Notícias do intercâmbio na Noruega

Ruth Caldas Borges
Graduada em Direito
ABU Salvador (BA)

“Embora seja meu primeiro mês aqui na Noruega, já tenho muitas expereriências e reflexões para compartilhar. A convivência com os demais estudantes tem sido positiva, tanto com os internacionais, quanto com os noruegueses. Evidentemente não conheço todos profundamente, contudo, já pude desfrutar da amizade, companherismo e trocas de experiências com alguns, e esse relacionamento tem se fortalecido a cada dia.

Aqui no Hald somos por volta de 80 estudantes de vários países, com culturas, valores e experiências riquíssimas. Tem sido um bom tempo de aprendizado e de ampliação da minha compreensão de mundo. Temos aulas todos os dias, com exceção dos sábados e domingos. As aulas variam entre temas bem diversos referentes a comunicação e cultura, liderança, desenvolvimento global, missão, dentre outros.

Todos os estudante recebem um programa com uma lista de livros para serem lidos, como também alguns prazos para entrega de resenhas e artigos. Tenho tido oportunidade de aprofundar o conhecimento no trabalho da IFES mediante a leitura do meu primeiro livro: “Shining Like Stars” (Lindsay Brown), bem como através de algumas aulas ministradas.

Não tive problemas de adaptação com a culinária, em que pese a ausência notória do feijão com arroz. Contudo, o mesmo não aconteceu com o clima, visto que o verão daqui é frio (para uma nordestina) e a noite tarda a chegar. Felizmente, esses desafios já foram superados e o próximo à vista relaciona-se com a parte prática que terá início em outubro, na cidade de Stavanger. Nessa mesma ocasião, a ABUB estará recebendo duas estudantes norueguesas muito queridas, (Hildegunn e Julianne) que atuarão, a priori, por seis meses em Campinas (SP).

Ressalto em especial a organização da escola, o cuidado e zelo dos professores com todos presentes, a pontualidade em todas as programações e a franqueza na transmissão dos possíveis choques culturais e desafios que nos esperam.

Por todo o exposto, tenho muito a agradecer a Deus. A Ele também direciono as minha petições e inquietações referente a parte prática, pois sei que Aquele que começou a boa obra é fiel para completá-la (Fl. 1:6)”.

*Ruth Caldas e Gabriel Brisola são os brasileiros que participam do Intercâmbio com o movimento evangélico estudantil da Noruega.

Você pode ver algumas fotos que Gabriel disponibilizou!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.