Setembro Amarelo: vamos conversar?
Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicído! É uma campanha que visa a conscientização sobre o TEMA, assim como evitar de todas as maneiras que aconteça!
Acontecem cerca de 800 mil suicídios por ano segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso significa um suicídio a cada 30 segundos. No mundo todo, a taxa geral de mortes por suicídio é de 11,4 pessoas para cada 100 mil, especialmente em países pobres. No Brasil, a cada 100 mil pessoas, 6 se matam todo ano. E pior: estima-se que, para cada pessoa que comete suicídio, existem pelo menos outras 20 que tentaram, mas não conseguiram consumar o ato. Entre as principais causas que levam uma pessoa a acabar com a própria vida estão problemas como depressão, uso de drogas e situações temporais que despertam forte carga emocional, como o fim de um relacionamento amoroso ou a perda de um emprego. Na luta contra o suicídio, o mais importante é poder falar com alguém sobre o que se está sentindo. O CVV (Centro de Valorização À Vida), uma organização sem fins lucrativos, presta atendimento gratuito e anônimo para quem precisa. Ligue 188 e receba apoio emocional e prevenção ao suicídio!
Sabemos como o ambiente estudantil é cercado por situações que podem nos agredir, sejam nas competições pelas maiores notas e desempenho, na arrogância de professores com seus altos Lattes, na pressão que recebemos...
Como forma de redução de tudo isso, resolvemos promover espaços acolhedores para discussões e atividades em torno do tema. Teremos este espaço aqui e em diversos campi espalhados pelo Rio de Janeiro e Espírito Santo! Fique atento!!
Abaixo estão algumas frases...
CASO VOCÊ PRECISE LER HOJE:
Você é importante!
Você é amado!
Você não é o que dizem sobre você!
Você não é um caso perdido!
Você não precisa ter medo!
Você não está sozinho!!
CASO VOCÊ PRECISE AJUDAR ALGUÉM:
- Mostre que você se importa!
- Agradeça por ela se abrir com você!
- Não tenha medo de falar sobre suicídio!
- Entenda e explique que depressão é uma doença!
- Não julgue nem menospreze os sentimentos dela!
- Encoraje a conversar com um profissional!
Estamos disponíveis para auxílio em nossas redes e em alguns campi nas Universidade e Escolas. Procure por um núcleo! Nós teremos programações específicas sobre!
Conte conosco e VIVA A VIDA!
Nenhum Comentário
Comentar