Carta para ABS!

Por, Sílvio Rodrigo

ABU Aracaju

Essa seguinte carta foi escrita para a ABS Aracaju, mas se aplica a todos os grupos de ABS espalhados pelo Brasil.

“Em meu último dia como presidente da ABS Aracaju (SE) resolvi escrever algumas recomendações, instruções e conselhos para a nova diretoria que estará agora à frente da ABS. Espero que aceitem o que escrevi não como uma série de ordens ou tarefas que devam cumprir, mas como as palavras de um irmão em Cristo que outrora esteve no lugar que vocês irão ocupar e que passou por muitos desafios nesse período, analisem tudo segundo as Escrituras, estas devem ser sempre sua regra de fé e pratica, retenham o bem e anunciem com coragem e amor o Evangelho de Cristo.

Escrevo primeiramente para lembrá-los de como o tempo passa rapidamente. Tiago nos lembra de que nossa vida é como vapor que aparece por um pouco de tempo e logo depois desaparece (Tiago 4.14 – O livro de Tiago foi tema do CF Nordeste 2012). Os anos passam com uma velocidade incrível, por isso não devemos desperdiçar nenhum minuto. Um velho provérbio diz que “três coisas não voltam atrás: a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida”. Durante o breve momento em que vocês estiverem servindo ao Senhor na ABS, muitas oportunidades estarão diante de vocês: viagens para os eventos da ABUB, possibilidade de conhecer o ambiente de várias igrejas e trabalhar com vários cristãos e muitos momentos de comunhão. Contudo a maior oportunidade que vocês terão (e a grande razão de existir) da ABS é anunciar a Cristo nas suas escolas, não negligenciem isso. Somos estudantes e somos missionários.

A ABS é um grupo, uma comunidade, de estudantes cristãos. Então é imprescindível que vocês andem juntos e trabalhem em cooperação, como membros do corpo de Cristo, sujeitos a autoridade do Senhor. Cada um de vocês é importante para que a ABS esteja ativa nas escolas e para que Cristo seja anunciado. Não deixem de caminhar com a ABU e a ABP (e não deixem de aprender com eles… afinal, com fé em Deus, estaremos no futuro na ABU e depois na ABP). Lembrem-se de ouvir seus assessores, não negligenciem os momentos de conversa (e nem as agendas pessoais); aprendam com seus conselhos e suas ações e aceitem pacientemente as suas repreensões, pois eles são instrumentos de Deus para nos ensinar e nos guiar no caminho correto, conforme as Escrituras.

Sejam também criativos, anunciem as boas novas com alegria. Tenham bom senso e sabedoria para agir da maneira certa no momento certo. Não deixem de aproveitar eventos na escola (programações culturais, festivais, calouradas, etc.) para anunciar o Evangelho. E quando estiverem reunidos aproveitem também para se divertir. Brincadeiras e jogos ajudam na comunhão, lembrem-se disso.

Perseverem em oração. Busquem sempre ter comunhão com o Pai. E quantas vezes forem possíveis estejam orando juntos. Intercedam pelos estudantes de tudo mundo, especialmente por aqueles que não têm liberdade de professar a sua fé em Cristo em suas escolas ou universidades. Meditem sempre nas Escrituras, e não apenas quando vocês estiverem preparando os EBIs. Procurem viver o que vocês anunciam, seu testemunho é tão importante ou talvez mais importante do que suas palavras.

Não deixem de pensar nas pessoas que estarão na diretoria no ano seguinte. Peçam a direção do Espírito Santo para que Ele lhes mostre as pessoas que devem assumir essa responsabilidade, os acompanhem, estejam com eles, os instruam e ajudem-nos a crescer na fé, pela graça de Deus.

 

Dos muitos textos importantes em meu tempo na ABS, eu gostaria que vocês meditassem especialmente em 2 Timóteo 4.1-8. Algumas das últimas palavras registradas de Paulo, as quais ele dirige para o jovem Timóteo:

“Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.

Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.

Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.

Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida.

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.“ – 2 Timóteo 4.1-8

 

Que venhamos sempre pregar a palavra de Deus a tempo e fora de tempo. Que nunca nos envergonhemos do Evangelho e nunca sejamos motivo de vergonha para o Evangelho. Que aprendamos a suportar os sofrimentos e dificuldades, como bons soldados de Cristo. Que sejamos como lavradores na ceara do SENHOR. E que por fim venhamos combater o bom combate, terminar a corrida que nos está proposta (como atletas de Cristo) e guardar a fé. Tendo convicção que para nós estará reservada a coroa da justiça que o Senhor, justo Juiz, nos dará se amarmos a sua vinda e procedermos segundo a Sua vontade.”

Sílvio Rodrigo
ABU Aracaju

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.