Há poucos dias eu e mais 17 brasileiros tivemos a oportunidade de participar do Cone Sul 2012 – Encontro de Capacitação de Lideranças, realizado pela Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos (CIEE), em Montevidéu (Uruguai), no período de 19 a 29 de janeiro.
Foram dez dias de muito aprendizado, reflexão, amizades, amadurecimento, encorajamento e alegrias. Uma semana intensa de programação, e também de muita coisa boa!
Cerca de 70 participantes: chilenos, paraguaios, argentinos, uruguaios, brasileiros. Havia também um casal de mexicanos e seus dois filhos, um colombiano, um missionário australiano que mora na Argentina e uma jovem missionária americana que mora no Uruguai.
O idioma oficial era o espanhol, pero (ops, mas!) me senti no Dia de Pentecostes: havia gente falando e louvando em guarani, castelhano, inglês, português e portunhol! Não entendia tudo que era falado, mas o contexto ajudava a compreender.
Outra “dificuldade” foi o cardápio, pois a alimentação era bem diferente: sem feijão, farinha, o café e o tempero “fraquinhos” e o arroz frio!
Um pouco mais…
Durante 10 dias tivemos uma série de estudos do livro de Atos, muitas oficinas, grupos de discussões, devocionais, louvores e noites culturais de cada país.
A palavra-chave foi DISPONIBILIDADE, aprendida principalmente na exposição sobre o ministério de Filipe (Atos 8 ) : a MELHOR “estratégia” para a missão é a disposição nas mãos do Senhor; é identificar onde Deus está atuando e o que o Senhor está fazendo.
A convivência e compartilhamento com outros estudantes e profissionais é algo impressionante e animador. É encorajador e desafiante ouvir testemunhos de como Deus tem alcançado e usado pessoas na obra missionária estudantil.
O momento de despedida sempre é o mais difícil, mas também é aquele que produz ânimo e esperança para a missão.