Boletim Literário: Vivência Missionária nos 56 anos da ABU Viçosa

O boletim literário tem por objetivo incentivar a literatura e a arte na região. Será publicado mensalmente no site e divulgado no Instagram, contendo resenhas e demais produções artísticas, reflexões e outros materiais de estudantes e profissionais do movimento. Este é um espaço feito para todas e todos. Entendemos que a arte também é uma manifestação do evangelho e que se somos feitos a imagem do Criador, somos chamados para a criatividade.

 

Neste segundo semestre de 2020, a ABUB propôs um tema para nortear a nossa caminhada e Missão: Visão, vocação e vivência missionária no mundo estudantil. Durante o mês de outubro, o tema trabalhado foi a vivência Missionária e convidamos a ABU Viçosa, que fez aniversário recentemente pra contar, através da arte, o seu testemunho de 56 anos do movimento na cidade.

 

“No dia 19/09, a ABUV fez 56 anos. Creio que deve ter sido um dos aniversários mais diferentes — não houve troca de abraço entre ninguém! Em 1957, um casal de missionários dos Estados Unidos traria aos estudantes o despertar para a Evangelização. A organização da ABU Viçosa foi em 1964 e, desde então, o bondoso Deus tem fortalecido a missão. Creio que pelo fato de já ter iniciado nessa frente missionária, a ABUV “cresceu” com esse foco, a cada dia mais não só estudando a Palavra, mas buscando espalhar aos demais estudantes que iam chegando a Viçosa. Em todos esses 56 anos foram muitos abraços distribuídos, amigos conquistados, estudos compartilhados e sorrisos trocados. Diversas gerações passaram pela ABUV e levaram consigo as experiências que ali ajuntou. Graças a Deus por isso!

Pautado nos Salmos 106, durante o do 19/09/20, nos reunimos para agradecer por fazer parte dessa obra. Para falar que não são nossas, mas obras dEle. Por isso, pedimos que venhamos a pregar com ousadia e amor. Louvado seja o Senhor pela missão que Ele nos permite fazer parte!”

Cássia, ABU Viçosa

 

O SALMO 106 declara e demonstra que o Senhor salva o seu povo continuamente. Por isso, escolhemos este salmo. Para que por meio dele, possamos contar algumas histórias do nosso movimento, que, na verdade, não são bem nossas, mas sim do Senhor da Obra. Foi Ele quem nos deu o privilégio de participar dessa Grande História.

Aleluia! Deem graças ao Senhor porque ele é bom. O seu amor dura para sempre. Quem poderá contar os feitos poderosos do Senhor? Quem poderá descrever os feitos poderosos do Senhor no movimento estudantil? Ou quem poderá declarar todo o louvor que lhe é devido por sua fidelidade conosco?

Lembra-te da ABU, Senhor! E trate com bondade o teu povo. Venha ao nosso auxílio e nos encha de ousadia! Para que possamos testemunhar o bem-estar dos que estão na Universidade e nos alegrar com o alcance das Nações e te louvar por essa herança! Que cada estudante se alegre pelo privilégio de te servir.

Pecamos, Senhor, por não seguir os passos de coragem dos nossos antepassados. Perdoa-nos! Por ouvir e não responder ao seu chamado. Por nos ocuparmos apenas com nossas preocupações egoístas na rotina acadêmica e não discernirmos as oportunidades de testemunhar teu Amor. Pelo mal de nos calarmos e tantas vezes guardar apenas para nós a Tua salvação.

Mas queremos trazer à memória aquilo que pode nos dar esperança. Em 1957, dos Estados Unidos para a América Latina o Senhor levantou um casal de missionários. Eles deram atenção às suas maravilhas. E se lembraram da sua bondade com os universitários. Eles se lembraram que seu amor alcançou a muitos, despertando os estudantes de todo o país para a riqueza do Evangelho e à evangelização. O Senhor nos salvou para teu Nome, para manifestar o seu poder.

Louvai ao Senhor, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus. Cantemos louvores ao Senhor! Louvemos pelos ventos de esperança soprados pelo Espírito e pelas raízes que o Senhor, em sua graça, nos permitiu fincar. Pelos frutos que já podemos colher! Louvemos ao Senhor criativo e misericordioso, que nos escolheu, mesmo sem merecer. Desde a organização da ABU Viçosa em 19 de setembro de 1964, o Senhor a fortaleceu e a mantém viva no meio dos estudantes. O Senhor continua sarando os de coração quebrantado e lhes pensa as feridas. Conhece cada estudante e os chama pelo seu nome. Grande é o Senhor nosso e mui poderoso: o seu entendimento não se pode medir. O Senhor ampara as nossas aflições e todas as nossas angústias. Chegamos diante de ti com esperança, clamando “Venha Logo! Aproxima seu reino”. Até que Jesus volte, permanecemos fiéis a ti e perseveramos na tarefa missionária até que a universidade te reconheça como Senhor.

Louva, ABU, ao Senhor: louva, ABUV, ao teu Deus.

Pois Ele levantou pessoas para ser luz nas Universidades e fazerem a diferença nesse mundo, onde muitas pessoas se encontram cegas pelo pecado. Ele nos chamou e obedecemos a sua voz! Ele é a nossa força na fraqueza e o nosso consolo nos dias maus. Não nos deixe ignorar os teus preceitos! Aleluia! Cantai ao Senhor com ações de graças: entoai louvores por mais um ano da nossa missão, no qual temos experimentado dia após dia, sua graça e misericórdia e ainda nos ouve, quando clamamos! Salva-nos, ó Eterno, nosso Deus! Reúna-nos de volta do exílio desse contexto. Para que possamos dar graças ao teu santo nome e nos reunir na glória do teu louvor! Bendito seja o Eterno, o Deus de Israel, o Deus da Missão, o Senhor que vive de eternidade a eternidade! Bendito agora, bendito sempre! Oh! Que todos digam: “Amém!” Aleluia!

É da região Minas Gerais? Deseja participar? Entre em contato com a secretaria de Comunicação e Literatura e mande sua arte para a gente!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.