II Conferência Nacional de Juventude

A ABUB participará da II Conferência Nacional de Juventude, que ocorre nos dias 09 a 12 de dezembro em Brasília (DF). Nossos representantes no Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Pedro Grabois e Márcia Aguilar, além de representantes da Rede Fale, estarão na Conferência.

“Vida cristã, para mim, passa por entender que Jesus redime, não apenas o meu ser, o meu coração e o meu comportamento, mas também tem poder pra transformar toda a realidade à minha volta. A sociedade e suas estruturas injustas, os 50 milhões de jovens brasileiros que tentam sonhar com uma vida melhor, tudo isso é meu campo missionário! Enquanto cristão e abeuense, quero vida para os jovens, e não só para aqueles do meu convívio, mas também para aqueles/as jovens que têm sofrido mais do que podem suportar. Quero que Deus me use na vida deles/as, para junto com eles/as suportar as pesadas cargas da vida! Crer também é atuar com Políticas Públicas de Juventude!”, compartilha o estudante da ABU Rio de Janeiro, Pedro Grabois.

2ª Conferência Nacional de Juventude: Conquistar direitos, desenvolver o Brasil!

A II Conferência será norteada por três temas principais: Juventude – Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude. Participam dela delegados que foram eleitos em Conferências estaduais, da consulta de povos tradicionais e conselheiros de juventude municipais, estaduais, nacionais, além dos observadores.

Avanços – Em meados do ano passado, o Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda à Constituição conhecida como PEC da Juventude, que insere o termo “jovem” no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal. Já neste ano foi aprovado pela Câmara o Estatuto da Juventude, que agora entra em pauta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), no Senado.

Agradeça a Deus pela oportunidade que a ABUB tem tido de participar do Conjuve (nossa “cadeira” é de organização religiosa nacional), de promover Conferências Livres e de envolver estudantes na reflexão sobre a juventude brasileira.

Que Deus nos ajude a sermos “Estudantes que formam comunidades de díscipulos, transformados pelo Evangelho e que impactem o mundo estudantil, a Igreja e a sociedade para a Glória de Cristo”. Como universitários brasileiros, temos um grande privilégio – e também um grande desafio – ao servir ao Reino de Deus com os dons e talentos que o Senhor nos tem confiado.

Agradeça pela vida do Pedro e da Márcia e de tantos outros jovens da ABUB e da Rede Fale, que têm se disposto a participar deste Conselho, a trazer à ABU questões relacionadas aos direitos da juventude brasileira.

Interceda pela Conferência Nacional de Juventude! Que seja realmente um espaço de diálogo e de construção das políticas públicas de juventude!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.