por Fernando Costa
Saber do falecimento de Dom Robinson Cavalcanti é sem dúvida relembrar sua vida. Muitos foram impactados por seus milhares de artigos sobre Teologia e Ciência Política e receberam seu cuidado pastoral, pois como Bispo sua paróquia era o mundo. Quem o conheceu pode dizer que Robinson foi Bispo a vida toda.
Com a ousadia que tanto lhe era característica, empreendeu viagens por todo o Norte do Brasil semeando coragem e desprendimento na vida das pessoas. Sempre lembraremos do Reverendíssimo Dom Robinson Cavalcanti como um homem que tinha uma visão do futuro. Foi assim ao iniciar grupos da ABUB que hoje comemoram mais de 40 anos. Foi assim ao iniciar a FTL. Foi assim ao articular campanhas políticas, ao falar sobre sexualidade numa época de crises, ao coordenar ações de evangelização mundial. Sua fala era como uma profecia!
Robinson Cavalcanti (1944-2012)
Profecia narrada, pois como um bom historiador sempre estava resignificando algo. Profecia do futuro, pois ao animar -e como era divertido-costumava deixar em seus ouvintes algo a partir do qual pudessem recomeçar sua relação de evangelização-vocação. Sua participação em movimentos estudantis, políticos e eclesiásticos era a expressão de um ministério profético.
Um profeta em seu tempo, profeta às juventudes e referência no corpo de Cristo da qual sempre nos lembraremos. Até breve, Robinson! Os estudantes do Brasil oram para que o Paracleto Divino atue trazendo consolo e ânimo àqueles que você tanto abençoou durante seus dias.
Obrigado, Robinson!
Assessoria e Diretoria Regional da ABUB Norte.
por Fernando Costa
São Luis-Ma, 27 de Fevereiro de 2012, Ano do Senhor.