Carta do Presidente da ABU Nordeste aos GBs

Salvador, 24 de fevereiro de 2010

Olá queridos. Que a paz que excede todo entendimento esteja com cada um de vocês.

Estou retornando das férias e viagens com Mauricélia (estava precisando!). Mas antes disso, nós da diretoria tivemos uma reunião como de praxe nos dias 04,05 e 06 de dezembro. Foi um momento de reflexão sobre os novos desafios da nova diretoria e do trabalho que nos espera no ano que se segue. Logo depois participei da reunião ordinária do Conselho diretor da ABUB. Este evento aconteceu em Campinas, nos dias 09 e 10 de janeiro. Neste descobrimos que ainda temos muitos desafios pela frente.
Mas vamos ao que interessa. O que quero mesmo nesta carta é trazer algumas recomendações e sugestões de trabalho nos grupos locais. É também uma forma de socializar com a base dos estudantes alguns desafios regionais. Também é uma forma de trazer contribuições da diretoria regional sobre alguns problemas recorrentes nos grupos locais. Começo sugerindo algumas leituras que com certeza trará clareza e edificação durante a caminhada e no ministério. É bem provável que alguns de vocês já tenham familiaridade com algumas das sugestões. Mas vamos ver o que nos espera.
Para os presidentes de Grupo Base sugiro “A Vocação Espiritual do Pastor” de Eugene Peterson da editora Mundo Cristão. Trata sobre o serviço no Reino de Deus a partir da vocação e do serviço, algo que está além do conceito de liderança cristã, afinal Deus nos chamou pra sermos servos! Outro livro que sugiro é do tão conhecido John Stott, “Cristianismo Básico”, editora Ultimato. Este deve ser lido pessoalmente, é claro, mas também sugiro que seja estudado no GB. Vocês verão como é bom. Trata de doutrinas básicas do Cristianismo e as relaciona com a atualidade. E por último indico “Como Compartilhar Sua Fé” de Paul Lilttle, da ABU Editora. Este é mais um livro que deve ser estudado no GB. Ele ajuda a resolver problemas básicos da evangelização estudantil. Por enquanto é só. Na próxima carta indico mais três.
Outro elemento importante é a relação da ABU/ABS/ABP com as igrejas locais. Não devemos esquecer que somos um movimento missionário e, portanto, um braço da igreja dentro do meio estudantil. Creio que este item já faz parte do planejamento anual de cada GB. A relação com a igreja local começa com o serviço. Às vezes nos perguntamos: porque a ABU/ABS/ABP não tem visibilidade na minha igreja? Quando deveríamos perguntar: de que forma posso servir a minha igreja através do ministério estudantil? O nosso movimento é conhecido pela boa qualidade dos eventos de capacitação. Que tal abençoamos nossas igrejas com eles? EBI, EBC, Liderança, etc. são bons exemplos de oficinas. Quem sabe até mesmo ajudar nos serviços braçais de igrejas carentes: pintura, limpeza, etc. Garanto que o grupo não irá se arrepender, mesmo que no início reclame. Afinal esse é o tipo de trabalho que fazemos em parte prática de IPL né?
E por falar em IPL, em início de ano é uma excelente época pra os grupos locais pensarem nisto! É mesmo, sem exagero nenhum! Falo isso para ajudar no planejamento, até mesmo as desistências atrapalhariam menos se acontecessem antes da reunião ordinária do Conselho Regional. Sem falar nas arrecadações para cada candidato, que na maioria das vezes já têm aspirações em apoiar a diretoria local. Uma recomendação que não podemos esquecer é a recomendação de leituras, que quanto mais cedo observada é melhor! Garanto que mando na próxima carta, pois ainda não recebi esta informação.
E pra terminar, não poderíamos deixar de falar sobre o próximo CR. Este acontecerá entre 01 a 04 de abril. Como sempre aproveitando o feriadão da Semana Santa. Este CR será especial, pois aproveitaremos dias não só para cumprir a pauta, mas para oferecermos oficinas e aproveitarmos mais a presença de cada um. Aproveito a oportunidade pra sugerir que estejam lendo em grupo a ata do último CR para assim garantir uma maior familiaridade com o processo de decisão.
Estejamos orando pelo nosso movimento regional: pela diretoria, pelos grupos base e pelo movimento nacional. A ABUB precisa das nossas orações.
Que Deus nos ilumine!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.