Visão: sugestões e devocionais para agosto

Na Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB), trabalharemos o tema “Visão, vocação e vivência missionária no mundo estudantil” de agosto a dezembro de 2020. A secretaria executiva, assessores líderes do movimento, escreveu um texto explicando o enfoque e convidando nosso movimento a refletir sobre essas três ênfases: #VisãoVocaçãoVivência. No mês de agosto, falaremos sobre visão. Confira abaixo os materiais para este mês e organize com seu grupo local como abordarão esse conteúdo.

Visão

1. Recomendações para grupos locais

Como trabalhar todo o conteúdo que virá com seu grupo local de ABS, ABU ou ABP? Confira neste simples documento e compartilhe as ideias com seu grupo.

 

2. Exposição bíblica

Ative o lembrete para acompanhar neste domingo, 16 de agosto, às 15 horas, a exposição bíblica que trará a reflexão sobre visão por meio do relato da vida de Moisés. O expositor será Natan de Castro, nosso secretário adjunto de formação. O vídeo ficará salvo no nosso canal no YouTube para quem quiser ver depois.

 

3. Devocionais

Com datas sugeridas para o restante do mês de agosto, faça o download dos devocionais que abordam a visão por meio de diferentes personagens bíblicas. De Gênesis a Apocalipse, essas reflexões podem ser usadas para meditação individual ou em grupo, como sugerimos. Não é obrigatório seguir as datas indicadas. Publique nas redes sociais suas reflexões a partir deste material com a hashtag #VisãoVocaçãoVivência.

 

4. Sugestões de leitura

Queremos sugerir dois livros para este mês, que falam sobre visão e sobre missão. Você pode ler os dois, mas se precisar escolher indicamos o do Carriker.

a) A Visão Missionária na Bíblia, de Timóteo Carriker

Que texto bíblico que vem à sua mente quando você pensa sobre missões? Supomos que seja Mateus 28:18-20, João 3:16 ou Atos 1:8. É incrível como costumamos restringir a tarefa missionária a uma parcela do Novo Testamento. Em A Visão Missionária na Bíblia, Timóteo Carriker mostra que a Bíblia inteira trata da história de amor de Deus redimindo o mundo consigo. Esta é nossa principal sugestão de leitura deste mês.

Duas perguntas de reflexão:

Para serem feitas individualmente ou numa discussão com seu grupo local de ABS, ABU ou ABP. Se publicar sobre a reflexão de vocês, poste com a hashtag #VisãoVocaçãoVivência.

  1. Você tem um colega de sala que é cético em relação a qualquer tipo de religião. Mas, num belo dia, ele se aproxima de você com curiosidade sincera e pergunta: “Por que vocês, cristãos valorizam tanto a pessoa de Jesus? O que ele veio, de fato, fazer nesse mundo?”. O que você responderia a esse colega de sala? (Pense numa resposta simples, sem jargões evangélicos!)
  2. Qual é a missão dos discípulos de Jesus hoje em dia? O que você entende como tarefa missionária delegada a cada cristão?

 

b) A missão do povo de Deus, de Christopher J. H. Wright

Esse livro aborda de forma magistral e didática o propósito de nossa existência como cristãos neste mundo. Certamente influenciado pelo Pacto de Lausanne, o autor une a teologia ao tema missões de forma reflexiva e pragmática, numa visão ampla das Escrituras, tendo como norte a perspectiva da missão integral. Neste sentido, a vida missional está relacionada muito mais com a narrativa bíblica em toda a sua dinâmica do que com um conjunto de doutrinas. Cada cristão é uma parte importante dessa encarnação do Reino de Deus e toda sua justiça.

Duas perguntas de reflexão:

  1. De que modo a reflexão teológica nos ajuda na prática missionária em nossos dias?
  2. De que maneira sua vida tem sido encarnação do Reino de Deus neste mundo?

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.