Alegrias e tristeza

Por Reinaldo Percinoto Junior

Então vi novos céus e nova terra… “o próprio Deus estará com eles [os povos] e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”. Aquele que estava assentado no trono disse: “Estou fazendo novas todas as coisas!” (Apocalipse 21:1-5)

Cursos de Férias 2011: “Justiça seja feita”

Nas últimas semanas estivemos envolvidos em vários acontecimentos, que nos levaram a vivenciar emoções e sentimentos muito intensos e variados.

Ainda no mês de Julho todas as seis regiões da ABUB realizaram os seus Cursos de Férias (CF’s), em diferentes cidades do país. Como temos feito há alguns anos, todos os encontros trabalharam o mesmo livro bíblico. Nesse ano o escolhido foi o do profeta Amós, proporcionando reflexões e discussões em torno do tema geral: “Justiça seja feita”.

Quando pensamos nesta questão da justiça e seus desdobramentos, é importante lembrarmos que vivemos entre o “já” e o “ainda não” do Reino de Deus. O Reino que “já” foi inaugurado mas “ainda não” estabelecido plenamente. Isso pode parecer paradoxal, pois somos chamados a lutar pela justiça em todas as esferas da vida humana, mas conscientes de que não experimentaremos justiça plena nesta terra. Só na “nova terra”! Mas, longe de ser um incentivo para a acomodação, esta visão escatológica (no futuro) de uma existência totalmente renovada, onde “habita a justiça”, deve nos motivar agora (no presente) a expressarmos no cotidiano “lampejos” desta realidade que será consumada um dia. A nossa esperança deve produzir perseverança na luta pelo que é justo, para nós e para o próximo.

Um exemplo de engajamento

Péricles CoutoEm 7 de agosto, em Belo Horizonte, faleceu o nosso irmão Péricles Couto, aos 64 anos. Péricles militou na ABUB por muitos anos, e junto com sua esposa Alva foi um dos precursores na propagação da teologia da Missão Integral em Belo Horizonte.

Sua vida foi marcada pelo engajamento na vida política e luta pela justiça, seja na sua vizinhança, no seu bairro ou na sua cidade. Viveu de maneira muito intensa o desejo pela expressão e realização do Reino de Deus entre nós.

(na foto, Péricles Couto à esquerda, ao lado de René Padilla, durante o lançamento do livro “Igreja: agente de transformação”).

Péricles foi diretor financeiro da ABUB, e seus filhos Estêvão e Soninha, juntamente com Kelly e Silvio, respectivamente nora e genro, foram e são engajados até hoje no ministério da ABUB. Nos últimos anos estava morando em Curitiba, onde coordenava o escritório da Missão Aliança Norueguesa no Brasil.

Expressamos nossa gratidão a Deus pela vida e ministério do Péricles, e continuamos intercedendo por todos os familiares e amigos, para que o inconfundível consolo do Espírito se faça presente na vida de todos.

Cristo: Senhor do Universo, Senhor da Universidade

Este foi o tema da última Assembleia Mundial da IFES (CIEE, em português), realizada entre os dias 26/07 e 02/08 na cidade de Cracóvia, na Polônia. O texto que citei na abertura deste “Uma volta pelo movimento” foi um dos primeiros expostos na Assembleia.

Um momento muito especial para toda a Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos (CIEE). Para aqueles que desejarem ler um relato mais detalhado, recomendo o excelente texto escrito pela Giovanna Amaral, nossa Secretária de Comunicação, que já está postado em nosso site – “Universo, Universidade, Comunidade!”

Aqui, gostaria apenas de ressaltar nossa satisfação pela delegação brasileira presente na Polônia. Não apenas pelo número expressivo (doze pessoas no total – 03 obreiros, uma profissional e oito estudantes!), mas também pelo bom aproveitamento que todos demonstraram. Mais de uma vez ouvi elogios à delegação brasileira, por seu nível de comprometimento e participação na Assembleia Mundial. Um motivo para agradecermos a Deus, pois isso é reflexo do que Ele tem realizado em nosso movimento.

Quero registrar também nosso sincero agradecimento a todos aqueles que nos apoiaram, por meio de suas orações e doações, para que esse “projeto” se tornasse realidade. Muito obrigado!

Logo da ABUB adaptado em tintaO objetivo principal deste “Uma volta”, como mencionei no início do texto, era compartilhar com vocês essas alegrias e tristeza que vivenciamos nesse curto espaço de tempo. Nossa própria vida e caminhada também tem sido marcada por alegrias e tristezas, conquistas e perdas. Mas tendo como “pano de fundo” essa perspectiva, essa esperança viva, de que Cristo está “fazendo novas todas as coisas!”

Nesse mesmo sentido, gostaria de encerrar compartilhando com vocês um breve texto do escritor Henri Nouwen:

“A alegria e a tristeza estão tão próximas uma da outra quanto as refulgentes folhas coloridas da primavera estão da sobriedade das árvores desfolhadas do outono. Ao cumprimentar um amigo que está de regresso, você já sabe que ele terá de deixá-lo novamente… Esta íntima experiência, em que cada pedacinho de vida é tocado por um pedacinho de morte, pode transpor-nos para além dos limites da nossa existência. Pode fazê-lo, deixando-nos esperar, com expectativa, pelo dia em que nosso coração se encherá da perfeita alegria, uma alegria que ninguém arrancará de nós.”

Marana tha!

Reinaldo Percinoto Junior
Secretário Geral da ABUB

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.