Teologia da Missão Integral

Por Érica Neves

Numa época em que a injustiça social, o consumismo, a globalização, o fundamentalismo religioso, a intolerância e tantas outras mazelas sociais assolam nosso país e o mundo faz-se necessária uma teologia que busque conciliar a mensagem da salvação em Cristo Jesus e a luta por um mundo mais justo, igualitário e pacífico e pela preservação do meio ambiente. Foi nesse contexto que surgiu no início do século XX a Teologia da Missão Integral.

Luiz Felipe Xavier, teólogo, filósofo e líder do ministério de jovens e adolescentes da Igreja Batista da Redenção em Belo Horizonte nos deu um panorama histórico e apresentou a Teologia da Missão Integral no seminário que tratava sobre o tema no Congresso Nacional da ABUB. “Teologia da Missão Integral é teologia que nasce do movimento evangelical, que se desenvolve, de forma contextual, na América Latina e que pretende caminhar com a Igreja, levando-a a proclamar o Evangelho todo, ao homem todo, no mundo todo.”

A Teologia da Missão Integral atenta para a importância crucial da proclamação do Evangelho da Salvação, mas também aponta para a obrigação do cristão pela justiça social e pelo cuidado ecológico. Afinal de contas, “Tudo o que foi criado por Deus precisa ser salvo”, ressaltou Luiz Felipe.

A ABUB é uma instituição que está intimamente relacionada com a Missão Integral e que desafia seus participantes a se conscientizarem da necessidade de lutar por um mundo melhor. É muito importante que enquanto cristãos e universitários nós nos atentemos para a relevância da Missão Integral e do nosso papel como agentes transformadores, como “pequenos Cristos” que fazem a diferença no contexto em que estamos inseridos.

Para mim, foi um privilégio participar de um seminário que tratou do assunto de forma dinâmica e bem-contextualizada e a minha esperança é de que o tema seja pauta permanente em nossas agendas cotidianas. Nossa geração urge por pessoas comprometidas com a luta pela justiça social e por uma ética comunitária capaz de colocar por terra esse individualismo que nos separa uns dos outros e nos desumaniza.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.