Enviados para lidar com desafios

“‘Cheguem mais perto’, disse José a seus irmãos. Quando eles se aproximaram, disse-lhes: ‘Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês. Já houve dois anos de fome na terra, e nos próximos cinco anos não haverá cultivo nem colheita. Mas Deus me enviou à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes a vida com grande livramento. Assim, não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus. Ele me tornou ministro do faraó, e me fez administrador de todo o palácio e governador de todo o Egito’.” – Gênesis 45:4-8 (NVI)

Não é raro observarmos nossa situação atual e ficarmos desamparados, questionando até quando teremos de lidar com a pandemia e suas consequências para a vida, o trabalho e outras questões. Mas ao olharmos para a história do mundo e a história do povo de Deus vemos que foram muitos os desafios pelos quais Deus guiou seus servos.

A história de José, relatada em Gênesis, é um ótimo exemplo. Pessoalmente, ele sofreu muito desde que seus irmãos o venderam como escravo, ficando preso no Egito por muitos anos. Suas dificuldades, no entanto, o levaram a uma posição importante dentro do governo egípcio que, mais tarde, viria a ser o que livrou seus irmãos e todo Israel em tempos de fome. No trecho citado acima, José reencontra seus irmãos já em meio a um período de sofrimento social, com a perspectiva futura de ainda mais sofrimento. José não diz “Deus vai intervir e nos livrar”. José mostra como Deus já interveio e o colocou numa posição importante para cuidar do povo e de sua família.

Como Deus já interveio na ABUB para nos preparar para este momento? Como Deus já interveio em sua vida para que você possa cuidar da vida do que estão ao seu redor e sofrem e/ou passam necessidade neste momento?

Participantes de Conselho Diretor

Assembleia Geral, eleições e governança

Na Aliança Bíblica Universitária do Brasil temos um desafio de governança pela frente: realizar virtualmente a Assembleia Geral de nossa missão, além da ABU Editora (veja informações neste link). Em nossas assembleias, os representantes de todos os grupos locais filiados votam e se fazem presentes para continuar associados. A eleição de uma nova diretoria e a aprovação de um novo Estatuto para a ABU Editora são questões importantes para a segurança organizacional de nossa missão, que sem isso pode enfrentar dificuldades com o governo, além de perder o acesso às nossas contas bancárias.

Além disso, há diversas questões que a (atual e futura) Diretoria Nacional precisa meditar, buscar a orientação do Senhor da missão e decidir. Assuntos de governança não deixam de surgir, mesmo durante uma pandemia.

Mas para todos estes desafios e dificuldades que enfrentamos, sabemos que Deus já nos capacitou e preparou. Vemos que pela frente podem surgir novas dificuldades, mas confiamos no nosso Pai que cuida até mesmo das flores e dos pássaros.

 

Vamos orar?

  • Peça que o Espírito Santo fortaleça nossa fé em meio aos tempos dolorosos e incertos que vivemos. Cada um de nós seremos mais ou menos afetados diretamente pela pandemia, mas todos podemos como igreja de Jesus, suportar e orar uns pelos outros. Que a empatia e esperança nos movam, incluindo em nosso testemunho com os colegas de escola e faculdade.
  • Ore pela Assembleia Geral: interceda para que possamos organizar de forma efetiva e simples este evento, que todos os grupos locais recebam os comunicados e participem. Peça que Deus guie a tecnologia, os debates e as decisões. Que ele nos ajude a ver como ele nos preparou até aqui para cuidarmos de sua missão. Interceda também pela eleição da nova Diretoria Nacional, para que o Senhor guie as indicações e votações. Que levante nomes de servos que sigam o modelo bíblico de liderança e estejam sempre atentos à vontade de nosso Pai. Peça pela nossa equipe de administração consiga resolver não apenas todos os desafios relativos ao acesso bancário e aos cartórios, mas também ao cancelamento do Congresso Nacional, em especial no diálogo com nossos fornecedores.
  • Ore para que Deus guie a liderança atual e futura da ABUB em todas as decisões de governança. Que possam sempre firmarem-se na Palavra e na oração, mantendo a confiança de que nosso Deus está no controle e seguindo o modelo de Jesus Cristo.
  • Finalmente, ore pela ABU Editora. Que Deus também guie nossos diretores nacionais nas decisões sobre o nosso ministério de literatura. Há ainda uma comissão administrativa que trabalha para avaliar uma série de perspectivas para a casa editorial em tempos de crises e fragilidades econômicas…

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.