Boletim de oração – Ano1 – No3

 

“Os onze discípulos foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara. Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mt. 28:16-20)

 

O ano de 2011 se foi… Mas com ele ficaram muitos e muitos motivos de ações de graças! Gostaríamos de reservar esse boletim principalmente para agradecer por esse maravilhoso ano de 2011 em que vimos que o Pai esteve conosco em cada segundo nas nossas vidas e na missão estudantil. Muitos grupos surgiram, outros fortificaram os laços de amizade dentro de grupos mais antigos, eventos que com certeza fizeram diferença nas nossas vidas! Daremos um enfoque maior no segundo semestre de 2011, também com motivos de oração dos grupos para esse próximo ano que se inicia!

 

Atividades da Região (agradecimentos gerais)

– Curso de Férias

Estudando o livro de Amós no curso de férias tivemos momentos de reflexão profunda, sobre as injustiças presentes no mundo e também em nós. Mais de cem estudantes, com representantes de muitos grupos locais da nossa região, e também de outras, como Goiás, Minas e Ponta Grossa, aprenderam, oraram, refletiram, compartilharam…. Somos gratos a Deus por todo o curso e pela participação de cada um!

– Semana de Reflexão Teológica em São Paulo

“O evento consistiu em encontros diários (em 2011 dos dias 04 a 08/07) das 19h30 às 22h30, com palestras e mesas redondas de diversos assuntos ligados ao tema do ano escolhido pela ABU SP – e neste ano foi ‘Só se vive uma Vida’.” Estiveram presentes também representantes da Rede Fale e da Rocha.

– Acampamento em São Carlos

A ABU de São Carlos organizou no segundo semestre de 2011 um acampamento evangelístico, no qual tiveram a oportinidade de convidar seus amigos não-cristãos da univerisdade e compartilhar um pouco de evangelho com eles. Houveram EBI’s, exposições bíblicas, músicas, gincana e, principalmente, tiveram a oportunidade de conversar e conhecer mais seus amigos e assim compartilhar a palavra de Deus com eles.

– CR (São Paulo)

O Conselho Regional aconteceu na cidade de São Paulo, onde mais de 100 estudantes se reuniram para planejar, orar, e sonhar, para o evangelismo em nossa região. Foram representantes de quase todos os grupos locais, e diversos grupos novos, além de dois representantes do Estado do Mato Grosso do Sul!

– Evangelismo no Interunesp

O Interunesp é o maior evento de jogos universitários da América Latina, e reúne mais de 50 mil jovens, que passam a maior parte do tempo alcoolizados e em festas.

Desde o ano de 2007 os estudantes da ABU das cidades em que ocorrem os jogos têm se preocupado em utilizar esse tempo pra distribuir águas, e conversar com alguns estudantes sobre o evangelho!

E, esse ano não foi diferente, na cidade de Marília os estudantes se organizaram, e distribuíram cerca de 20 mil águas, e tiveram boas oportunidades de conversas com os estudantes sobre a água da vida, Jesus!

 

Grupos locais

– Araraquara (SP) – Pedem oração por pessoas dispostas a trabalhar, tanto na Unesp como nas outras universidades da cidade. Em 2011, o grupo realizou além dos estudos bíblicos reuniões de oração todas as semanas.

– Assis (SP) – Vários cristãos passaram a participar da ABU no ano passado, e o grupo pede oração pelos estudos bíblicos, pela preparação e por aqueles que conduzirão os estudos, e também pelos que participarão.

– Bauru (SP) – iniciaram um grupo de oração em Abril/2011, e todos estão felizes, pois têm contado com a presença de não-cristãos nessas reuniões, além dos estudos bíblicos. Pedem oração pelos grupos novos que estão abrindo, bem como para que consigam estabelecer um grupo em cada faculdade da cidade. Também pelos grupos já existentes, que se mantenham firmes na palavra e que o Senhor dirija pela sua vontade. Agradecem a Deus que os tem sustentado e tem ensinado de uma forma muito particular cada membro do grupo.

– Botucatu (SP) – No ano passado o grupo se reuniu para orar, cantar e estudar a bíblia duas vezes por semana, estudando às segundas o livro de Marcos e às quintas o livro de Mateus, e houve um revezamento pra trazer o estudo. O grupo também tem se dedicado à capelania, visitando pacientes internados no hospital da Unesp, e eles desejam que isso seja mais frequente. No final do ano fizeram uma Ceia de Ação de Graças, na qual convidaram amigos mais próximos, onde puderam compartilhar do amor de Deus a eles e celebrar o ano que estava acabando. Oram para Deus para que envie, conforme sua vontade, novas pessoas para o grupo, crendo de que a obra é dEle e, portanto, não acabará.

– Campinas (SP) – o grupo realizou várias atividades para apoiar a viagem do David Kurka. Eles estão auxiliando e acompanhando o início de 3 novos núcleos, sendo dois no Mackenzie e um na PUC. Além disso o grupo têm incentivado a literatura de diversas formas, como a preocupação com a venda de livros em TMRs. O grupo Fale da cidade, do qual participam muitos membros do GB Campinas, têm realizado atividades recreativas num bairro próximo.

– Franca (SP) – Além dos grupos da FDF (Faculdade de Direito de Franca) e da Unesp, alguns estudantes da Unifran e da Unifacef têm sido acompanhados, e participaram de muitas atividades em 2011. O grupo estudou nos últimos meses o livro de Colossenses, e tiveram boas oportunidades de aprendizado e comunhão com os estudos. Alguns estudantes do grupo têm se preocupado em ocupar espaços dentro da universidade, participando de grupos de extensão, estudos e movimento estudantil.

– Jaboticabal (SP) – O grupo compartilhou que as reuniões de estudo bíblico contaram no ano passado com a participação de 60% de não-cristãos; e, além dos estudos, as demais atividades organizadas também contaram com a presença de uma maioria de pessoas que ainda não conhecem a Cristo, e estas têm sido boas oportunidades para fazerem amizade e compartilharem sobre o evangelho.

– Marília (SP) – no ano passado, o grupo realizou um treinamento tratando de pontos como se relacionar e agir. Alguns estudantes da Famema têm participado mais das atividades do grupo, e se empenhado nas atividades dentro da universidade. Além disso, o núcleo da Unesp realizou no ano passado reuniões de estudos bíblicos em dois horários na semana. O grupo organizou também o evangelismo no Interunesp.

– Presidente Prudente (SP) – o grupo têm crescido e contado com a participação mais intensa dos estudantes nos estudos bíblicos, com discussões bastante produtivas. Os estudantes têm visto a possibilidade de se juntar à empresa júnior da faculdade e à Igreja na participação de projetos sociais.

– Ribeirão Preto (SP) – o grupo cresceu bastante em união e em comunhão no ano passado, e voltou a realizar reuniões de estudo na FEA, o que não ocorria há um ano. As reuniões de grupo base ocorrem mensalmente. Os diversos encontros, como o TMR, contribuíram para a comunhão e fortalecimento do grupo. No final do ano tiveram eleição e a nova diretoria acabou de assumir. Oremos por eles e pelo preparo do TL em conjunto com Jaboticabal.

– São Carlos (SP) – no ano passado, o grupo estava estudado o livro de Lucas nos EBIs, que ocorreram tanto na Usp quanto na Ufscar, sendo duas reuniões semanais na Ufscar e três na Usp. As reuniões de grupo-base são semanais e durante essas têm acontecido o estudo do livro de Atos. Há em média 35 pessoas nessas reuniões, e são divididos grupos de EBI com 7 pessoas. Além disso o grupo realizou o acampamento evangelístico e têm planejado a “Semana da Bíblia” para o segundo semestre de 2012.

 São José dos Campos (SP) – o grupo organizou duas palestras sobre fé e ciência, sendo que na segunda estiveram presentes mais não-cristãos do que na primeira. Ocorreu também uma trilha esportiva realizada pelos estudantes do Ita, em que buscam um ambiente adequado para testemunhar do evangelho. Existem vários novos núcleos na cidade, além do que existe no Ita, o da Unifesp, da ETEP, da Unip, e o da Unesp. Ocorrem reuniões períódicas de grupo-base com a presença de estudantes de todas as universidades. Oremos para que cada um dos núcleos consiga se organizar tendo um responsável sem ter que depender de pessoas de outras faculdades. Também pelos núcleos da Unesp e Univap cujos líderes estão se formando.

– São José do Rio Preto (SP) – Durante o ano passado o grupo passou a se aproximar cada vez mais da região e a se organizar como ABU. Oremos para que esse ano o trabalho continue, agora com a formação da primeira diretoria com alguns bixos, o começo de novos núcleos em outras faculdades e em breve o treinamento local que será realizado em parceria com o grupo de Franca.

– São Paulo (SP) – No ano passado, aconteceram reuniões de estudo bíblico em muitas universidades, como o Mackenzie, PUC, FESP, ESPM, Unifesp, INSPER, São Judas, e FMU; sendo que na Usp são três reuniões de estudo. Houve a Semana de Reflexão Teológica e o grupo têm trabalhado junto com o FALE São Paulo.

– Dourados (MS) – O primeiro GB da cidade começou a se reunir mensalmente para estudos em agosto do ano passado, tendo uma boa participação de líderes e possíveis novas lideranças. Os núcleos nas universidades têm se fortalecido e contado com uma boa participação de calouros e não-cristãos. Houve um treinamento local em setembro, do qual participaram alguns estudantes e profissionais de São Paulo, além da assessora Aline. Pedem oração pelo amadurecimento dos grupos e formação de novas lideranças.

– Cassilândia, Paranaíba e Chapadão do Sul (MS) – Esses novos grupos que surgiram no ano passado em Mato Grosso do Sul, pedem pelo treinamento que estão organizando e pelo começo dos grupos (pessoas interessadas em falar de Cristo nas universidades).

 

Agradecimentos e pedidos de oração

Oramos pela renovação da liderança nos grupos locais, para que seja tranquila e que o bastão seja passado com sabedoria e amor. Também pelo preparo e planejamento dos grupos em relação à recepção aos bixos.

Novos grupos: No último CD, três novos grupos filiaram-se: Dourados, ABC e Santos. Lembremos destes grupos nas nossas orações, pelas diretorias recentemente constituídas. Muitos novos grupos e contatos surgiram no ano de 2011: Araçatuba, Araras, Sorocaba, Baixada Santista, Barretos, Taubaté, Itu, Cassilância, Paranaíba, Coxim e Chapadão do Sul. Oremos por estes grupos para que persistam na missão e não desanimem diante das dificuldades que possam encontrar no começo, mas que olhem para o cuidado de Deus nesse início.

Novos estagiários: Josué e Marcos iniciarão o estágio no IPL, e estamos muito felizes pela vida dos dois e pelo período de estágio! Pedimos a Deus para que suas necessidades financeiras e emocionais sejam supridas, e para que durante esse ano, além de aprender e amadurecer em sua fé, possam servir e ser abençoados por meio da vida de todos aqueles que conviverão nos grupos locais, e também na cidade de Bauru. Além disso, pedimos a Deus para que tenham claras as suas vocações e forma que servirão a Deus.

Somos muito gratos a Deus por todos os assessores!

Assessores: Phil e Aline, para que sejam animados e fortalecidos pelo Senhor.

Assessores auxiliares: para que sejam encorajados pelo Senhor a cada dia, que humildemente encontrem como servir em cada um dos grupos locais. Por mais assessores auxiliares, e por aqueles que estão se formando e têm o desejo de servir como assessores auxiliares.

Atuais: Tiago Rodgers (Mouse) [São Paulo], Esdras [São Paulo], Carlos (Cebola) [Campinas], Fabi [Campinas], Marcelo [Campinas] e Rafael [Botucatu].

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.