Em ação: Gabriel e Ruth durante parte prática em Stavanger

por Gabriel Brisola (estudante abeuense de Juiz de Fora)

“Eu e Ruth estamos há um pouco mais de um mês em Stavanger, e parece que começamos o intercâmbio de novo: novos amigos, novo trabalho, nova casa e novo ambiente. Ruth divide um apartamento com uma menina da República Checa e eu estou morando junto com uma família. Coincidência ou não, meus “pais” aqui na Noruega são os sogros da Ariane, de Goiânia, que também fez o mesmo intercâmbio há alguns anos atrás.

As primeiras semanas foram de muitas mudanças. Descobri que o Norueguês é um pouco desconfiado, mas uma vez que se conquista sua confiança, ele se torna um grande companheiro. Naquelas semanas, me lembro de ter orado para que Deus colocasse as pessoas certas em meu caminho. E para minha surpresa as pessoas vieram rapidamente, dos mais diferentes cantos do planeta e todas muito diferentes umas das outras. Das mais variadas crenças e fé, essas pessoas se tornaram chegadas de dois brasileiros trabalhando em uma tal de Laget, organização cristã que trabalha com estudantes da universidade e colegial.

Temos visitado a Universidade três vezes por semana e estamos organizando nosso calendário para visitar as escolas secundárias toda semana. Toda semana saímos com estudantes para conhecê-los e compartilhar um pouco de nossa vida com eles. Além disso, temos como alvo misturar os cristãos com aqueles que não são cristãos, tirar os que creem de suas próprias bolhas, de seus lugares de conforto e mostrar-lhes que os campos estão realmente brancos para a ceifa. Isso é algo que tenho percebido cada vez mais aqui, e o potencial dos cristãos na universidade e escolas é realmente grande. Passar por essa experiência tem me renovado o fôlego para o trabalho missionário na Universidade! Os contextos no Brasil e aqui são extremamente diferentes, mas a necessidade de Cristo entre as pessoas é profunda e latente. Andar entre os estudantes é uma experiência fantástica, ouvir suas necessidades, suas realidades e visões sobre a vida e o Cristianismo.

Sobre o frio, ele está chegando aos poucos, sim, rs. Está escurecendo cada vez mais cedo, ventando mais e chovendo também. Mas com o tempo começamos a nos acostumar com isso. Estou procurando uma igreja ainda, visitando alguns lugares e visitando alguns grupos de estudo bíblico. Estou também procurando voltar a fazer alguma atividade física e fotografando muito, toda hora e em todos os lugares.

Espero que essas notícias sejam um incentivo! Saibam que o trabalho no Senhor não é em vão! Aliás, lembrem-se que Deus é o maior missionário, a nós cabe ouvi-lo e permanecer nEle. Como estudantes, nós temos um potencial imenso sobre a realidade de nossos amigos. Envolvam-se com seus colegas, ouçam suas necessidades e apelos, brilhem em meio à escuridão! No processo nos desanimamos, cansamos e às vezes perdemos a esperança, como já aconteceu aqui nessas poucas semanas. Mas permaneçam com os olhos nEle e saibam que o Senhor é bom!”

* Gabriel e Ruth participam do intercâmbio do movimento estudantil brasileiro com o norueguês. Permanecem até junho de 2012 na Noruega.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.