Crescer para refletir

Felippe Schmitt
Obreiro da região Nordeste

Olá Irmãos e irmãs que amam a obra missionária estudantil e profissional!
Que a Paz do Senhor seja com todos vocês, sempre!

Escrevo muito feliz pelas coisas que o Senhor tem feito em sua obra missionária na região nordeste. Começando pela expansão no trabalho da Bahia. A obra no estado tem sido diretamente apoiada por lideranças de Salvador e de Aracaju. Grupos estão surgindo e se fortalecendo em todo estado, a exemplo de Feira de Santana, Catu, Vitória da Conquista, Jequié e em outras cidades. Treinamentos estão acontecendo nas cidades e isso vem refletindo na participação desses grupos junto à região. Outros lugares estão se expandindo em número de grupos também, como Sergipe, Paraíba e Pernambuco. O crescimento é reflexo da visão de pastoreio e expansão regional. A diretoria da região, assessores, coordenadores juntamente com líderes mais experientes estão sempre viajando para dar treinamentos e fortalecer grupos novos e os que precisam de renovação. Em nosso último encontro de assessores auxiliares em julho agora em João Pessoa, percebemos que neste momento a região conta com uma boa equipe de assessores auxiliares que estão colocando a mão na massa, trabalhando efetivamente junto ao seu grupo local e apoiando outros grupos. Ficamos muito felizes em ver assessores comprometidos no seu grupo local. Louvemos a Deus por isso, peço oração para que o trabalho de assessoria na região nordeste seja mais bem acompanhado e mais organizado. Sinto a necessidade de termos reuniões mais constantes com todos os assessores formais e informais. Continuemos orando também por mais assessores. A seara precisa de mais obreiros. Outro trabalho que vem crescendo, em menor ritmo, mas crescendo, é o trabalho da Aliança Bíblica de Profissionais – ABP. Muito bom ver que a cada ano a região faz um encontro com profissionais. Esse ano haverá um Encontro da ABP em Natal nos dias 23 a 25 de novembro. Informações estarão no site www.abub.org.br/nordeste. Esse ano a ABP em Natal começou a se reunir constantemente, outras ABP’s estão engatilhadas para começar. Também em João Pessoa a ABP se encontrou recentemente e deve haver algumas reuniões durante o ano.

O reflexo também do crescimento dos grupos da região se demonstrou no Curso de Férias – CF – que aconteceu dos dias 21 a 28 de julho, onde vários grupos novos mandaram representantes. Saiu um ônibus da Bahia, passando pelas capitais até João Pessoa, trazendo 40 estudantes. Ao todo, o CF contou com a participação de quase 90 estudantes de toda região. Eu estive lendo as avaliações finais do evento feitas pelos estudantes e em resumo o que foi mais marcante para eles e os profissionais foram: Todas as exposições Bíblicas em Tiago, especialmente as trazidas pelo pastor Jorge Noda, o silêncio reflexivo pelas manhãs, algumas palestras, como a do Pastor Marcos Throup sobre Igreja Evangélica no Brasil, momentos de agendas pessoais e amizades que aconteceram dentro do CF. A mensagem proposta pela carta de Tiago também mexeu muito com quem participou do CF pelo forte apelo a uma vida cristã que reflete em boas obras. A ética cristã foi uma pauta forte do Curso de Férias. Claro que além dos pontos mais marcantes, o CF teve outras atividades também relacionadas e importantes na avaliação dos estudantes como os grupos de EBI’s – Estudos Bíblicos Indutivos, o louvor e a oração e os momentos mais divertidos como a noite do Sarau Cultural. O CF terminou com uma ceia bem desafiante e ao mesmo tempo contrita, um momento de celebração, agradecimento e desafio por tudo o que Deus nos proporcionou naquela semana em João Pessoa. Nós agradecemos muito por Deus ter levantado tanta gente comprometida nesse CF, mais de 70% dos estudantes eram novatos, participavam pela primeira vez do CF, também tivemos uma boa participação de secundaristas e alguns profissionais. Na verdade, não daria para por em palavras como o CF foi tremendo. Eu vou tentar com algumas frases de como os estudantes resumiram o CF em suas avaliações, que Deus possa proporcionar mais momentos como esse e que isso reflita pelos campos missionários nas escolas, faculdades e ambiente profissional.

“ Chocante, o CF é chocante! Além disso, o CF ensina a orar com os “ olhos abertos”.”

“O CF é o melhor treinamento/acampamento que já participei na minha vida.”

“A fé sem obras é morta.”

“Confrontos, questionamentos e desafios em série que exigem mudanças de escolhas e valores, um processo doloroso e necessário.”

“O chamado a uma atitude profética diante das distorções que impedem que a igreja seja um reflexo de Cristo.”

“A diversidade cultural. Pessoas de várias regiões unidas, isso me fez rever meus conceitos e ajudou na quebra de preconceitos.”

“Ver tantos adolescentes comprometidos com a pregação do evangelho e a alegria em fazer isso.”

“O momento de intimidade que eu precisava com Deus para fortalecer a minha fé.”

“Uma semana de muita paz, treinamento e crescimento espiritual.”

“Uma semana de mudança de caráter e quebrantamento.”

Um forte e fraterno abraço!
NEle,
Felippe Schmitt
Obreiro da região Nordeste

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.