Governança

Processos, políticas organizacionais e órgãos decisórios e de execução fazem parte do que se denomina a governança de uma instituição, ou seja, como a entidade é dirigida. Na Bíblia, o rei Davi, em suas últimas palavras registradas, compara o bom governo com a luz que revela o que existe e influencia no bom crescimento e na frutificação: “Quem governa o povo com justiça, quem o governa com o temor de Deus, é como a luz da manhã ao nascer do sol, numa manhã sem nuvens. É como a claridade depois da chuva, que faz crescer as plantas da terra.” (II Samuel 23:3b-4; NVI).

Na Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) procuramos exercer uma governança transparente e representativa, refletindo nossa visão e missão, centradas em Deus.

Local

O foco da nossa missão é local. Cada Aliança Bíblica de Secundaristas, Universitária ou de Profissionais (ABS, ABU ou ABP) por cidade ou área constitui um grupo local da ABUB. Eles concordam com nossas Bases de Fé e documentos de governança, participam dos programas e atividades da ABUB e cooperam para que nossas finalidades sejam cumpridas.

Os grupos locais podem possuir uma só reunião em uma escola, universidade ou entre profissionais, ou dividir-se em núcleos nas diferentes instituições de ensino ou áreas de atuação. Sobre isso, leia mais em “Como trabalhamos”.

Para organizar o suporte à missão, tanto em formação quanto no crescimento como comunidade, elege-se as diretorias locais, que devem ser compostas de, no mínimo, coordenador, tesoureiro e secretário. Estas organizam os treinamentos locais e preparam a próxima geração a assumir a liderança, entre outras coisas.

De acordo com nosso Estatuto, com diretorias eleitas e seis meses de atuação os grupos locais podem se associar formalmente à ABUB, e assim participar dos Conselhos Regionais de sua região e das Assembleias Gerais da ABUB e da ABU Editora (que, embora sendo uma organização diferente,  é composta pelas mesmas associadas e diretoria que a ABUB). Antes de se associar, sugerimos que os grupos estejam próximos da região e do assessor regional para conhecer melhor o movimento.

Regional

As sete regiões da ABUB organizam atividades de suporte e formação aos grupos, fomentando a missão local, prezam pela visão da ABUB e cooperam com a governança nacional.

Nosso mapa, que pode ser visto aqui, não segue a divisão geográfica regional brasileira. Além disso, as regiões têm certa autonomia para planejar suas ações e possuem sua própria diretoria. Os assessores de campo também servem às regiões em que estão alocados. Conheça nossa equipe aqui.

A eleição da diretoria regional, planejamentos e decisões de governança acontecem nos Conselhos Regionais, onde cada grupo local pode participar com dois delegados. Assim, há representatividade estudantil e profissional. Alguns eventos de formação também são a nível regional, como Cursos de Férias e Treinamentos Microrregionais. Estes são organizados pela diretoria e os assessores remunerados, bem como assessores auxiliares (voluntários) e outros líderes dos grupos locais da região.

Conselho Diretor

O Conselho Diretor (CD) é um dos espaços de governança nacional da ABUB. Nele também há representatividade estudantil e profissional através dos representantes regionais. De acordo com nosso Estatuto,  o CD é um órgão executivo e deliberativo, exercendo o poder planejador, coordenador e administrativo. Seus membros são:

Diretoria Nacional da ABUB;

Três representantes de cada um dos sete Conselhos Regionais (eleitos a cada dois anos e empossados na Assembleia Geral);

Membros da Secretaria Executiva (este é nosso grupo coordenador e executivo composto por assessores remunerados, conheça-os aqui).

O CD reúne-se pelo menos uma vez ao ano, e as regiões, os grupos de trabalho, a Diretoria Nacional e a Secretaria Executiva prestam contas a ele.

“Escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez. (…) Isso tornará mais leve o seu fardo, porque eles o dividirão com você.”

Êxodo 18:21-22 (NVI)

Assembleia Geral

Todos os grupos locais associados, representados por seus delegados, participam do órgão de governança supremo da ABUB, a Assembleia Geral.

Nela ocorrem as eleições da Diretoria Nacional, definições de diretrizes gerais do movimento, aprovação de contas, apreciação dos relatórios do Conselho Diretor e Conselho Fiscal, alterações estatutárias e outras deliberações.

As Assembleias Gerais podem ser ordinárias, a cada dois anos, ou extraordinárias, convocadas separadamente.

Confira nosso estatuto.

Diretoria e conselhos

A Diretoria Nacional é um órgão deliberativo formado por onze pessoas eleitas na Assembleia Geral. Destas, quatro são diretores adjuntos que representam as ABSs (1), ABUs (2) e ABPs (1).

Este grupo se encontra ao menos quatro vezes por ano e assume as competências e funções do Conselho Diretor.

Também temos o Conselho Consultivo, um órgão honorário composto por pessoas experientes, identificadas e interessadas com os fins e objetivos da ABUB. 

Elas poderão aconselhar os representantes dos órgãos nacionais para questões de cunho moral, espiritual ou técnico.

Já o Conselho Fiscal é um órgão de assessoria em questões financeiras à Assembleia, à Diretoria Nacional e ao Conselho Diretor. Ele reúne-se anualmente. Seus membros devem possuir experiência na área financeira e ou contábil.

Clique aqui e conheça os membros dos nossos orgãos de liderança.

Se interessou?

Saiba mais

Perguntas sobre a governança da ABUB? Confira nossas respostas às dúvidas mais frequentes.