Juntos em uma só missão

por Nayara Matos*

A Palavra de Deus é um manual para cada ser humano, ela nos orienta e nos revela o imenso amor do Pai por nós. A Bíblia pode ser comparada a uma “Carta”, que tem Deus como remetente e os homens como destinatários. Assim sendo, conhece-la, estuda-la e entende-la, é o dever dos cristãos, porque é por meio de nós, semeadores do evangelho, que o mundo que está em trevas poderá conhecer a Deus.

Na intenção de fortalecer a fé e fazer Jesus conhecido estudantes das diversas áreas têm se unido em suas escolas, faculdades e universidades, formando grupos evangelísticos, que estudam a Bíblia, louvam e interagem saudavelmente uns com os outros. Os diversos grupos que se formaram ao longo dos anos no território nacional hoje integram a ABUB (Aliança Bíblica Universitária do Brasil).

A ABUB desenvolve várias atividades voltadas para a missão estudantil, dentre elas há os “Treinamentos Locais” (TL) a fim de preparar os “jovens missionários” para o campo. O TL De Tucuruí-PA, aconteceu no último dia 06, na Igreja Batista em Vila Permanente, das 8:00 as !4:00 horas, e teve o tema: “Estudante ou missionário?”.

Durante a programação foi abordado sobre o que vem a ser a ABUB, quais os objetivos e a missão da mesma. Houve também a oficina “Como fazer um EBI”, nela esclareceu-se sobre como funciona um estudo bíblico indutivo, quais as vantagens desse tipo de estudo e foi dado o passo a passo de como se faz um bom EBI. Além dessas oficinas, ocorreram momentos de diálogo, louvor, oração, dinâmica e refeição.

O Treinamento de Tucuruí foi muito importante para auxiliar os novos integrantes a criarem e aplicarem um EBI, além de incentivar à continuidade do trabalho na UFPA, IFPA, UEPA e Gamaliel. No TL tivemos a oportunidade de aprendermos uns com os outros e de fortalecer nosso compromisso de anunciar a Palavra de Deus. A próxima etapa para o grupo base de Tucuruí será receber nossos irmão em Cristo no Treinamento Micro regional que acontecerá aqui, em Novembro desse ano.

 *Nayara Matos, estudante de Técnico em Saneamento Ambiental no IFPA.

Foto: Treinamento local, ABU Tucurí- PA

Sobre o Treinamento Intesivo da Aliança Bíblica de Secundaristas em Picos – PI

por Jéssica Marcos**

O treinamento foi realizado no dia 06 de setembro de 2014 na Igreja Presbiteriana Renovada pela Aliança Bíblica Universitária de Picos-PI (ABU – Picos) às 15hs, o evento foi composto de oração, louvor e três oficinas afim de ajudá-los na Obra do Senhor. Abordamos nas oficinas: Como iniciar um núcleo, Evangelismo e EBI, sendo uma parte teórica e outra prática. Isso tudo foi possível graças ao Senhor nosso Deus e também ao auxílio do pastor da igreja em disponibilizar o local e os aparelhos (data show e som). Agradecemos a Deus pela oportunidade que tivemos em poder realizar nosso primeiro treinamento local, esperamos que venham outros.

Esse evento foi planejado juntamente com os próprios secundaristas, eles eram os maiores interessados, percebeu-se então a real necessidade e alegria deles em receberem a capacitação. Atualmente dois núcleos estão em processo de iniciação, eles estão se organizando para logo efetuarem as atividades.

O dia foi muito especial, exatamente dez secundaristas compareceram ao treinamento. Nos divertimos, brincamos, lanchamos, tudo isso sem esquecer o foco, o aprendizado daquela tarde. Pudemos também criar vínculos com eles, de compor também nosso grupo base. Nos comprometemos (ABU – Picos) de ajudá-los no que for necessário, sem falar do acompanhamento das reuniões realizadas por eles nas instituições.

Pedimos que toda a região Norte e todos os Abuenses de todos os lugares do Brasil, orem por nós, por cada um desses estudantes que permitiram a chama do Evangelho arderem em seus corações e assim se dispuseram em realizar a vontade de Cristo, respondendo ao Seu chamado como filhos obedientes e integrantes da grande família de Deus. Orem também por nossa comunhão, pelo nosso proceder como santos eleitos de Deus e propagadores da mensagem da Cruz. Dissemos SIM ao trabalho que nos ofereceu Cristo Jesus! Que Ele nos cubra com Sua misericórdia e cuidado, tudo que façamos seja para a honra e glória.

A Graça e a Paz de nosso Senhor Jesus Cristo à todos os Abuenses 🙂

** Jéssia Marcos é acadêmica no curso de Nutrição na UFPI e membro da ABU em Picos-PI.

 

“Foi ministrado um treinamento intensivo pelos universitários e líderes da ABU Picos, Jéssica Marcos e Jr Caracas, para estudantes secundaristas que desejavam implantar um núcleo da ABS em seu ambiente escolar, cujos temas explanados foram o princípio da mesma, suas bases de fé, como funciona esse trabalho, seus objetivos, bem como deve ser o comportamento durante as reuniões, dicas para começar um núcleo, a questão do evangelismo na escola com base no ministério de Jesus – que diga-se de passagem é o nosso padrão – e por fim, mas não menos importante, uma oficina sobre EBI (Estudo Bíblico Indutivo) importante na preparação dos estudos bíblicos que serão apresentados e compartilhados nas reuniões feitas na ABS.

O que mais me chamou atenção foi o fato de que além de aprendermos como conduzir em geral esse projeto, foi uma oportunidade de abrirmos um novo horizonte para evangelização, estudante evangelizando estudante. O que me parece muito mais fácil, visto que são pessoas que já fazem parte do nosso dia-a-dia e as conhecemos bem, portanto temos noção da mais adequada forma para a abordagem.

Essa habilidade foi testada e aperfeiçoada no treinamento realizado. Estou certa de que aquilo que foi discutido, apresentou-se de suma importância tanto para o preparatório como também para o crescimento espiritual de cada um, e essa é a vontade do Pai que nos chamou, que cresçamos em conjunto e tudo isso em prol do Seu Reino. ”

 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.