Meu Primeiro Curso de Férias

Por Ziel Machado

Apenas desceu do ônibus e já avistou o grupo na calçada. Malas, violões, mochilas, panelas, bolsas de compras formam uma montanha entre o jovem e o grupo que esta a sua espera. Olhares risonhos e abraços de boas vindas quebram o receio de quem é novo no grupo. Chega o transporte e o primeiro milagre está pronto para acontecer; em uma só viagem tudo e todos devem chegar ao destino. Juntinhos (bem juntinhos), começa a viagem e este jovem estudante não tem a mínima idéia de como sua vida será mudada . Esta é apenas a primeira de muitas viagens que virão!

 

No caminho para o acampamento a conversa e o riso correm soltos; alguém consegue tirar o violão da capa e começa a cantoria. Todo tipo de voz se ouve, cutias, rouxinol e sapo boi. O buraco na estrada faz com que salte de uma bolsa um livro, alguém evita a queda e descobre que tem mais gente que gosta do mesmo autor. Agora, enquanto uns cantam e outros trocam impressões sobre o autor do momento, o engraçado do grupo faz sua estréia com uma piadinha. O canto é livre e o riso alegre e as portas para novas amizades já estão abertas. Do canto, do riso e do livro, nascem amigos que serão companheiros de um sonho: cada estudante vivendo em intimidade com seu Criador.

 

Agora no terceiro dia de encontro o grupo já esta entrosado, organizado lava a louça, limpa banheiro, prepara o café e arruma o salão. Enquanto uns preparam as transparências para o tempo de louvor, na mesa de café a conversa gira em torno das descobertas que cada um vem fazendo em seu tempo devocional e na exposição bíblica. Nestes dias a Bíblia tem deixado de ser um sarcófago de idéias para se tornar algo vivo, atual, desafiante e, porque não, emocionante. Pouco a pouco vão brotando idéias para levar esta vivência com a Palavra, ao grupo de cristão na Universidade. A experiência de servir a mesa do café e servir a Palavra começa a formar um novo eixo de vida para este jovem:missão (servir o pão e a Palavra).

 

Nunca poderíamos imaginar que aquele primeiro curso de férias seria a descoberta de um modo de viver completamente diferente. Por meio de dinâmicas tão simples, como servir as mesas, estávamos sendo formados para missão. Hoje muitos de nós, inseridos no mundo profissional, podemos reconhecer o quanto foram importantes para nós àqueles dias. Ainda hoje o ministério estudantil continua propiciando, as novas gerações, estes espaços formativos de missão. Este processo começa no sorriso de chegada, na cantoria da viagem; no servir a mesa; no abrir a Palavra; no compartilhar do pequeno grupo.No coração de Deus existe espaço para que um grupo de estudantes (com seus violões,Bíblias, cadernos, Ipad´s e laptop´s), possam descobrir um novo estilo de vida, um novo sonho, uma missão.

Texto de Ziel Machado dedicado aos estudantes da Aliança Bíblica Universitária do Brasil

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.