ABS não está dormindo. Está sonhando!

Por Judson Malta

A participação de Ziel, enquanto um obreiro brasileiro da CIEE advindo da ABS no Brasil, encorajou os estudantes e reafirmou a grandiosa necessidade de acompanhamento pastoral de que os ministérios de ABS necessitam.

Logo mais a noite, o fechamento do Encontro Brasileiro de ABS foi marcado pelo lançamento de uma campanha de mobilização nacional. Após o jantar, os estudantes secundaristas (vestidos de pijamas e munidos de lençóis e travesseiros) deitaram-se no hall do Teatro-cine abaixo de um cartaz, onde se lia “Você pensa que a ABS esta dormindo?”.

Os estudantes que viam a mobilização lúdica ficaram sem entender, “afinal qual o propósito de ter todos os absenses do CN estarem fingindo dormir? Seria isto um protesto? Uma manifestação reivindicatória pacífica? Qual será o objetivo deles? Uma simples manifestação de indignação frente à falta de espaço para ouvir os estudantes secundaristas?”. Assim, os universitários e profissionais presentes naquele local vendo esta cena tiveram muitas dúvidas, e alguns começaram a se juntar para tentar interagir com os secundaristas, dizendo: “Ei, pessoal, acordem. Estamos sentindo a falta de vocês.” e outros fizeram um coro ao redor e gritaram “ACORDA ABS! ACORDA ABS”!

Depois do louvor da noite, os secundaristas se levantaram do hall e foram ao auditório, ainda de pijamas, para assistir a programação da região Norte. Ao final da noite, todos os secundaristas subiram ao palco e se deitaram nele, e havia no telão a frase “Você pensa que a ABS está dormindo?”.

Ziel Machado subiu ao palco e orou pela ABS no Brasil, em seguida os estudantes se levantaram; no slide estava escrito “Você pensa que a ABS está dormindo? Não… Ela está sonhando com um obreiro! Faça este sonho tornar-se realidade! Ore, apóie e invista”. Assim, foi lançada a campanha nacional de doações para o fundo de recursos, criado especificamente para o sustento de um obreiro nacional de ABS. Os estudantes encaminharam uma carta com suas propostas ao Congresso Nacional.

Após o EBA percebemos que a empolgante força dos estudantes resplandecia em suas palavras, olhares e atitudes. Diversas foram as propostas e ainda maior será o desafio de efetivá-las.

A ABS no Brasil viveu neste CN 2010, depois de diversas articulações, um divisor de águas em sua história. O EBA 2010 nos desafiou a uma visão ampla das possibilidades e dos limites condicionantes ao avanço da ABS no Brasil, reafirmando a iniciativa estudantil na centralidade do processo e o resgate histórico como fortalecedor da identidade. Assim bem expressou o eterno absense Ziel Machado:
“A  ABS no Brasil não pode se refugiar na fragilidade… É o momento de fazer a diferença!”

 

Você pensa que a ABS está dormindo?
Não… Ela está sonhando com um obreiro.

Deliberativos:

Contribuição mensal
Aracaju – 15
Feira – 10
Jampa – 5
Salvador – 20
Natal – 10
Bh – 20
Valadares – 10
Franca – 10
Guaxupé – 10

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.