Recursos

Oração: de amor e por amor

Hoje é o dia mundial da oração, e não podíamos deixar passar em branco essa data. Todavia, infelizmente é muito fácil deixar isso de lado, porquanto para muitos orar significa tão somente cumprir uma agenda religiosa, uma obrigação formal do cristianismo ou até mesmo um mero ritual. Todavia, a oração é muito mais do que isso, é um ato de amor, um privilégio que ganhamos de graça e pela graça, quando Cristo nos salvou. Agora temos um livre acesso ao nosso Deus, Criador e Sustentador de todas as coisas, e podemos falar com Ele e sermos abençoados com tamanha honra, afinal, a oração foi criada para benefício nosso.

Mesmo assim, tem sido comum em nossos dias abandonarmos tão grande tesouro. Nesses últimos tempos, temos vividos dias semelhantes a estar numa montanha russa: dias em que estamos alegres e contentes diante das grandes e pequenas vitórias que Deus tem nos dado, dando um sabor de Céu a nossa vida. Mas há dias em que a tristeza e angústia nos sobrevêm com grande ímpeto diante de tantas dificuldades e problemas que temos visto, deixando desânimo e desesperança.

É importante saber que não estamos sozinho nessa caminhada. Temos a Deus, que nos ama com amor rico e abundante, que nos enche de contentamento e paz. E também temos nossos irmãos na fé, que nos encorajam e com quem dividimos nossas cargas, nossos prazeres e pesares. Não transforme a oração em mais um fardo, mas deixem que suas orações transbordem amor. Amor à Deus, por tudo que Ele fez, faz e fará nas nossas vidas e no mundo. Amor ao próximo, porquê em cada um deles há a imagem de Deus, ainda que manchada pelo pecado.

Nesse dia, ame a Deus de todo coração e deixe que esse amor transborde cada vez mais, o amor que o próprio Jesus nos deu e nos ensinou. Ore a Ele, seja grato por cada benção que Cristo tem derramado na ABUB, nos grupos locais, na nossa região e na IFES. Ore pela ABU, ABS e ABP, e agradeça pelo carinho e cuidado que Ele tem derramado. Deixe que esse amor se torne uma oração.

Ore pelos nossos irmãos de missão, todos aqueles que juntamente conosco tem lutado o bom combate, pregando o Evangelho ao redor do Brasil e do Mundo. Ore pelos estudantes, não apenas como uma mera programação ou agenda religiosa, mas ore com amor por cada um desses estudantes. Ore por amor a cada um de nossos irmãos abeuenses. E não deixem de orar por aqueles que ainda não conhecem a Jesus, que ainda sofrem na perdição desse mundo. Essas pessoas que enchem nossas escolas e universidades são tão pobres e carentes que tudo o que possuem são apenas currículos, status e posses. Que possamos ter compaixão dessas pessoas e com amor, possamos clamar que elas conheçam a riqueza do Amor de Deus.

Minha oração é que esse dia mundial de oração não passe em branco para você e mais nenhum outro, sem que estejamos em oração. Que jamais lhe falte amor para amar a Deus de todo o seu coração, e para amar o seu próximo, seja o irmão de fé ou aquele que ainda não conhece a Cristo. Amar também é orar!

Por Fabrício Melquíades, Coordenador de Oração da ABU Nordeste