Lutando contra o desânimo

Provavelmente em algum momento da missão todos nós seremos surpreendidos pelo desânimo. Aquela sensação de esgotamento ou falta de motivação para continuar. Uma hora ou outra isso nos atinge e precisamos saber como lidar com essa situação. Como enfrentá-la sem nos deixar vencer por isso?

Às vezes o desânimo vem por termos urgência em ver resultado no trabalho que fazemos. Queremos que os frutos cheguem antes da estação apropriada. Fazemos cobranças muito grandes a nós mesmos e queremos antecipar o tempo certo de as coisas acontecerem. Outras vezes nos abatemos porque nos sentimos sós e sobrecarregados. Não procuramos alguém com quem compartilhar nossas angústias e problemas, não dividimos as cargas uns com os outros, preferindo seguir sozinhos com nossas pesadas bagagens. Há ainda o excesso de obrigações, quando nos comprometemos com mais funções do que aquilo que conseguimos suportar e não damos conta de tudo o que temos para fazer. Quando tudo isso se acumula não há força o suficiente para continuar e é natural que, além de desanimada, a pessoa sinta-se fraca e impossibilitada de prosseguir.

É preciso regar nossa caminhada com alguns elementos para que, chegando o tal desânimo não permaneça por muito tempo. Na luta contra o desânimo existe algo que não podemos deixar de considerar: a autodisciplina. Precisamos exercitar nossas disciplinas espirituais e nossa vida devocional. Através disso e com o conhecimento das Escrituras saberemos que dependemos totalmente de Deus, que o fruto das nossas obras virá no tempo determinado por Ele. Apesar de podermos semear e regar, o Senhor é o responsável pelo crescimento. E quando isso nos enfraquecer saberemos que é Ele quem nos fortalece nas nossas fraquezas.

“A minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” (2 Co 12:9)

Outro aspecto importante é cultivar amigos na missão, amigos com quem possamos dividir os problemas e aflições. É necessário compartilhar nossas dificuldades com outras pessoas e também saber ouvir as necessidades dos nossos irmãos. Orar, oferecer suporte e ajudar uns aos outros. Também é muito importante ter um grupo, pois não é saudável concentrar todas as responsabilidades em uma só pessoa. É bem melhor dividir os cargos e as funções.

“Se quisermos caminhar sozinhos, estaremos fadados ao fracasso.” (GREEN, Keith. 2001)

Não nos esqueçamos de dedicar tempo para o descanso, pois é um mandamento. Ao planejarmos nossas atividades devemos ter um horário reservado para descansar. Todos nós precisamos de tempo para renovar nossas forças e seguir em frente. Invista em tempo de descanso e lazer. Não deixe que a rotina sufoque o seu tempo de repouso. Se observarmos todas essas sugestões dificilmente seremos pegos pelo desânimo.

Thais Kétura, ABU Mossoró-RN.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.