Notícias

Compartilhar do Curso de Férias da ABU Nordeste

O Deus que encontramos em gênesis não apenas é a entidade suprema e criadora do universo, mas um ser relacional que, em Cristo, podemos chamar de pai. A ‘História de Todos Nós’ precisa ser mais estudada, conhecida e compartilhada, e este é o desafio que temos pela frente!

Nos dias 11 a 18 de julho aconteceu em Monte Alegre, região metropolitana de Natal, o curso de férias da Aliança Bíblica Universitária do Brasil, com participantes de diversos estados do nordeste. Apesar do termo “férias”, o CF é um treinamento missionário da ABU que visa além de integrar os diversos grupos da região, capacitá-los na missão estudantil através de palestras, exposições bíblicas, oficinas, grupos de discussão, entre outros.

Neste ano, o tema do CF foi “A história de todos nós” e o texto bíblico base foi Gênesis do capítulo 1 ao 11. O nível das discussões durante todo o evento mostrou como é importante para todos nós compreender Gênesis nos dias atuais, sua relevância para a construção das principais doutrinas cristãs e como tudo isso influencia em nossa perspectiva sobre Deus, a criação e nossos relacionamentos interpessoais.

Os estudantes se mostraram profundamente satisfeitos com a experiência vivida, como é o caso de Amellyne Souza, da ABU Garanhuns "Foi maravilhoso ser igreja junto a pessoas culturalmente diferentes, com um mesmo objetivo, unidos por uma missão. O CF foi essencial para me ajudar a compreender a importância de estudar a Bíblia de forma racional, não apenas espiritual, para que eu possa tomar consciência de quem sou e para onde devo ir. Enfim, foram muitos momentos incríveis, é impossível 'transforma-los em palavras'. Agradeço a Deus pelo privilégio de aprender através da vida de palestrantes, líderes, e compartilhar de amigos. Peço a Ele que me guie para que eu consiga praticar tudo o que Ele me ensinou. E que seja o primeiro de muitos CF's!"

Outro estudante que relatou seu testemunho foi o estudante Lázaro Ramon, da ABU Vitória da Conquista "Eu estou em sérias dificuldades para descrever o que o CF significou pra mim. Em poucas palavras, eu só conseguiria dizer que foi um divisor de águas, superou as minhas expectativas. Ali eu tive oportunidade de encontrar amigos, viver momentos inesquecíveis de aprendizado, falando, ouvindo, ou simplesmente, ficando em silêncio por alguns instantes. Nem um segundo sequer foi desperdiçado; na verdade, faltou tempo pra fazer tudo o que queria. Em meio a tanta informação sobre a história de todos nós, encontrar minhas raízes na palavra de Deus, encontrar inspiração para compor uma canção, 'A missão de todos nós'".

O evento como um todo proporcionou vários momentos de comunhão e aprendizado em conjunto, uma vez que foi possível compartilhar experiências com grupos locais de cidades e estados diferentes, e ainda perceber que os desafios são os mesmos: como tornar Cristo conhecido em nossas escolas e universidades através de um testemunho coerente com o evangelho.

Ravena, da ABS Natal nos contou um pouco do que achou do CF "Estava muito tensa sobre o CF. Primeiro por conta da resenha e EBI. Segundo, porque não tinha noção do que eu precisaria fazer quando chegasse lá. Mesmo com essa aflição,  devo dizer que foi uma das mais edificantes e proveitosas viagens que já fiz. Nela, pude ter uma relação maior com Deus nos silêncios reflexivos e transformei ainda mais o meu conceito de comunhão. Como aplicar um EBI? O que fazer no sarau? As perguntas se tornavam muito mais fáceis, pois todos se ajudavam, sem pensar em igreja, cidade ou costume divergentes. E foi isso que achei mais interessante: todos pareciam irmãos de longa data. Não importava o tamanho das nossas diferenças, todos tinham o mesmo objetivo: conhecer e servir a esse Deus maravilhoso".

"O CF Natal 2015 foi um momento que marcou muito minha vida em todos os sentidos; tanto espiritual, emocional e racionalmente. Uma experiencia que vou levar para o resto da vida. Nele, Deus falou muito comigo, curando-me de coisas que carregava e não sabia como me livrar. Também conheci coisas novas sobre o ministério, o que me fez admirá-lo ainda mais. Criei novas amizades e compartilhei dificuldades enfrentadas com o grupo local. Glória a Deus por esse CF." Compartilhou Mário, da ABU Maceió.

Percebemos que estudar gênesis durante todos esses dias não se tratou apenas de acumular conhecimento teológico, mas de alinhar nossa visão de mundo às verdades das escrituras. Quando vemos a natureza e todo o ambiente que nos cerca sabemos que nenhuma partícula está fora do controle de Deus, e o domínio que nos foi dado não pode ser realizado de outro modo senão com responsabilidade e amor. Quando olhamos para o ser humano, ainda que marcado pelo pecado, sabemos que há em cada um a imagem e semelhança de Deus, e isso implica em reconhecer o seu valor e lutar por sua dignidade. O Deus que encontramos em gênesis não apenas é a entidade suprema e criadora do universo, mas um ser relacional que, em Cristo, podemos chamar de pai. A ‘História de Todos Nós’ precisa ser mais estudada, conhecida e compartilhada, e este é o desafio que temos pela frente!

Brisa Kelly
ABU Mossoró

Nenhum Comentário

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.