-
ABUB é licenciado sob uma Licença Creative Commons - Alguns ícones por DryIcons
- Usando Drupal
Você já deve ter visto que aqui na Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) estamos trabalhando o tema “Visão, vocação e vivência missionária no mundo estudantil”, de agosto a dezembro de 2020 (confira aqui o texto de introdução ao tema [1]). Queremos que os grupos locais aproveitem os conteúdos apresentados e, para isso, preparamos este documento com recomendações [2] às ABS's, ABU's e ABP's. Não deixe de ler!
Além da formação a partir destes materiais, encorajamos cada grupo a organizar atividades práticas que alcancem seus colegas com o evangelho e sirvam ao seu contexto, respondendo ao chamado missionário que Deus nos deu. Falando nisso, neste mês de setembro nosso foco é vocação. Confira abaixo os materiais para este mês:
A exposição bíblica que a reflexão sobre vocação por meio do relato da vida de Moisés. Será apresentada pela Sarah Nigri, nossa secretária geral. O vídeo ficará salvo no nosso canal no YouTube, para quem quiser ver depois.
Com datas sugeridas para todo o mês de setembro, faça o download [3] dos devocionais que abordam a vocação, observando como Deus chamou a humanidade, Abraão, Davi, Jeremias, Maria e os discípulos. Essas reflexões podem ser usadas para meditação individual ou em grupo, como sugerimos. Não é obrigatório seguir as datas indicadas. Publique nas redes sociais suas reflexões a partir deste material com a hashtag #VisãoVocaçãoVivência.
Queremos sugerir dois livros para este mês, que falam sobre vocação. Você pode ler os dois, mas se precisar escolher indicamos o do ebook da editora Ultimato.
Este e-book, que pode ser baixado gratuitamente, é um material encorajador; traz conceitos e reflexões bem pertinentes acerca do nosso chamado e identidade. Além disso, está recheado de histórias desafiadoras e inspiradoras de pessoas de diferentes gerações que experimentaram incríveis momentos de entrega a Deus. Se você quer saber mais e descobrir sua verdadeira vocação, embarque nesta jornada!
Para serem feitas individualmente ou numa discussão com seu grupo local de ABS, ABU ou ABP. Caso queira publicar a reflexão de vocês, poste com a hashtag #VisãoVocaçãoVivência.
Tendo Atos 1:8 como ponto de partida, o autor discute as nuances do chamado missionário para “Jerusalém”, isto é, para quem não viaja “até os confins da terra”. Os capítulos 3 e 4 tratam das razões mais básicas para a missão: o amor do Pai e o sacrifício do Filho. Esta é uma leitura muito valiosa para quem se vê missionário no contexto estudantil e profissional.
Que tal ver duas palestras que ocorreram no Curso de Formação Missionária 2020 e meditar sobre o tema "vocação"?
Nesta palestra Ricardo Wesley aborda o tema da vocação a partir de aprendizados pessoais e com base no texto de Romanos 12:2-5. São apresentados três aspectos do chamado de Deus e três formas pelas quais você pode reconhecê-lo em sua trajetória: o encontro com Deus, com o outro e com você mesmo.
Marcus Vinícius fala um pouco sobre a importância da escola e universidade em nossa vida e missão. Somos uma missão estudantil, mas como nos engajamos com este universo? O palestrante aponta para três áreas em que a ABUB poderia se engajar com o mundo estudantil: justiça, ciência e cultura.
Links:
[1] http://abub.org.br/compartilhe/informativos/uma-volta-pelo-movimento/2020/08/visao-vocacao-e-vivencia-missionaria
[2] http://abub.org.br/recursos/2020/08/visao-vocacao-e-vivencia-recomendacoes-para-os-grupos-locais
[3] http://abub.org.br/recursos/2020/09/devocionais-sobre-vocacao-setembro-2020
[4] https://www.ultimato.com.br/loja/produtos/vocacao-e-juventude-ebook
[5] https://www.ultimato.com.br/loja/produtos/fabrica-de-missionarios
[6] https://www.youtube.com/watch?v=a1O1zfEcpzA
[7] https://www.youtube.com/watch?v=Pdtb0fKz9Uw
[8] http://abub.org.br/sites/default/files/Cópia de ABUB Instagram Mês 01 Texto (1)_0.png
[9] http://abub.org.br/sites/default/files/imagefield_default_images/retangula.png