Início das aulas: dias de acolhimento

O primeiro trimestre do ano é o período de início das aulas das Instituições de Ensino Superior no Brasil. Para alguns calouros a euforia da aprovação no vestibular mistura-se com humilhação e sentimento de desamparo. Infelizmente, os jornais têm publicado casos de agressão física e moral aos quais calouros são submetidos.

A Bíblia nos orienta a “acolher os estrangeiros” e o próprio Jesus se identifica com estes pequeninos. Embora os novos estudantes não sejam necessariamente “estrangeiros”, eles estão em um período de adaptação e assimilação a uma nova realidade – por isso são vulneráveis. Alguns até deixam suas famílias e mudam-se para outras cidades.

Este período é uma grande oportunidade para que os grupos de estudantes cristãos acolham e sirvam os recém-chegados: tanto os cristãos que serão os novos missionários na universidade, quanto àqueles que precisam conhecer o evangelho libertador de Jesus Cristo.

A estudante de enfermagem Renata Mafra, da ABU Florianópolis, pede oração pelas programações: “Nosso plano é recepcioná-los na rodoviária de Florianópolis nos dois ou três dias que antecedem o início das aulas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Serviremos um lanche e prestaremos informações sobre linhas de ônibus, contato com imobiliárias e outras utilidades. Pedimos oração pela autorização no terminal rodoviário. No ano passado não conseguimos. E que para nós, estudantes cristãos, esta seja uma real oportunidade de prestar assistência aos novos estudantes”.

Em Ouro Preto (MG) os estudantes realizam o trote do abraço. Com mais de vinte edições, o trote compreende uma série de programações de acolhimento como brincadeiras, músicas, palestras, lanches.

Felipe Medeiros, estudante de medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, nos pede oração: “Ore para que mais calouros não-cristãos participem do trote e se sintam impactados a viver uma vida diferente na universidade. Interceda também para que nós consigamos o dinheiro necessário para realizar o evento. Que nós possamos entregar todas as nossas ansiedades, expectativas e receios nas mãos de Deus e que assim saibamos que por nós mesmo não conseguiremos nada”.

Interceda pelas atividades de recepção de calouros nos vários grupos estudantis, espalhados pelo Brasil. Que esta seja uma oportunidade de os estudantes cristãos viverem e proclamarem o evangelho, servindo também a comunidade universitária. Ore pelo despertamento dos “calouros cristãos”. Que eles reconheçam seus chamados, sejam acolhidos e se integrem aos grupos locais.

Obrigado por estar conosco neste ministério.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.