Notícias

Lições do Congresso da Rede Miqueias Brasil

A marca de líderes humildes no evento da rede da qual ABUB faz parte

Por Deborah Vieira, que foi da ABU Pelotas (RS) e acaba de voltar do intercâmbio na Noruega

O Congresso da Rede Miqueias Brasil aconteceu entre os dias 26 e 29 de junho em Vitória (ES). Foram dias intensos de exposições bíblicas, palestras, painéis, oficinas e momentos em grupos pequenos para aprofundar algumas questões, nos conhecer melhor e orar juntos.

Marcos Abraão, da ABU São Luís (MA), e eu ficamos incumbidos de ajudar na tradução, mas ainda não sabíamos com quem estaríamos. Lá descobrimos que iríamos traduzir a diretora internacional do Miqueias, Sheryl Haw, do Zimbábue. No começo ficamos um pouco apreensivos, pois sabemos que muitas vezes as lideranças possuem posição hierárquica clara e pitadas de orgulho. Mas esse temor passou rápido. Sheryl se mostrou alguém muito acessível. Em uma de suas primeiras falas, ela recomendou aos líderes do Miqueias Brasil e aos palestrantes e oficineiros que se fizessem acessíveis durante o congresso, para conversar com as pessoas e atender às dúvidas que aparecessem. A missão integral que era pregada começava ali, na demonstração de que no Reino de Deus não há espaço para afirmação de poder e discussões acerca de qual dentre nós é o maior.

Sheryl explicou que a Rede Miqueias tem esse nome baseado em Miqueias 6:8 - “O que é bom e o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a caridade, e andes humildemente com o teu Deus? - e é uma rede de pessoas, organizações e igrejas com o olhar ajustado na ótica da missão integral: o evangelho todo, para o ser humano como um todo e para todos os seres humanos. Miqueias é uma rede de inspiração e suporte mútuo, que reuniu pessoas de quase todos os estados do Brasil, da missão estudantil até a indígena, da missão urbana até o projeto água limpa para os Curumins, do trabalho com refugiados até o movimento negro evangélico e muito mais além. Essa Rede não fica só no Brasil, mas se expande também em nível regional na América Latina e em nível global.

Uma das pessoas que estávamos mais ansiosos por conhecer era René Padilla, teólogo latino americano nascido no Equador. É difícil falar de missão integral e da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos (IFES, na sigla em inglês) na América Latina sem mencionar René, e a postura dele não foi diferente da de Sheryl, ou da postura de um líder inspirado nos passos de Jesus. Quando passou pelo estande da ABUB, René arregalou os olhos e sorriu para nós, depois nos apresentamos como abuenses e ouvimos: “Vocês sabem que muitas das reflexões sobre missão integral saíram de dentro da ABUB?”. Isso nos enchia o coração.

René nos perguntava sobre como está o movimento hoje, com ouvidos realmente interessados, e partilhava coisas de seu tempo de estudante. Em uma de suas falas para o congresso, ele nos mostrou com gratidão a semente de suas reflexões: um professor ateu que na escola o desafiava falando da pobreza na América Latina e questionando onde estava Deus e os evangélicos nisso.

Que Deus possa transformar nossa visão que compartimentaliza as coisas entre secular e espiritual, que Deus abra nossos olhos e nos faça sensíveis e insatisfeitos para o que acontece ao nosso redor e que possamos ser agentes de reconciliação para este mundo caído, porque cremos em um Cristo que tem poder para transformar vidas por completo, um Cristo que tem poder para transformar a sociedade corrupta em que vivemos.

Que venha seu Reino, que venha sua Shalom e que seu sangue toque as veias abertas da nossa América Latina e a transforme de dentro para fora.

Para saber mais sobre a Rede Miqueias Brasil, acesse sua página no Facebook e o site.


Nenhum Comentário

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.