Universo, Universidade, Comunidade!

“Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morre, produz muitos frutos”.  João 12.24


A semente sente dor. Dor de morte. Retorce, geme. Morre para viver mais. Mais, em muitos!

Como bom contador de histórias, Jesus utiliza uma ordinária semente para ilustrar verdades eternas. Como compreender uma morte frutífera?

Observando a jornada da semente de trigo!

Com a analogia da semente Jesus amplia nosso sentido de vida e missão –  anunciando sua própria morte e a de cada cristão que decide segui-lo. E ao seguir a Jesus, afirmamos que ele é o Senhor de nossas vidas… “Senhor do Universo, Senhor da Universidade”.

Declarar o Senhorio de Cristo com  irmãos de centenas de nações na Assembleia Mundial da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos  (26/07 a 02/08, em Cracóvia, Polônia) é uma experiência que “materializa” a obra redentora de Jesus Cristo para toda a humanidade.

Ouvir testemunhos sobre conversões, sacrifícios e entrega, ações transformadoras, dentre tantas outras expressões do Reino de Deus, traz um inigualável sentido de unidade. Todos servimos ao mesmo Senhor, todos servimos a um mesmo ministério entre estudantes!

Diversidade em rostos e roupas. Línguas, tantas! Mas mesmo assim a nova identidade que temos em Cristo é tão forte que, sem dizer uma só palavra, dá para entender muito!

“Ontem à noite conheci um estudante de Uganda. Consegui perguntar o nome dele, em inglês, e nos apresentamos. Ele tentou estender a conversa, mas não sei nada de inglês. Então disse a ele “I don’t speak English. But, I know to say WE ARE BROTHERS.” Ele me deu um grande e forte abraço. Será que precisamos dizer mais alguma coisa?” compartilha Isaías Carvalho.

A delegação brasileira foi composta por 12 pessoas. Três obreiros (Reinaldo Percinoto Jr., Giovanna Amaral e Bruno Barreto), uma profissional (Sarah Nigri – Vitória (ES)) e oito estudantes (Isaías Carvalho e Jéssica Grant – ABU São Paulo (SP), Hugo Sant’Ana – ABS Aracaju (SE), David Kurka – ABU Campinas (SP), Priscila Rangel – ABU Vitória (ES), Suemmey Ramos – ABU João Pessoa (PB), Cássia Kessler – ABU Rio de Janeiro (RJ) e Tályta Henya – ABU Imperatriz (MA)).

Programação 

As manhãs eram prioritariamente momentos de reflexão bíblica e testemunhos. Além do texto de João 12.20-36, ouvimos sobre Apocalipse 7.9-17; 21.1-8 e 22-27, Marcos 12.28-34, Filipenses 2.1-11, e finalmente, Salmos 145, relembrando quem é o Deus a que servimos: “O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor”. Algumas destas exposições podem ser ouvidas (a maioria em inglês). 

Após o momento “Uso das Escrituras” compartilhávamos em pequenos grupos. No grupo que estava havia irmãos da Argentina, Espanha, Colômbia, México, Honduras, República Dominicana, Costa Rica, Porto Rico e Equador. Compartilhamos um pouco de nossos corações e nos comprometemos em oração. De uma forma ou de outra, os pedidos se “repetem” e revelam nossa necessidade de dependência de Deus: mais obreiros, despertamento de estudantes, sustento financeiro, direcionamento diante de importante decisões. Carmen Elisa (Colômbia) e Jonathan (Espanha) compartilharam um pedido especial – começarão uma nova fase no envolvimento com o ministério estudantil: serão obreiros!

Outro espaço de comunhão com os irmãos de nossa América Latina foram nos encontros regionais. Soubemos de um pedido especial de oração: a sub-região Caribe prepara-se para o primeiro encontro sub-regional de treinamento em Cuba!

Um dos momentos mais impactantes foi “Pedra Vivas: histórias e testemunhos”: é um americano do norte que encara a obra pioneira, aprende espanhol e inicia grupos no sul dos Estados Unidos, é o récem-filiado grupo da Bósnia que nos lembra que só a esperança em Jesus pode superar guerras étnicas,  é o movimento mexicano “abrindo os ouvidos” para a universidade com espaços criativos para que os estudantes não-cristãos escrevam perguntas sinceras; é o movimento brasileiro compartilhando de sua presença no Conselho Nacional de Políticas Públicas para a juventude (veja a apresentação).

Tivemos também os momentos de Comitê Geral (parte mais administrativa, com eleições e aprovação de relatórios). Três novos movimentos nacionais foram filiados: Antígua e Barbuda (Caribe), Eslovênia e Bósnia e Herzegovina (Europa).

“Palavra e Mundo” foram palestras de diferentes temáticas (Conectar-se com a universidade, Novas Mídias e Redes Sociais e Justiça Econômica Mundial). Tivemos também vários fóruns ministeriais (Captação de Recursos, Governabilidade, Redes Sociais, Ministério com Secundaristas, Ciência e fé, Arte em Missão, dentre outros)  e seminários “Desafios Universitários” (Ateísmo, Islamismo, Pluralismo Religioso, Consumismo como Religião).

O domingo (31/07) foi o “Dia do Estudante”: eles participaram ativamente de vários espaços na programação, incluindo oficinas (que chamaram de estações). Eram 12 temas que abordavam os desafios da proclamação do evangelho!

Vale a pena mencionar que expressões artísticas (obras de arte, dramatizações, músicas e danças) estiveram muito presentes nas programações! Foi impactante ver a “dor” da semente em seu processo de “morte frutífera” –  e ouvir a leitura de textos bíblicos cheios de emoções na voz dos estudantes!

 

A comunidade 

“Por meio de Jesus formamos uma a comunidade que revela a beleza de Deus para o mundo, para a Universidade, para a família. E nós precisamos uns dos outros para entender a grandeza do nosso mundo, da nossa fé, da ação de nosso Deus”, nos lembrou o secretário geral da IFES, Daniel Bourdanné. Veja um vídeo com testemunhos de irmãos de vários países!

“O que significa ser parte da comunidade IFES”? Daniel nos encoraja a refletir!

Como você responderia a este questionamento?

Voltando à questão, para nós é fácil responder: somos “filhos” desta comunidade! Nascemos do trabalho de pioneiros que deixaram suas nações para abençoar o Brasil! Em toda a nossa história, e ainda hoje, temos sido abençoados por esta irmandade global: mais recentemente Philip e Carolina Rout (Inglaterra), Tim e Joyce Keliher (Canadá).

E temos alegria ao lembrar que também servimos a esta comunidade: Tonica van der Meer (Angola e Moçambique), Ricardo e Ruth Borges (Uruguai), Sarah e René Breuel (Itália), Ziel Machado (América Latina), Marcos Augusto (Moçambique), Dieter Brepohl (serviu na América Latina e até esta última assembleia como presidente do Comitê Executivo Internacional), Bráulio Craveiro (eleito nesta Assembleia como um dos vice-presidentes da IFES).

E para além destes citados, são tantos outros ao longo de nossa história. Fazemos injustiça ao não registrar todos os nomes, mas cremos que o Senhor conhece cada um deles, os seus esforços e os recompensará!

Fique à vontade para acrescentar nos comentários deste texto pessoas que contribuíram com a comunidade IFES (estrangeiros servindo no Brasil, ou, brasileiros servindo outras nações).

A marca  vermelha 

Alguns participantes tinham em seus crachás um pequena etiqueta vermelha, que nos alertava que não podíamos divulgar suas imagens, países ou nomes, já que eram de locais sem liberdade religiosa. Nos momentos de testemunhos ouvimos algumas destas pessoas! Oramos por estudantes cristãos que estão presos e ouvimos sobre encontros de treinamento feitos em completo sigilo (a ponto de estudantes serem levados vendados, para que, caso fossem interrogados pela polícia, não soubessem identificar onde ocorriam as reuniões).

É impossível olhá-los sem reverência! A presença deles é testemunho de obediência e fidelidade a Deus! Cássia Kessler, abeuense do Rio de Janeiro, compartilhou sobre uma conversa com uma missionária em um país asiático: ela deixou o conforto e a segurança de sua nação para viver de forma sigilosa em um país muçulmano. O que mais impressionou Cássia foi ouvi-la dizer de sua “não-estratégia”, mantendo-se a todo o tempo sensível ao direcionamento de Deus.

Tantas coisas…

Há muito mais o que contar sobre a Assembleia Mundial! Sentir-se parte de uma família global é um sentimento maravilhoso!

Deus usou este encontro para me “lembrar” que Ele é soberano e sua ação é muito maior do que eu posso medir, compreender! Começamos as exposições bíblicas na Assembleia com o texto de Apocalipse 7, em que João descreve a visão do trono de Deus, momento em que viveremos com Ele, e que não haverá mais dor, pois toda a lágrima será enxugada. Começamos com o “fim”!

Acredito que, começamos com o fim para sabermos em que direção caminhamos: para o momento “eterno”, em que todas as nações, povos e línguas estarão diante do Cordeiro! Legal saber que já seguimos por este caminho e provamos de “lampejos” do porvir!

Gostaria de incentivá-los a ver alguns recursos da Assembleia nesta página, usufruir da beleza destas fotos, e assistir este pequeno vídeo que fizemos com alguns brasileiros! Convido também os demais participantes de nossa delegação a partilharem de suas experiências, por meio da área de comentários!

(fotos: Adam Jeske e Bruno Barreto (as duas últimas)).

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.