Formar e Mobilizar

Por Reinaldo Percinoto Junior

 

Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão. (Paulo, escrevendo aos cristãos que estavam em Colossos, cap. 2, verso 6)

Considero um privilégio muito grande estar envolvido em regime de dedicação exclusiva junto ao ministério da ABUB, servindo e apoiando estudantes e profissionais engajados na proclamação e vivência do Reino de Deus em escolas, universidades, igrejas e na sociedade em geral.

Parte deste privilégio decorre do fato de que estamos envolvidos num esforço que é ao mesmo tempo coletivo e mútuo. Como numa metáfora viva da própria vida cristã, nesse ministério não se consegue fazer nada sozinho, e o serviço (diaconia) é sempre uma via de mão dupla. Dependemos uns dos outros.

E isso está presente também, claro, no que se refere às nossas iniciativas de formação (capacitação/treinamento) e mobilização de recursos. Estas duas esferas de ação, tanto de maneira mais organizada quanto informalmente, sempre estiveram presentes no nosso desenvolvimento ministerial.

Mais recentemente, a partir das sugestões do documento “Pedras Vivas”, temos oficialmente considerado estas duas áreas como prioridades estratégicas para os próximos dez anos.

 

Secretaria de Capacitação



A área de formação, por sua importância e abrangência, foi alvo de muita atenção por parte da ABUB desde os seus primórdios. Ela é um canal para o desenvolvimento e fortalecimento de “líderes- -servos” que possam impactar o mundo estudantil, a igreja e a sociedade do Brasil. Estudantes e profissionais que não apenas “receberam Cristo Jesus”, mas têm aprendido a “viver nele” com perseverança e esperança.

Uma das maneiras de expressar nossa atenção para esta área no movimento tem sido a escolha de um(a) obreiro(a) específico(a) para conformar a Secretaria Executiva da ABUB, atuando no que é  hoje a Secretaria de Capacitação. Basicamente, esta pessoa tem ajudado na formulação e execução de uma política de formação para nossos estudantes, profissionais e assessores.

Somos muito gratos a Deus pelos secretários e secretárias de capacitação que já passaram pelo nosso movimento. Nomes como Bill Asbury, Paul Freston, Marcos Gilson Feitosa e Taís Machado,   fizeram uma contribuição muito valiosa por meio de suas vidas e ministérios.

Passaram-se cerca de dois anos desde a saída de nossa última secretária de capacitação e, hoje, acreditamos estar em condições de indicar ao movimento o nome de uma pessoa para ocupar esta função novamente.

Após um bom período de conversas, avaliações e escutas, e em consonância com os demais membros da Secretaria Executiva da ABUB, a Secretaria Geral tem a alegria de indicar o nome da assessora Ivanilsa de Oliveira, nossa querida Nilsa, para ocupar a função de Secretária de Capacitação (esta nomenclatura poderá ainda sofrer alguma alteração) da ABUB, a partir de Julho de 2012.

Desde 2008, após um período de intenso envolvimento com a ABU-Rural (Seropédica – RJ),  Nilsa tem atuado como assessora de tempo integral na Região Leste da ABUB (Rio de Janeiro e Espírito Santo). Seu ministério tem deixado profundas e positivas marcas nesta região, bem como sua atuação em nosso corpo de obreiros.

Nossa expectativa é a de que esta indicação seja referendada no próximo Congresso Nacional, que acontecerá entre os dias 07 e 10 de Junho na cidade de Campinas (SP).


Assessoria de Mobilização de Recursos

A outra prioridade estratégica mencionada aqui tem a ver com o nosso esforço para desenvolver  uma sustentabilidade econômica. E um dos componentes deste esforço foi a decisão de abrirmos espaço, no início de 2010, para a entrada de um novo assessor de ministério específico para a área de mobilização de recursos.

Mobilização (algumas organizações utilizam a nomenclatura “captação”) de recursos ainda é uma área muito nova, não apenas para a ABUB, mas para outras agências e missões também.

Temos aprendido muita coisa nestes últimos dois anos. E ficamos muito gratos pela dedicação e ministério do Bruno Barreto, que ocupou esta função até o fim de 2011, e agora segue rumo a outros projetos pessoais e profissionais.

Henri Nouwen, discorrendo sobre a espiritualidade do levantamento de recursos, escreveu que “da perspectiva dos evangelhos, captação de recursos não é a resposta para uma crise. Captação de recursos é, em primeiro lugar, uma forma de ministério”; e ainda, “captação de recursos é a proclamação daquilo que acreditamos, de uma forma que ofereçamos a oportunidade de outras pessoas participarem conosco de nossa missão e visão”.

Queremos também valorizar e impregnar nossas ações com este mesmo sentido espiritual.

No final de 2011 demos início a um novo processo de recrutamento, visando a seleção de um(a) novo(a) assessor(a) para a área de mobilização de recursos na ABUB.

E depois de algumas etapas neste processo, com gratidão a Deus chegamos à escolha de uma nova assessora: Tályta Henya Alencar.

Tályta é graduada em Administração, e desde 2008 tem participado ativamente de vários encontros promovidos pela ABUB em âmbito regional, nacional e internacional. Participou da ABU-Imperatriz (MA) e foi tesoureira regional. No último semestre, Tályta desenvolveu um projeto de mobilização de recursos para a Região Norte, e a partir de sua iniciativa estamos desenvolvendo juntos (Escritório Nacional e Região) um plano de ação nesta área.

A partir de março ela estará em São Paulo, dando início às suas atividades junto ao Escritório Nacional.

Queremos expressar nossa gratidão ao bom Deus por este momento que estamos vivenciando na ABUB. Deus tem sido graciosos conosco!

Agradecemos a Deus também pelas vidas da Nilsa e da Tályta. E encomendamos as duas à graça do nosso Pai, pedindo que ele as acompanhe, sustente e capacite para os desafios que vêm adiante.

Obrigado por seu apoio e suas orações! Isso é muito importante para nós.

Em Cristo, nosso Formador e Sustentador,

Reinaldo Percinoto Junior
Secretário Geral da ABUB   

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.