Recursos

informativo ministerial do obreiro Natan de Castro

MAQUETES DO REINO DE DEUS

“Eu lhes ensinei decretos e leis, [...]. Vocês devem obedecer-lhes e cumpri-los, pois os outros povos verão a sabedoria e o discernimento de vocês. Quando ouvirem todos estes decretos dirão: ‘De fato esta grande nação é um povo sábio e inteligente” (Deuteronômio 4:5-6) 

É verdade que Deus escolheu algumas pessoas e fez delas seu povo. Mas seu interesse nunca esteve só nestas pessoas. Os propósitos redentores de Deus sempre foram mais amplos. Aliás, como o próprio Cristo nos diz: “Deus amou o mundo [cosmos] de tal maneira, que deu seu Filho” (Jo 3:16). A salvação de Deus alcançará gente de todas as nações, tribos, povos e línguas (Ap 7:9-10).

Então, podemos nos perguntar, por que Deus escolheu só um povo se seu interesse sempre esteve em todos os povos? A resposta é que Deus quis alcançar todos os povos através do povo que escolheu. “Por meio de você [Abraão] todos os povos da terra serão abençoados” (Gn 12:3).

Quando vamos comprar um imóvel que ainda não está pronto o vendedor nos mostra uma maquete, ou pelo menos a planta baixa do mesmo. A maquete não é o imóvel, mas uma representação dele para fins didáticos. Ela auxilia o comprador a imaginar como seria bom morar no imóvel e desejar adquiri-lo.

Deus também escolheu um povo para ser uma espécie de maquete, um protótipo do Reino vindouro de Deus neste mundo. Nossa vida de obediência a Ele deve tornar o Reino de Deus atraente às pessoas que ainda estão fora dele. A admiração de alguém naturalmente desperta o desejo de ser como este alguém. Note, por exemplo, como as pessoas copiam roupas, maquiagens, gestos e cortes de cabelos das celebridades que admiram. Pois bem! Este é o nosso desafio: Vivermos de maneira íntegra de modo que isso gere desejo de imitação nas pessoas que nos observam. “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” (Mt 5:16)

Já fazem 3 meses desde a minha última carta ministerial e muita coisa aconteceu neste tempo:

Nos dias 15 e 16 de junho eu estive em Jataí para um Treinamento Microrregional. Estiveram presentes cerca de 30 estudantes das cidades de Jataí-GO, Mineiros-GO e Rio Verde-GO. O encontro foi muito importante para o fortalecimento do grupo da ABU em Jataí e para o despertamento de estudantes interessados em iniciar grupos de evangelismo estudantil nas outras duas cidades. Agradeçam conosco por este encontro!

Entre os dias 13 a 20 de julho realizamos em Goiânia nosso Curso de Férias (CF). Participaram do CF aproximadamente 45 pessoas (entre estudantes de ensino médio, universitários e profissionais) de várias cidades da região. Muitos só puderam estar no encontro durante alguns dias por causa de aulas ou trabalho. O tema do CF foi “Pranto, Denúncia, Esperança” e os estudos foram baseados no livro do profeta Jeremias. Tivemos também palestras, oficinas, debates, momentos de louvor e oração. Durante o CF também ocorreu o Conselho Regional (CR). O CR é a instância administrativa onde os vários grupos apresentam o relatório de suas atividades, trocam experiências, oram uns pelos outros e planejam as próximas atividades. Neste CR também tivemos a eleição da nova Diretoria Regional, que é composta por estudantes e desempenha a tarefa, juntamente comigo de supervisionar os grupos de evangelização estudantil na região. Agradeçam conosco por estes preciosos dias de treinamento e planejamento missionário.

Após o CR/CF eu tirei 10 de férias que foram muito bons pra descanso e avaliação do primeiro semestre. Voltei com um novo fôlego para o trabalho nesta segunda etapa do ano. A agenda neste segundo semestre incluirá: Encontro Nacional de Obreiros (14-20/09 em Campinas-SP); Encontro da Diretoria Regional e Assessores (12-13/10 em Goiânia-GO); Conselho Regional (15-17/11 em Cuiabá-MT); e Semana de Treinamento Intensivo do programa de discipulado Trans>>missão (25-29/11 em Goiânia-GO). Entre estes encontros e viagens tenho muito material pra estudar, ler e produzir. Por favor, peçam a Deus pra que eu tenha sabedoria, humildade, ânimo e motivações corretas pra cada uma destas tarefas.

Entre os dias 5 a 9 de agosto estive em Bauru-SP participando de uma Semana de Treinamento Intensivo para os integrantes do programa de discipulado Trans>>missão. Tivemos estudos em Daniel, panorama bíblico, oportunidade de evangelismo pessoal na praça e encontro com outros missionários. Agradeçam comigo por este encontro!

Muito obrigado pelas orações, doações e apoio! O suporte de vocês é uma alegria pra nós em meio a tantas lutas e desafios. Que Deus os abençoe ricamente!

Um forte e saudoso abraço!

Natan.

Nenhum Comentário

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.