Grupos na Região Norte

TOCANTINS

Em 2012 o Tocantins deixou de integrar a Região Centro-Oeste da ABUB e tornou-se parte da Região Norte.

TOCANTINS

Em 2012 o Tocantins deixou de integrar a Região Centro-Oeste da ABUB e tornou-se parte da Região Norte.

Araguaína

Desde 2009 estudantes do Tocantins participam de eventos regionais do Norte, quando ainda integravam a região Centro-Oeste da ABUB. Uma aproximação que já acontecia culturalmente, agora serve para o fortalecimento de grupos do Tocantins, do sul do Maranhão e do Pará.

Palmas

O grupo estudantil na capital tocantinense é filiado à ABUB e hoje passa por um processo de renovação de liderança. Depois do último Curso de Férias, o foco na cidade é a busca por contatos e a capacitação destas novas lideranças.

Este processo tem acontecido com o apoio de profissionais que já passaram pela ABU Palmas e/ou estão começando a se envolver com a missão estudantil.

MARANHÃO 

Chapadinha
Há pouco mais de um ano um estudante participou do Conselho Regional Norte e com todo seu empenho e disposição, voltou com o objetivo de formar um grupo da ABU na cidade. Hoje com mais alguns estudantes missionários, a ABU em Chapadinha já está formada e tem um de seus membros na Diretoria Regional.
 
Caxias
Caxias é uma cidade universitária em que a maioria dos estudantes não moram com familiares. A proximidade do Piauí e a variedade de naturalidade dos estudantes enriquecem a missão estudantil nas terras de Gonçalves Dias.

A ABU Caxias possui lideranças comprometidas e atua em Universidades públicas e privadas com o objetivo de fortalecer a fé dos estudantes cristãos que estudam longe de casa, além de oferecer suporte para que compartilhem sua fé com seus colegas.

São Luís
A ABUB em São Luis, recentemente completou 42 anos de atuação. Várias gerações já foram alcançadas pelo Evangelho e pela visão missionária que o movimento estudantil proporciona. Atualmente, possui núcleos da ABUB funcionando em Universidades públicas e privadas, escolas e entre profissionais, além de manter parcerias com igrejas e fornecer à região inúmeros apoiadores, bem como assessores.

Imperatriz

Com seu grupo reorganizado em 2008, a cidade tem-se mostrado um ponto estratégico na capacitação de estudantes. Seja com eventos que cobrem a microrregião onde está situada ou pelo envio de estudantes a treinamentos nacionais, Imperatriz tem oferecido lideranças capacitadas e interessadas em apoiar o movimento em todo o norte.

A cidade possui fortes ligações com igrejas, sendo esta parte do conselho de pastores na cidade. Também possui fácil acesso por estar localizada numa região central entre os estados do MA, PA e TO.

PIAUÍ

Teresina

Há quatro décadas a cidade possui grupos da ABUB, com núcleos em várias escolas e universidades, públicas e privadas. O trânsito de estudantes e profissionais que a partir de Teresina apoiaram e apóiam a missão entre estudantes no Norte é generoso, chegando a dar um toque bem nordestino a uma região marcada pela tarefa de evangelização a populações consideradas já ‘cristãs’. Hoje, o grupo possui uma liderança bem mobilizada e articulada, tendo parcerias com outras missões de evangelização de estudantes e de combate a pobreza.

As cidades de Parnaíba, Floriano, Amarante e Picos já receberam a visita dos assessores voluntários Tim e Joyce Keliher, além de outras lideranças de Teresina que se dispuseram a iniciar e/ou apoiar a formação de grupos nestas cidades.

PARÁ 

Belém

Durante décadas, o grupo da ABUB na cidade serviu de base para surgimento e fortalecimento de grupos na Região Norte.

Nos últimos anos, tanto a ABU, quanto a ABS enfrentam uma fase de transição de liderança. Nossa oração é que Deus levante estudantes e profissionais comprometidos em compartilhar de sua fé com seus colegas não cristãos no contexto escolar e profissional.

Oramos também para que os novos líderes estejam empenhados em apoiar a formação de um grupo da ABP, assim como servir de apoio ao novo grupo de Macapá (AP).

Marabá

Tendo completado dez anos de atuação, a ABU Marabá vive uma fase de amadurecimento de projetos de missão integral que começaram com estudantes abeuenses.

Um dos casos é a organização não governamental Elites, parceira da Rede Fale (de defesa de direitos) que atua na promoção da consciência socioambiental, a partir de uma visão evangélica. A ABU Marabá continua participando das ações e atividades da Elites.
A prioridade na capacitação do grupo é o preparo de novos estudantes que estão encorajados a liderar na organização da ABUB na cidade.

 

Tucuruí
Desde os primeiros contatos, obtidos pelos estudantes de Marabá, a cidade de Tucuruí, se mostrou um excelente pólo de capacitação estudantil. Tudo começou com o envio de um estudante ao Instituto de Preparação de Líderes 2009, em Salvador (BA). Este estudante, agora um profissional, incentivou outros e nos dois anos seguintes a cidade enviou estudantes ao IPL, o que fez bastante diferença no processo renovação de lideranças. Isto se reflete na participação de estudantes da ABU e ABS em Conselhos Regionais e Cursos de Férias.

A cidade recebeu também a visita de Assessores, o que melhorou o diálogo com as Igrejas e animou os estudantes a permanecerem firmes, mesmo perante o clima acirrado que enfrentam em um dos centros de estudos da Federal do Pará.

Santarém, Parauapebas, Itaituba, Paragominas são algumas das cidades que possuem Universidades e Escolas onde estudantes necessitam de apoio e capacitação para compartilhar a fé no seu próprio contexto e de modo relevante.

Estas cidades podem ser consideradas campos brancos no Pará, sendo que Santarém é a maior cidade do Oeste do Pará com milhares de habitantes e com um grande pólo Universitário. A distância e o acesso dificultam uma aproximação entre os estudantes destas e de outras cidades.

Porém, entendemos que para a formação de grupos da ABUB, a oração, a iniciativa estudantil e a visita de Assessores com o objetivo de capacitar estudantes são passos necessários nesta empreitada missionária no Norte do Brasil.

AMAZONAS

Manaus

Manaus é a maior cidade da Região Norte e possui inúmeras lideranças eclesiásticas e profissionais que já participaram da tarefa de evangelização entre estudantes. Depois de certo período de inatividade, em 2010 após uma visita de capacitação regional, a ABU na cidade foi reestruturada com lideranças estudantis (em diferentes igrejas e faculdades). Após sua liderança atual participar de eventos regionais e receber um segundo treinamento com a participação de apoiadores do Maranhão, a prioridade do grupo é fortalecer o Grupo Base.

Estabelecer contatos com estudantes de Presidente Figueiredo, cidade próxima, é um objetivo para os próximos meses. Também está na agenda da ABU Manaus receber um evento regional depois de alguns anos.

RORAIMA

Boa Vista
O grupo nasceu a partir do empenho de estudantes que oravam por este propósito, aliado ao apoio de um profissional que já havia participado da ABU no Rio de Janeiro. O encontro destes dois fatores proporcionou o surgimento de um núcleo de evangelização na Universidade Federal de Roraima.

A cidade já recebeu duas visitas de assessores, com a finalidade de fortalecimento da fé dos estudantes e espaços de amizade e encorajamento mútuos. O desafio é a aproximação dos estudantes de Boa Vista com outros grupos locais de ABU. 

AMAPÁ

Macapá-AP

Após algum tempo de oração pelo Amapá, um pastor de Macapá, que havia participado da ABU em Belém, conseguiu mobilizar estudantes e apresentá-los à visão do movimento estudantil. A partir daí outras encontros aconteceram e novos contatos estão sendo feitos com profissionais e estudantes de duas faculdades na cidade.

Em breve teremos um encontro de capacitação na cidade e a formação de um Grupo Base.

ACRE E RONDÔNIA

Em 2010, uma mobilização missionária motivou o surgimento de novos grupos nestes dois Estados. Em Rio Branco (AC) foi realizado um treinamento com estudantes de duas Universidades, com o apoio de igrejas na cidade, o que possibilitou a formação de uma Diretoria da ABU Local.

Nesta mesma ocasião, o Assessor Fernando Costa esteve em Porto Velho (RO), onde se encontrou com estudantes durante três dias e os motivou a formarem um Grupo Base na cidade. As visitas e treinamentos também se estenderam a Cacoal e Ariquemes.

Hoje, os Estados Acre e Rondônia formam a nova Região e Centro-Oeste. Estudantes destes Estados têm participado de treinamentos regionais e nacionais.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.