Quão grande é o nosso Deus

Está chegando o fim de mais um ano, com certeza, passamos por muitas histórias e momentos importantes. É hora de relembrarmos com momentos festivos cada etapa nessa jornada, e celebrar a comunhão com confraternizações, picnics… Enquanto refletia e buscava algo a dizer a vocês, resolvi compartilhar um pouco de uma experiência marcante desse ano, que foi viver quatro dias num dos encontros da Aliança Bíblica Universitária, o Conselho Regional da Região Centro Oeste, acontecido, em Brasília; na esperança de que o relato dessa experiência nos incentive a continuarmos 2012 em uma só Vida, uma só Verdade e um só Senhor.

Voltando ao tempo e revendo algumas anotações, após ler todo o livro de Tiago (livro estudado nesse encontro) percebi o tanto de pérolas expressas em lições de vida tão singelas que Deus nos deu através de vidas tão preciosas.

Ao olharmos para trás fica a lembrança de momentos com cores diferentes  para representá-los. Citando a música O Tapeceiro de João Alexandre: vida tecida de cores alegres e vivas, que fazem contraste no meio de cores nubladas e tristes.

Nesse ano que se encerra você, com certeza, passou momentos em sua vida como Elias acreditando ser o poder da oração a única esperança. O testemunho que Tiago nos traz sobre ele diz assim: Elias homem semelhante a  nós sujeito aos mesmos sentimentos e que orou com insistência para que não chovesse sobre a terra, e por 3 anos e 6 meses, não choveu sobre a terra, e orou, de novo, e o céu deu nova chuva e a terra fez germinar seu fruto.

 

Momentos em que, talvez, tenha ficado sem saber como agir diante do sofrimento de alguém ou mesmo da alegria dessa pessoa. O que dizer quando alguém te conta que perdeu um grande amigo, seja porque esse morreu ou mesmo porque o perdeu por causa das drogas? Tiago compartilha conosco um conselho para horas tão dramáticas e decisivas como essas e ao fazer essa  pergunta nos traz a resposta. Os versículos 13 e 14, do capítulo 5, assim dizem: Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém entre vós alegres? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor.

Outro cenário que pode ter entrado em cena e pode ter sido o mais visitado por você é o das lutas e confrontos internos encontrando-se com erros que parecem eternos, mas não enquanto durem, mas sim enquanto seres humanos formos.

Talvez a não experiência da lei da liberdade em sua profundidade de que Tiago fala na Bíblia tenha tirado de nós um pouco da alegria, porém, às vezes, no lugar dela tenha faltado a sabedoria do alto com sua características próprias. Tiago nos motiva e nos convida a adquiri-la de uma maneira tão simples pedindo a Deus, com fé em nada duvidando, que Ele nos dá liberalmente e de boa vontade.

Vocês não passaram esse ano nem essas lutas sozinhos, usando as palavras de Tiago também digo a vocês: meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que as provações da vossa fé uma vez confirmada, produz perseverança. Ora a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros em nada deficientes.

Quero terminar esse texto com um recorte do livro Fábrica de  Missionários,  texto das  páginas 42 e 43, de Rubem Amorese, dedicando-o a todos vocês que se dedicam a essa missão estudantil.

Nesse texto Rubem Amorese compara Jerusalém, para a qual também comissionou os discípulos a serem suas testemunhas com campos missionários tão próximos de nós como era Jerusalém dos discípulos e toda Judeia, Samaria e confins da terra com os lugares que fogem do nosso contexto de vida cotidiana

Agora tu és raça eleita, sacerdócio real, cidadão de uma nação santa, de um povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamares as virtudes daquele que te  chamou  das  trevas para sua  maravilhosa luz (I Pedro 2.9). Vai, faze o que te foi feito; perdoa como fostes perdoado; ministra como foste ministrado; ensina o que te ensinei; discipula como  fostes discipulado. Ama,  enfim,  da  forma  como  foste amado; cumpre  cabalmente  tua missão, pois agora é missionário meu. Faze isto tendo o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, teu Senhor, o qual abriu mão da sua glória e, achado  em  figura  humana, se humilhou e foi obediente até a morte. Faze isto com o mesmo método e atitude de seu Senhor: encarnação. Nasce no mundo dos teus filhos; nasce no num do do teu cônjuge; nasce no mundo dos teus irmãos; nasce no mundo da tua igreja. Não  sejas  uma epifania, uma aparição, nas classes dominicais,  nem  nas  equipes de  trabalhos, nem na adoração – antes, serve todos, em tudo o que puderes; não esperes ser servido, mas aprende a servir, voluntariamente,  aprende  a  ser  útil nas coisas miúdas, pequenas e menos nobres; não esperes por infraestrutura adequada adequada, nem por cargos, nem as coisas melhorarem, nem alguém fazer alguma coisa. Serve! Com alegria no coração e ação de graças nos lábios.

Não seja visitante, nem na tua casa, nem na tua igreja, nem nas equipes de ministração – antes nasce nesses mundos, com identificação e renúncia, fazendo até o que não gostas, antes mesmo que te peçam, sempre movido por amor, promovendo o reino de Deus, no melhor de tuas forças.

E  te  prometo  que não  ficarás  devendo  nada   àqueles que envio  pra “toda Judeia, Samaria e confins da terra”. Nem  te  sentirás humilhado por eles, pois são conservos teus, e se lá estão é porque tu me és fiel aqui, em Jerusalém.  

Neste ano de 2012 o nosso desejo é de que nasçamos também no mundo dos nossos colegas, esforcemo-nos para escutá-los mais do que com a audição, mas sim com o coração; sejamos  humanos  suficientes  para  que  não  nos vejam, mas, sim vejam Deus em nós; aprendamos com eles também, compartilhemos um pouco de Jesus com eles, um pouco já é suficiente para que eles vejam Quão Grande é o nosso Deus!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.