III Encontro Regional de Profissionais Cristãos ABP NE

Por Felippe Schimmit

 

Aos Queridos e Amados irmãos que amam a obra missionária!
A Paz seja com todos!

O encontro reuniu diversas gerações de profissionais, dos mais antigos que começaram na ABU há quase 40 anos aos mais novos. Foi bem mesclado nesse sentido. Logo que cheguei já me deparo com o pastor Zwinglio com o Marcos(profissional de Maceió) numa longa conversa, não se viam há mais de 30 anos. Como o mesmo pastor relatou: “O Encontro já valeu a pena só por reencontrar pessoas queridas”. Para mim foi maravilhoso reencontrar também pessoas da minha geração, gente que militou comigo, e que sente dentro de si ainda o pulsar no coração pela obra.

Foi tão bonito ver gerações diferentes com o mesmo sentimento de gratidão e amor pelo trabalho que em anexo eu coloquei fotos do Encontro para que vocês sintam um pouco do calor dessa comunhão e fraternidade. Apesar do pouco tempo, o Encontro passou muito rápido, conseguimos ter um excelente conteúdo. Abri o Encontro falando um pouco da história da ABP que se mistura com a da ABU e da geração que foi formada com a visão da Missão integral, usei o texto de Josué 4:1-7 em que Deus cria um memorial na travessia do Rio Jordão para que as gerações futuras de Israel se lembrassem dos feitos de Deus no passado, tentei mostrar como Deus trabalhou na história de nossa militância no Movimento e como lembrar em gratidão disso nos renova e dá forças para continuarmos olhando para o futuro. Na mesma manhã, trabalhamos 4 grupos de debates: Assessoria Auxiliar, Militância na ABP, Mordomia Financeira, Diaconia e Missão Integral. Nessa manhã também, o Pastor Zwinglio trouxe para nós o Tema do Encontro: Ética e Missão no Trabalho. Um tema fundamental para nossa Missão. Zwinglio nos ajudou a pensar baseado no estudo de um livro de um Pastor chamado André Biéler – Professor da Faculdade de Teologia da Universidade de Genebra, Suíça. Ele por muitos anos estudou a fundo o pensamento de Calvino. Calvino foi um profundo estudioso da Bíblia e seu objeto era estudar as escrituras para dar resposta aos problemas humanos e sociais de seu tempo. Descobrimos como a ética e os valores das escrituras dão uma direção clara e segura para um modelo de sociedade justa e divina. Falou-se sobre ética, humanismo, relações de trabalho, dinheiro, propriedade, justiça, legalidade, natureza humana, Igreja, Sociedade, Estado entre outros. Foi algo tremendo mesmo. Tanto que no primeiro dia sua fala estendeu-se a 1hora e 40 minutos e no segundo dia passou de 2 horas e não vi ninguém cansado em ambos os dias. Fiquei muito empolgado em ver como Calvino foi muito inspirado em suas idéias, tão novo e ainda numa época difícil – um gênio, reconheço isso(mesmo sem ser presbiteriano…rsrsrs). Eu não poderia deixar de colocar o material do Pastor Zwinglio neste anexo. São 32 páginas, leiam, vale muito apena! Foi muito sugerido dentro do Encontro a leitura desse material. Creio que ajudará no seu crescimento espiritual.

Já na parte da tarde houve tempo livre, mesmo assim ainda houve uma conversa informal entre os Profissionais de Maceió com a Ana Luisa(estudante ABU Maceió) para que haja união de forças nessa nova retomada do grupo da ABU em Maceió depois de 2 anos parado. Pela noite, após o momento de louvor, quem nos trouxe a mensagem foi a Pra. Ana Isaura, assessora da ABP Aracaju. Ela nos lembrou muito do sentido e da essência de sermos cristãos e olharmos para Cristo como pessoas, igreja e sociedade(usou um profeta do Antigo Testamento). Contou um pouco do seu testemunho de vida, sua entrada na ABU, seu casamento, sua militância cristã, compartilhou sobre sua família e como Deus trabalha na vida das pessoas, trouxe princípios importantes para a vida e conduta. Para mim, ficou gravado, o cuidado de não negociarmos nossas ambições pessoais com o diabo, sem querer, podemos descuidar em não colocar o Reino de Deus e sua Justiça a frente de projetos pessoais voltados para nós mesmos. No dia seguinte, a devocional foi com Marcos Bezerra, profissional e assessor da ABU Recife. Ele trabalhou alguns textos bíblicos sobre ética e missão, fortalecendo mais ainda nosso senso e fundamentos para a Missão. Depois tivemos um testemunho da Priscilla da ABP Aracaju, falando um pouco do trabalho que a ABP Aracaju vem realizando, inclusive a própria iniciativa em realizar este III Encontro de profissionais é fruto da ABP em Aracaju. Daí nasceu também o desafio de estimularmos a criação de novos grupos de ABP no Nordeste, por que não? Pensamos que ao longo da seqüência de 3 encontros de ABP, um realizado em 2008, outro em 2009 e esse agora em 2011, temos uma história, temos objetivos mais claros, temos alguns modelos para ABP e podemos trabalhar. Então fomos divididos por cidades e em cada cidade presente foi marcada uma reunião, um momento de pós-encontro, numa data específica, para orarmos e lermos um documento elaborado pela ABP Nordeste em 2008, que coloco em anexo e está no CD do material do III Encontro. Esse documento traça objetivos para a ABP. Após isso, celebramos a Ceia do Senhor e terminamos o III Encontro, na certeza de realizarmos um próximo em 2012, provavelmente em Natal ou mesmo em João Pessoa! Vou ficando por aqui! Esperançoso em ver todos vocês e mais profissionais no IV Encontro da ABP!

Um forte e fraterno abraço a todos!
No Deus que nos chamou para sermos éticos e missionários!

Felippe Schimmit – Obreiro NE

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.