Recursos

Ata do Conselho Regional 2015.2 ABUB Norte

ATA DO CONSELHO REGIONAL | ABUB NORTE 2015.2 

Manaus (AM), 29 e 30 de julho de 2015.

Ata da reunião ordinária do Conselho Regional ABUB Norte 2015.2, realizada nos dias 29 e 30 de julho de 2015, nas instalações do Centro de Treinamento Presbiteriano Manaus, situado no bairro Tarumã-Açu, cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. Às 14:30hs, sob a presidência de Geiziane Oliveira Gomes, teve início com oração a reunião do Conselho Regional. Dentre os membros da Diretoria Regional estava presente apenas Geiziane Oliveira Gomes e como convidado a compor à mesa Weider Serruia dos Santos, auxiliando a redigir a ata do Conselho. Procedeu-se a chamada dos delegados e constatou-se a presença de 7 dos 12 grupos filiados correspondente a um quórum de 58,33%, maior do que o mínimo exigido pelo estatuto desta entidade. Conforme a lista de presença estavam presentes os delegados dos seguintes grupos filiados: ABU Imperatriz (um representante), ABU Manaus (dois representantes), ABU Palmas (um representante por procuração), ABU Paragominas (um representante), ABU São Luís (dois representantes), ABU Teresina (um representante) e ABU Tucuruí (dois representantes). ABU Belém, ABU Boa Vista e ABU Marabá, apesar de não serem filiados, estiveram presentes.

A seguir foram apresentadas as pautas deste CR: 

1. Eleição para os cargos da diretoria regional; 

– Vice- Presidência;

 – Secretaria geral; 

– Secretaria de literatura; 

– Secretaria de comunicação; 

– Tesouraria.

 2.  Assessoria Auxiliar;

 3. ABS: Indicar coordenadores e pensar no encontro regional de ABS. 

4. ABP;

5. Agendas regional e nacional:

– CF

– CR 

– TIFS

6. Indicações para o IPL;

7. Projeto ABUB Norte + Tearfund;

8. Grupos de Trabalho (GT’s);

9. Finanças;

10. Apresentação dos relatórios dos grupos locais.

Procedeu-se a eleição dos cargos da diretoria regional ABUB Norte 2015.2. A primeira secretária geral Rayane Lima, a primeira tesoureira Raylane Costa, a primeira secretária de comunicação Monize Neves, o segundo secretário de comunicação Elvis Gonçalves, o primeiro secretário de literatura Marcos de Moraes e o segundo secretário de literatura Epaminonas Bonfim, declinaram dos cargos. Os mesmos enviaram cartas de despedida lidas no Conselho Regional, exceto Raylane Costa e Monize Neves. Os outros membros que compõem a diretoria se dispuseram a prosseguir e também deixaram cartas a serem lidas colocando seus cargos a disposição da escolha dos delegados. Os candidatos indicados foram avaliados nos seguintes quesitos: disponibilidade de tempo, participação nos eventos e engajamento no grupo local.

 Para a secretaria de literatura: Weider Serruia e Johnatha do Rosário foram indicados pelos delegados da ABU Manaus e George Brendom, pela ABU Imperatriz. Samara e Priscila, da ABU Manaus, falaram sobre os pontos favoráveis e conduta de Weider Serruia, e este foi eleito com oito votos para o cargo de primeiro secretário de literatura. Para o cargo de 2º secretário de literatura, Karoline Fragozes, da ABU Manaus, expôs os pontos favoráveis de Johnatha do Rosário e, igualmente, Wesley Oliveira, da ABU Boa Vista, falou sobre George Brendom, sendo Johnatha eleito por unanimidade para o cargo.

Para a secretaria de comunicação Marcos Abraão foi indicado pelos delegados a permanecer na diretoria, nesta feita como primeiro secretário de comunicação. Luane, da ABU São Luís, falou sobre os pontos favoráveis e este foi eleito com 10 votos a favor. Para os cargos de 2º secretário de comunicação foram indicados: Felipe Portilho, pela ABU Tucuruí; Mariély Ataíde, pela ABU Palmas e Karoline Fragozes, pela ABU Manaus.  Wendria, da ABU Tucuruí, Victor Hugo, da ABU São Luís e Johnatha, da ABU Manaus falaram sobre os pontos favoráveis e contrários de cada indicado, respectivamente. Mariély Ataíde foi eleita por unanimidade e Karoline Fragozes foi eleita com 12 votos para o cargo. 

Para o cargo de 1ª tesouraria, Vinícius da Mata assume a função devido ao declínio de Raylane Costa. Para o cargo de 2º tesoureiro regional Samuel Melo foi indicado pela ABU São Luís. Thalita Melo, da ABU Paragominas, falou sobre os pontos favoráveis e sua conduta, e este foi eleito com 12 votos. 

Para o cargo de vice-presidência os indicados foram: Helenilson Mota, pela ABU Imperatriz, Geiziane Oliveira, pela ABU Manaus e Victor Hugo, pela ABU Tucuruí, sendo que o último declinou da indicação. Os delegados discutiram os pontos favoráveis e contrários de cada indicado, e Geiziane Oliveira foi eleita por unanimidade. 

Para o cargo de secretaria geral foram indicados: Wendria Cunha, pela ABU Tucuruí, Samara Paiva, pela ABU Manaus e Thimóteo Pinho, pela ABU Imperatriz, sendo que o último declinou da indicação. Os delegados discutiram os pontos favoráveis e contrários de cada indicado, e, para o cargo de 1ª secretária geral Samara foi eleita por unanimidade e, Wendria Cunha, foi eleita com 12 votos para a 2ª secretaria geral. Os cargos de presidência e 1ª tesouraria permaneceram inalterados, pois os mesmos foram votados no último CR ABUB Norte. 

Após a votação, chegou-se ao seguinte resultado: Steffi de Castro, presidente; Geiziane Oliveira, vice-presidente; Samara Paiva, 1ª secretária geral; Wendria Cunha, 2ª secretária geral; Vinícius da Mata, 1ª tesoureiro; Samuel Melo, 2º tesoureiro; Weider Serruia, 1ª secretário de literatura; Johnatha do Rosário, 2º secretário de literatura; Marcos Abraão, 1ª secretário de comunicação; Mariély Atáide, 2º secretária de comunicação; Karoline Fragozes, 3° secretário de comunicação. Foi realizada uma oração pelos novos integrantes da diretoria regional.

Em seguida foram lidas as indicações para a assessoria auxiliar, as quais foram: 

- ABU Manaus: Thaysa Farias

- ABU Belém (Grupo não filiado ainda): Américo Lamas de Menezes;

- ABU Teresina: Lázaro Francisco dos Santos e Silva, Helenilson Mota Pereira, Dáuryda Luana Torres Costa e Ítalo Vilander de Negreiros Ribeiro;

- ABU Tucuruí: Térlys Áraújo;

- ABU São Luís: Hilton Carlos

-ABU Boa Vista (Grupo não filiado ainda): Eduardo Guilherme de Moura Paegle.

 Todos os indicados foram aprovados para acompanhamento.

 Após a pauta sobre assessoria foi discutida a possibilidade de indicação de pessoas para a Coordenação Regional de ABS, e foi decidido que as indicações seriam para o próximo CR 2016.1, pois os delegados presentes levariam a questão para conhecimento dos GB’s. Sobre as indicações de coordenadores locais de ABS apenas a ABU Imperatriz se manifestou, indicando Victor Antônio Vieira de Souza, o mesmo foi aprovado para acompanhamento. O conselho também discutiu Encontro Regional de ABS onde levantou-se as questões sobre o local sede e sua data de realização, contudo o mesmo não foi aprovado para ser realizado até o próximo CR devido a ocorrência de vários eventos regionais e nacionais que acontecerão na região neste período. 

Posteriormente discutiu-se o engajamento das ABP’s sobre suas as formas de atuação na região e organização de diretoria, tal como a maneira de implementação de ABP’s nas cidades, contudo não houve decisões efetivas sobre a pauta e os delegados ficaram responsáveis por levar o assunto a conhecimento dos GB’s.

Na agenda regional, foi ressaltada a informação sobre os Treinamentos Intensivos de Final de Semana que ocorreram simultaneamente nas datas 05 e 06 setembro com todos os grupos locais, decisão essa acordada no último CR 2015.1. Acerca dos TIFS, também ficou decidido que os mesmos deverão possuir momentos específicos para ABS na programação. Posteriormente, ocorreu a votação do local para o próximo CR, as cidades indicadas foram, Belém-PA pela ABU Manaus, Teresina-PI, Tucuruí-PA e São Luís/MA foram indicados por seus grupos locais.

Para sediar o Conselho Regional 2016.1, foram indicadas as cidades: Belém/PA, pela ABU Manaus; Teresina/PI, São Luís/MA e Tucuruí/PA pelos seus respectivos grupos locais. As cidades indicadas foram avaliadas nos seguintes quesitos, acessibilidade, capacidade do grupo local para recepção do evento e histórico de recepção de eventos. Em seguida os delegados discutiram os pontos favoráveis e contrários, das cidades indicadas, sendo Tucuruí/PA escolhida com oito votos para sediar o CR 2016.1, nos dias 01, 02 e 03 de abril de 2016, data aprovada por unanimidade pelo conselho.

 Depois, houve a votação para a cidade sede do Curso de Férias da ABUB Norte 2016, sendo Boa Vista/RR indicada pela ABU Manaus, esta foi a única indicação para sediar o evento e a cidade foi avaliada nos mesmos quesitos estabelecidos para o CR. A a data proposta para a realização foi de 14 a 20 de julho de 2016, a cidade e a data indicadas foram aceitas por unanimidade. Contudo, estabeleceu-se que até o dia primeiro de outubro de 2015, o grupo local confirme junto a Diretoria Regional a realização do evento, bem como lugar de recepção do mesmo.  Também foi proposto que São Luís/MA ficasse como segunda opção para sediar o evento, caso Boa vista não venha a atender as necessidades de ocorrência do mesmo.

Em seguida, foram indicados ao IPL 2016: Daniel Duarte (ABU São Luís – Indicado no último CR); Luane Macedo (ABU São Luís- indicada no último CR), Steffi de Castro (ABU São Luís – Indicada no último CR), Marina Lago (ABU Luís – indicada pela ABU Palmas), Lara Castro (ABU Luís – indicada pela ABU Palmas), Victor Hugo (ABU São Luís- indicado pelo grupo local), Jessé Falcão (ABU Manaus – indicado no último CR), Johnatha do Rosário (ABU Manaus – indicado pelo grupo local), Weider Serruia (ABU Manaus – indicado pelo grupo local), Priscila Pinho (ABU Manaus – indicada pelo grupo local), Samara Paiva (ABU Manaus – indicada pelo grupo local), Katia Ferreira (ABU Teresina – Indicada no último CR), Vinicius da Mata (ABU Teresina – indicado no último CR), Samuel Melo (ABU Teresina – indicado pelo grupo local), Marcos de Moraes (ABU Araguaína – indicado no último CR), Rayane Lima (ABU Caxias – indicada no último CR), Ângelo José (ABU Imperatriz  - indicado pelo grupo local), Victor Antônio (ABU Imperatriz – indicado pelo grupo local), Mariély Atáide (ABU Belém – indicada pela ABU Imperatriz), Thalita Melo (ABU Paragominas – indicada pelo grupo local), Wendria Cunha (ABU Tucuruí – indicada pelo grupo local), Karolina Thalita (ABS Tucuruí – indicada pelo grupo local)  e Thiago Willyan (ABS Tucuruí – indicada pelo grupo local) Felipe Portilho (ABU Tucuruí – indicado pelo grupo local), totalizando 21 indicados da região para o IPL 2016.

Após as agendas regionais, Fernando Costa, assessor da região, tratou sobre a pauta ABUB + Tearfund, apresentando os alvos e projetos da parceria estabelecida. As metas dessa parceria serão enviadas por e-mail mensalmente para todos os grupos locais.

Steffi de Castro, atual presidente regional, através de um documento enviado a Geiziane, propôs a criação de Grupos de Trabalho (GT) focados em quatro temáticas (ANEXO 1):

 - GT1: Igreja e ABU; - GT2: Mobilização de Recursos; - GT3: Clube de Leitura; - GT4: Desenvolvimento da ABS.

A proposta foi aceita por unanimidade do conselho. Em seguida os delegados indicaram membros da diretoria regional para estar à frente dos grupos, segundo sua atuação. Para o GT1, foi indicada Samara Paiva, primeira secretária regional, sendo esta eleita com oito votos. Para o GT2, foi indicado Samuel Melo, segundo tesoureiro regional, sendo este eleito por unanimidade. Para o GT3, foi indicado Johnatha do Rosário, segundo secretário regional de literatura, sendo este eleito por unanimidade. Para o GT4, foi indicada Steffi de Castro, presidente regional, entretanto a mesma não estava presente, portanto a liderança deste grupo se encontra em aberto. Não houveram indicações de demais integrantes  para os grupos de trabalho, dessa forma, o conselho estabeleceu o prazo final para indicações de membros dos GT’s pelos grupos locais até o dia 10 de setembro de 2015. 

Como não houve apresentação do relatório financeiro regional, os grupos locais comentaram sobre a situação financeira dos grupos, e os mesmos permaneceram com os alvos estabelecidos no CR 2015.1, com exceção de São Luís/MA e Teresina/PI que deixaram em aberto o alvo de doação. Portanto, ficando assim: Imperatriz/MA Imperatriz R$ 50,00 (ABU e ABS); ABU São Luís – em aberto; ABU Teresina – em aberto; ABU Tucuruí R$ 20,00; ABU Manaus R$ 30,00 (quantia firmada ano passado); ABU Belém (grupo não filiado ainda) R$ 10,00; ABU Palmas R$ 20,00; ABU Paragominas R$ 20,00; ABU Marabá (grupo não filiado ainda) R$ 20,00; os demais grupos que não estiveram presentes permanecem com o alvo firmado no último CR.

Finalizando o CR 2015.2, os delegados fizeram a apresentação de seus relatórios para o Conselho. Não havendo outros assuntos, a reunião ordinária do Conselho Regional encerrou-se às 20:30hs do dia 30 de julho de 2015, com os grupos da região firmando compromissos na missão estudantil. Para constar, nós, Samara Paiva e Wendria Cunha da Silva, redigimos e assinamos a presente ata, juntamente com a vice-presidente, Geiziane Oliveira Gomes.

 

__________________________                           __________________________

Samara Alyssa Paiva da Silva Wendria Cunha da Silva

 

_______________________________

Geiziane Oliveira Gomes

Nenhum Comentário

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.