Informativo Ministerial – Julho e Agosto 2011

por Lia do Valle

Goiânia, 12 de setembro de 2011

Tenho meditado nesses dias sobre como Deus coloca seus servos em situações embaraçosas pedindo-lhes ajuda. Embora não precise da ajuda humana para realizar seus propósitos – por ser soberano e onipotente – Deus insiste em trabalhar através de pessoas. Foi assim com Moisés (Ex 3-4), Maria (Lc 1:26-38) e tantos outros. Parece que Ele tem prazer em “trabalhar em equipe”, apesar da incapacidade dos seus “parceiros”.

No texto acima, Jesus convida Felipe pra solucionar um problemão: alimentar uma multidão de 5 mil homens, fora mulheres e crianças. O texto nos informa que Jesus “já tinha em mente o que ia fazer”, ou seja, não comprar pão, mas multiplicar alguns e alimentar a multidão.

O intrigante na narrativa é que Jesus queria que os seus discípulos participassem do milagre. E, por incrível que pareça, eles participaram. O texto de João não mostra esse detalhe, mas em Marcos 6:41 vemos que depois de dar graças e partir os pães Jesus “… entregou-os aos seus discípulos para que os servissem ao povo…”. Jesus queria que seus discípulos o ajudassem a alimentar a multidão e assim foi feito. É claro que os créditos e méritos foram todos de Jesus. Ele foi o protagonista e os discípulos apenas coadjuvantes na cena. O próprio Cristo lhes diria mais tarde que “… sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (Jo 15:5).

Mas, ainda assim, os discípulos – a convite de Jesus – participaram.
Os discípulos não podem produzir, mas podem e devem distribuir as bênçãos que Deus já colocou em suas mãos. Ainda hoje Deus continua pedindo ajuda a seus servos. Ele está reconciliando consigo o mundo e nos confia a mensagem de reconciliação (II Co 5:18-20). Que a nossa resposta ao “pedido de ajuda” de Deus seja a mesma de Isaías: “Eis-me aqui! Envia-me a mim!” (Is 6:8)!

 

Notícias de julho e agosto:

Entre os dias 16 a 23 de julho estive em Cuiabá ajudando na direção do Curso de Férias (CF) da ABUB na região Centro Oeste. Tivemos cerca de 30 participantes, o que facilitou o aprofundamento da comunhão. Nesses dias fomos muito desafiados pela mensagem do livro do profeta Amós. Alguns dias depois do CF pude visitar alguns amigos, mantenedores/intercessores e familiares. Deus foi muito gracioso e tive a alegria de ter a Pati comigo durante todo esse tempo em Mato Grosso. Agradeçam conosco por isso!

No início de agosto minhas aulas no seminário teológico voltaram. Este semestre estarei estudando grego e hebraico. Orem pra que eu consiga aprender bem essas línguas a fim de entender, praticar e ensinar melhor a Bíblia. Também estive elaborando minha proposta missionária para os próximos 5 anos na ABUB. O foco do meu ministério agora será o pioneirismo, pois a partir de 2012 serei obreiro de uma região com a penas 6 grupos de ABU. Se quiser conhecer essa proposta, por favor, me escreva pedindo uma cópia. Seria muito bom contar com seu apoio financeiro e orações pra esse desafio.

Entre os dias 23 a 30 de agosto estive visitando os grupos de ABU em Rio Branco-AC, Porto Velho-RO e Cacoal-RO. Foi a primeira vez que estive nesses estados que farão parte da nova região Centro Oeste da ABUB. Estive ministrando algumas oficinas de capacitação missionária, fazendo contatos com pastores e pregando em algumas igrejas. Peço que orem pelo fortalecimento da missão estudantil nesses estados.

Na última carta havia pedido orações por um emprego pra Pati. Deus respondeu as nossas orações de forma generosa e deu a ela dois empregos. Agora ela é professora em duas faculdades próximas de Goiânia. Isso tem mudado muito nossa rotina aqui em casa, mas estamos muito gratos a Deus por essa oportunidade de trabalho que ele nos deu. Agradeçam conosco também!

Na próxima semana estarei em Campinas-SP participando do Curso de Obreiros da ABUB. Por favor, orem por esse tempo de comunhão, capacitação e planejamento que teremos juntos. Ao retornar tirarei 15 dias de férias.

Muito obrigado pelas orações, doações e apoio de vocês. Abaixo compartilho algumas fotos com vocês. Um forte abraço e até a próxima cartinha!

Natan

Motivos de oração:

Agradecimentos:
•    Pelo CF em Cuiabá-MT e o tempo com familiares e amigos;
•    Pela possibilidade de desenvolver um ministério mais pioneiro na ABUB;
•    Pelo emprego da Pati como professora universitária;

Pedidos:
•    Pelos estudos no seminário teológico;
•    Pela missão estudantil no Acre e Rondônia;
•    Pelo Curso de Obreiros e férias no final de setembro;

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.