Notícias

Visão: sugestões e devocionais para agosto

Veja aqui o material para o primeiro mês do tema #VisãoVocaçãoVivência

Na Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB), trabalharemos o tema “Visão, vocação e vivência missionária no mundo estudantil” de agosto a dezembro de 2020. A secretaria executiva, assessores líderes do movimento, escreveu um texto explicando o enfoque e convidando nosso movimento a refletir sobre essas três ênfases: #VisãoVocaçãoVivência. No mês de agosto, falaremos sobre visão. Confira abaixo os materiais para este mês e organize com seu grupo local como abordarão esse conteúdo.

Visão

1. Recomendações para grupos locais

Como trabalhar todo o conteúdo que virá com seu grupo local de ABS, ABU ou ABP? Confira neste simples documento e compartilhe as ideias com seu grupo.

 

2. Exposição bíblica

Ative o lembrete para acompanhar neste domingo, 16 de agosto, às 15 horas, a exposição bíblica que trará a reflexão sobre visão por meio do relato da vida de Moisés. O expositor será Natan de Castro, nosso secretário adjunto de formação. O vídeo ficará salvo no nosso canal no YouTube para quem quiser ver depois.

 

3. Devocionais

Com datas sugeridas para o restante do mês de agosto, faça o download dos devocionais que abordam a visão por meio de diferentes personagens bíblicas. De Gênesis a Apocalipse, essas reflexões podem ser usadas para meditação individual ou em grupo, como sugerimos. Não é obrigatório seguir as datas indicadas. Publique nas redes sociais suas reflexões a partir deste material com a hashtag #VisãoVocaçãoVivência.

 

4. Sugestões de leitura

Queremos sugerir dois livros para este mês, que falam sobre visão e sobre missão. Você pode ler os dois, mas se precisar escolher indicamos o do Carriker.

a) A Visão Missionária na Bíblia, de Timóteo Carriker

Que texto bíblico que vem à sua mente quando você pensa sobre missões? Supomos que seja Mateus 28:18-20, João 3:16 ou Atos 1:8. É incrível como costumamos restringir a tarefa missionária a uma parcela do Novo Testamento. Em A Visão Missionária na Bíblia, Timóteo Carriker mostra que a Bíblia inteira trata da história de amor de Deus redimindo o mundo consigo. Esta é nossa principal sugestão de leitura deste mês.

Duas perguntas de reflexão:

Para serem feitas individualmente ou numa discussão com seu grupo local de ABS, ABU ou ABP. Se publicar sobre a reflexão de vocês, poste com a hashtag #VisãoVocaçãoVivência.

  1. Você tem um colega de sala que é cético em relação a qualquer tipo de religião. Mas, num belo dia, ele se aproxima de você com curiosidade sincera e pergunta: “Por que vocês, cristãos valorizam tanto a pessoa de Jesus? O que ele veio, de fato, fazer nesse mundo?”. O que você responderia a esse colega de sala? (Pense numa resposta simples, sem jargões evangélicos!)
  2. Qual é a missão dos discípulos de Jesus hoje em dia? O que você entende como tarefa missionária delegada a cada cristão?

 

b) A missão do povo de Deus, de Christopher J. H. Wright

Esse livro aborda de forma magistral e didática o propósito de nossa existência como cristãos neste mundo. Certamente influenciado pelo Pacto de Lausanne, o autor une a teologia ao tema missões de forma reflexiva e pragmática, numa visão ampla das Escrituras, tendo como norte a perspectiva da missão integral. Neste sentido, a vida missional está relacionada muito mais com a narrativa bíblica em toda a sua dinâmica do que com um conjunto de doutrinas. Cada cristão é uma parte importante dessa encarnação do Reino de Deus e toda sua justiça.

Duas perguntas de reflexão:

  1. De que modo a reflexão teológica nos ajuda na prática missionária em nossos dias?
  2. De que maneira sua vida tem sido encarnação do Reino de Deus neste mundo?

Nenhum Comentário

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.