Notícias

Encontro de Vivência ABP Recife

Comunhão, aprendizagem e desafios.

No dia 18 de agosto a Aliança Bíblica de Profissionais do Recife realizou a segunda edição do seu Encontro de Vivência. Neste ano o tema escolhido para nortear o evento foi ‘Tecnologia x Relacionamento’ buscando compreender mais sobre como a tecnologia tem afetado nossas relações e moldado comportamentos, gerando isolamento social, mudança de conceitos e adoecimento. Além disso, também foi proposto tratar da importância do cuidado com o estudante e profissional no que diz respeito a saúde mental para evitar esgotamento, estresse, entre outras doenças. O evento contou com a presença de cerca de 25 participantes e durou o período da manhã e da tarde.

O evento iniciou com uma dinâmica para integração dos participantes. Após, o professor Leopoldo Teixeira trouxe a palestra principal sobre o tema. A apresentação iniciou com uma conceitualização de tecnologia e foi demonstrado como ela tem evoluído e está presente de diversas formas ao nosso redor. Em adição, nos levou a questionar sobre a neutralidade ou não da tecnologia e das ferramentas tecnológicas. Logo após, foi ilustrado como a tecnologia está presente na obra de Deus desde a criação, na queda, na redenção e na restauração, bem como a questão que criar e usar tecnologia reflete a imagem de Deus. Porém assim como tudo na terra, a tecnologia também caiu e foi corrompida pelo pecado, assim, ela não é neutra e pode afetar o ser humano e suas relações (consigo, com o próximo, com a natureza e com Deus) positivamente ou negativamente, ou seja moldamos nossas ferramentas e as nossas ferramentas nos moldam. Outros pontos abordados foram o uso da tecnologia como forma de fugir de Deus e que mesmo assim Deus pode usar tecnologia no seu plano de redenção. Por fim, foi falado da importância de valores essenciais e do processo, mostrando que muitas vezes a tecnologia valoriza o fim, não o processo, mas que as relações e a obra de Deus valorizam o processo: “Deus irá redimir corações, corpos e criações humanas. Enquanto isso, estamos cultivando…”. Ao fim da palestra os participantes foram divididos em grupos para discutir questões sobre a temática.


No período da tarde, foi feita uma apresentação do trabalho da ABUB e ABP Recife e logo depois, aconteceu uma momento de compartilhar mediado pela professora e psicóloga Flávia Puça. Foi abordado sobre Saúde Mental com aplicações e questões práticas envolvendo várias doenças de ordem mental. Ela apontou sobre algumas desmistificações que diversas pessoas cristãs acreditam e reproduzem que é necessário passar obrigatoriamente por sofrimentos, como por exemplo, na expressão “é necessário pagar o preço”. Sobretudo isso, não é verdade uma vez que Jesus Cristo já pagou o alto preço para redenção da humanidade. Nesse sentido, verifica-se que devido a pensamentos e crenças errôneas como essas muitas pessoas têm adoecido. Posteriormente, foram abordados sobre alguns transtornos, as características e como lidar com pessoas que sofrem com esses transtornos. Em seguida, houve momento de interação entre perguntas, reflexões e respostas para o grupo de participantes presentes. Por fim, foi apresentado uma reflexão sobre a integração entre Fé e Trabalho, mediada por Marcos Bezerra.


A vivência no EV proporcionou aos participantes amadurecer sobre o uso da tecnologia e a importância da construção e manutenção dos relacionamentos pessoais e da valorização da essência dos princípios e relações em detrimento do uso tecnologia. Sabe-se que a vida cristã está permeada por todos os lados da tecnologia, sobretudo é necessário que ela seja usada como uma ferramenta para a glória de Deus em diversas áreas de nossas vidas. O evento foi um ótimo momento de comunhão e de aprendizagem para os participantes, que levaram para casa vários desafios para refletir, mudar hábitos e compartilhar. Uma vez que o tempo excessivo à tecnologia pode trazer diversos agravos negativos às relações sociais e à saúde.

Nenhum Comentário

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.