Confira como foi o Curso de Férias da ABU Nordeste

Por Felippe Schmitt

Assessor ABUB NE

Aos Irmãos e Irmãs que Amam a obra do Senhor!

Deus seja com todos!

É sempre bom para cada região do país o acontecimento do Curso de Férias. Ele renova a força da militância estudantil, aprimora o senso de chamado, motiva o serviço cristão nas escolas, universidades e ambiente profissional. Esse ano, a ABUB estudou o Livro do Profeta Amós. Inicialmente, para alguns, o livro não seria interessante, pois existem outros excelentes livros na bíblia, talvez mais relevantes e mais fáceis de compreensão. Porém, Amós nos surpreendeu. Ele fala diretamente sobre o esquecimento do povo de Deus em obedecer a seus mandamentos. Ele fala contra a opressão ao pobre e a falta de justiça social. Ele fala contra um estilo de vida burguês, fala contra o orgulho, fala contra a religiosidade, fala contra a idolatria. O livro aparentemente difícil foi amplamente aceito pelos estudantes que aos poucos desvendaram cada capítulo com a boa ajuda dos EBI’s(estudos bíblicos indutivos) e das exposições bíblicas. Concluindo que a mensagem de Amós é muito relevante para nossos dias.
Participaram 80 estudantes e profissionais do nordeste inteiro. Tivemos a grata surpresa de recebermos 4 estudantes de Maceió. Dando início a uma retomada da ABU Maceió que estava parada há mais de 2 anos. Os desafios lançados nas plenárias e grupos de discussão, dentro do Curso de Férias, ajudavam a entendermos que Deus quer de nós um compromisso em amar o nosso próximo. Que sejamos agentes da justiça de Deus. Isso foi bem claro mesmo. Percebi que os estudantes foram para esse CF no intuito de aprender, uma turma obediente e que mostrou compromisso. Uma mistura de uma geração mais antiga que já caminha com a ABU na região há alguns anos com uma geração bastante nova. Foi muito perfeita essa interação. Louvável o trabalho da ABS, ABU e ABP Aracaju que receberam o Curso de Férias e que nos ajudaram bastante para que as coisas acontecessem. O Local também era muito propício para o descanso e a aprendizagem, era divido em chalés e com bastante área verde. O clima também no mês de julho lá é muito agradável.
Alguns assessores da nossa região puderam participar do CF integralmente e também outros de um encontro que fizemos numa tarde onde conversamos sobre temas importantes para o trabalho da assessoria na região, participaram uma média de 15 pessoas, entre assessores, profissionais e candidatos a assessores. Quem nos conduziu o estudo nesse dia foi o Caio(obreiro da Rede Fale) e ele trabalhou o tema: Poder e Assessoria Auxiliar, utilizando o texto de Mateus Capítulo 4 – As tentações de Jesus. No CF estava conosco o Hugo Santana – diretor adjunto da ABS para ABUB Nacional que durante o treinamento teve que sair em direção a Assembléia Mundial da CIEE-Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos, que nesse ano aconteceu na Polônia.
Também devo ressaltar o bom trabalho dos expositores bíblicos, o Flávio Américo(assessor da ABU em Campinas) que nos ajudou nos EBI’s e exposições, a Pr Ana Isaura(assessora da ABP Aracaju) e eu que dividimos as exposições durante os dias do encontro, além de ressaltar com gratidão todos que de alguma forma puderam ministrar no CF, seja através de oficinas, palestras, louvores e nas orações. Todas as manhãs orávamos por situações de injustiça em nosso país. Recomendo também que aqueles que puderem assistam a um vídeo que foi passado numa das noites do CF – a entrevista no programa Roda Viva da TV Cultura com a Dr. Patch Adams, fácil de encontrar ela completa no Youtube. Louvemos ao Senhor por levantar gerações de estudantes comprometidos com a Missão. Peço orações para que os mesmos estudantes ao voltarem para suas cidades consigam vencer os desafios que encontraram no Curso de Férias. Lembro da frase de uma cozinheira num encontro da ABU que dizia: “toda vez que vejo jovens comprometidos com o Senhor meu coração se enche de esperança”. Irmãos, esse é o nosso desafio – o de ser sal e luz desse mundo, como disse nosso Mestre!

No Amor do Senhor!

Cristo Jesus

Felippe Schmitt
Assessor ABUB NE

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.