuscritos, entre outros. Os principais elementos são sensibilidade e contextualização para compartilhar a mensagem bíblica.

“O estudo bíblico na universidade é o momento em que podemos, apoiados na Bíblia – maior verdade que existe -, exemplificar o que Jesus já fez, abrindo uma perspectiva do que ele poderá fazer. E através de um momento de compartilhar, apresentar a quem não conhece essa verdade, a qual é o Cristo”, relata o estudante de Arquivologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília, Matheus Vieira.

Não só no Brasil, mas em todo o mundo, a evangelização na universidade nasceu justamente com o estudo da Bíblia.

“Em 1516 o estudante inglês Thomas Bilney e outros três jovens de uma universidade da Inglaterra, ao ler o Novo Testamento se converteram. Naquele tempo, todos eles morreram no martírio. Com o passar dos anos, no final do século XIX, houve um avivamento entre os estudantes na Inglaterra que, lendo a Bíblia, entenderam seu chamado missionário para o mundo. O fato é que o mundo pode se transformar quando abrimos a Bíblia no meio acadêmico. A palavra de Deus é simplesmente o documento mais importante. Quanto mais estudantes e professores estudarem a Bíblia, maior será seu impacto”, nos conta o obreiro da ABUB/Nordeste, Luiz Felippe Schmitt.

Interceda pelo compartilhar da palavra de Deus nos campi! No Brasil há mais em de 300 núcleos de estudos bíblicos em diferentes faculdades.

Em Imperatriz (MA) há cinco núcleos de estudo bíblico que estão em duas universidades públicas e duas particulares.

“A experiência de estudar a Bíblia é interessante porque as pessoas se espantam quando descobrem o que a palavra de Deus tem a nos dizer. Aqui em Imperatriz sempre tentamos contextualizar, e a maioria das vezes fazemos estudos criativos com música. As reuniões ocorrem no pátio da universidade em um local bem movimentado. Esta é uma estratégia que usamos para deixas as pessoas mais curiosas sobre o que estamos fazendo”, compartilha a estudante de Administração da Universidade Estadual do Maranhão, Tályta Henya.

  • Ore pela renovação de liderança nos núcleos de estudo bíblico. O período de permanência de um líder no campus dura em média 3 anos. Por isso, o treinamento e acompanhamento de novos líderes é uma constante nas atividades missionárias nas universidades.
  • Interceda para que os estudantes dediquem seu tempo com sabedoria – muitas vezes escasso devido às atividades acadêmicas, estágio e trabalho.
  • Ore para que Deus dê amor aos estudantes cristãos ao compartilhar essa mensagem. Não só nos momentos de estudo da Palavra, mas em todas as atitudes. Que esta palavra, refletida também em ações, alcance vidas para Cristo.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.