Notícias

Organização do Curso de Férias: uma missão de fé, amor, serviço e gratidão

Relatos do grupo local da SP/MS que recebeu o evento em 2018

Bem sabemos que organizar a estrutura de um evento de uma semana para cerca de 100 pessoas não é tarefa fácil. E quando o grupo local está composto, em sua maioria, por pessoas novas no movimento?

Isso não foi problema para o recém-estruturado e cheio de amor grupo da Aliança Bíblica Universitária (ABU) de Presidente Prudente (SP), que realizou o Curso de Férias (CF) neste julho de 2018. O trabalho, que começou no primeiro Conselho Regional de 2017 em Bauru (SP), foi concretizado de forma exemplar no Rancho Águia Dourada, em Regente Feijó (SP), pela graça de Deus e para a glória dele.

"Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros." Romanos 12:4-5

                                                          Foto: participantes da ABU e ABP de Presidente Prudente durante o CF grupo de Prudente2018.

Da mesma forma que citado por Paulo em Romanos, esperamos que o relato deste grupo inspire outros a trabalharem como um corpo e organizarem não apenas eventos regionais, mas também, com fé e amor, intervenções evangelísticas e formativas nos seus grupos locais. Fazendo tudo em comunhão, carregando os fardos uns dos outros e compartilhando tudo em gratidão a Deus.

Sabemos também que além de conhecimentos técnicos sobre organização de eventos, precisamos de outras coisas para realizar um encontro da missão estudantil, como oração, comunhão e trabalho em equipe, gratidão, fé e amor. A partir da experiência do grupo da ABU Presidente Prudente, queremos elencar a seguir três motivos que fazem um grupo e um evento servirem de forma exemplar.

1. Disposição ao serviço com fé

“Desde o início, nosso propósito foi organizar o CF para a glória de Deus, servindo nossos irmãos com muito amor e carinho em cada detalhe possível. E mesmo a ABU Prudente sendo um grupo pequeno e sem experiência em sediar um evento regional, foi uma benção e um milagre por tudo o que Deus fez acontecer.”

Isso é o que nos conta Helen Gaia, participante do grupo, sobre a disposição da ABU logo que viu a demanda de sediar um CF, confiando que Deus os sustentaria em tudo.

Mesmo com todo serviço e trabalho, os participantes ainda puderam aprender com o evento e crescer na fé, como nos conta Valquiria Tonacio, também da ABU Presidente Prudente. Foi o primeiro CF da estudante, que também se envolveu na organização:

"Que experiência incrível que Deus me proporcionou, desde a recepção do pessoal, até o último momento deu ir embora! Mesmo estando na organização foi possível participar da  maioria da programação estabelecida: devocionais, grupo de estudo bíblico, exposições bíblicas, oficinas. Estudar Romanos foi incrível, [assim como foi] poder entender que só podemos chegar a Deus por meio da fé em Jesus, pela qual somos declarados por Deus como justificados. Após o CF, tive a oportunidade de ler o livro Eu, Um Missionário?, que me encorajou muito mais diante da missão estudantil e [me ajudou a] entender o meu chamado."

2. Trabalho em equipe

Desde o início, os grupos da ABU e ABP (Aliança Bíblica de Profissionais) estiveram juntos, atuantes, recebendo também o apoio de algumas igrejas como Novo Templo Church, Igreja Presbiteriana do Brasil Central e Igreja Evangélica de Presidente Prudente, além do conselho de pastores da cidade. A ABP de Prudente sempre esteve muito participante nas atividades da ABU, auxiliando-os formativamente e financeiramente, pois, como nos conta Cássia Lourenço:

“Desde quando a ABP resolveu se formar, a gente pensou em fortalecer a ABU e caminhar junto (...). No momento que a ABU assumiu o compromisso de sediar o CF, a princípio ficamos assustados e meio incrédulos, mas pela misericórdia do Senhor fomos conversando e orando, orando muito mais do que conversando.”

Ainda sobre a ABP no processo de estruturação do CF, nos conta Carlos Calixto, participante da ABU que: 

“Quando a gente levou a ideia para eles [ABP] do CF vir para cá eles abraçaram de uma forma assim, tipo: 'Não são vocês que vão organizar, a gente está junto, vamos ajudar vocês, vocês não estão sozinhos'.”

Podemos resumir esse trabalho conjunto da ABU e da ABP no relato de Helen:

“Iniciamos a organização do CF 2018 com reuniões da comissão cujos membros são da ABU e ABP Prudente. Essas reuniões, as quais eram de oração e tomadas de decisões, foram importantes para o fortalecimento e união do grupo.”

O trabalho em conjunto também foi essencial e exemplar no momento de pagar antecipadamente as três parcelas do aluguel do rancho. O grupo se mobilizou para fazer e vender pizzas, além de levantar doações e realizar outras vendas. 

3.Gratidão e amor

Helen, em nome do grupo de Prudente, diz: “O Senhor nos ajudou em tudo e somos muito gratos a ele e a todos que colaboraram de forma direta e indiretamente antes, durante e depois do CF”. O evento contou com o serviço de estudantes, profissionais e assessores, com tarefas bem delegadas, tanto na logística e estrutura quanto nas programações. Muitos que não tinham tarefas antecipadamente acabaram se envolvendo. O exemplo que o pessoal de Prudente dava de disposição e amor, sempre solícitos e amorosos, incentivou outros a lhes apoiarem.

O evento teve um déficit devido a falta de algumas inscrições realizadas (bem menos do que o orçado) e a diretoria e assessoria regional resolveu abrir isso para a região São Paulo e Mato Grosso do Sul durante o CF. Houve uma rápida mobilização e contribuição, quase quitada ainda nos dias de curso. “Esse ato tão lindo de generosidade nos impactou muito e jamais esqueceremos do que fizeram por nós”, diz Helen e ainda completa:

“Organizar o CF 2018 foi uma missão de fé, amor, serviço e gratidão! O Senhor nos ensinou muito nesse tempo, trabalhou em nós e por meio de nós. Deus é bom o tempo todo e o tempo todo Deus é bom. A ele toda Glória!”

 

Foto: participantes do CF na terceira noite do evento.

Nenhum Comentário

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.