Últimos dias na Noruega

Por Ruth Caldas Borges
Participante do intercâmbio ABUB-NKSS (movimento estudantil na Noruega) – agosto 2011 a junho 2012.

Posso resumir esses últimos meses na Noruega como um tempo de oportunidades, desafios e amizades. Ao longo dessa etapa final do intercâmbio pude participar de alguns congressos que somaram muito à minha caminhada: em novembro, compareci à conferência ‘Lys og Salt’ (Luz e Sal) com  Rebecca Pippert Os Guinness em Kristiansand/Noruega. Foi uma experiência muito gratificante, pois, recordei muitas das palavras da Rebecca durante o Congresso Nacional da ABU em 2010, Venda Nova/MG, e alargei a minha concepção da importância de envolvermo-nos com pessoas que pensam de forma diferente e possuem outras filosofias de vida.

Durante a Páscoa, também participei da Conferência Europeia da IFES (CIEE) em Gyõr-Hungria que acontece a cada quatro anos, o que me  permitiu conhecer um pouco mais da IFES, ampliar os meus conhecimentos através dos estudos com John Lennox e desfrutar da alegria de estar com tantos estudantes cristãos de cada pedacinho da Europa (e de outras partes do mundo também).

O período prático na cidade de Stavanger já foi concluído e, após seis meses, o sentimento  é de missão cumprida e saudades dos amigos. Dentre as atividades que fizemos destaco o evento na ocasião  do Valentines Day, 14 de fevereiro: “Free hugs and free cards”. Juntamos a ideia dos abraços gratuitos com os cartões  que confeccionamos, cada um diferente do outro, com palavras de encorajamento, versos bíblicos ou perguntas.

Oferecemos abraços, cartões e bombons com o fim de demonstrar amor aos alunos da universidade de Stavanger. Considerando a introspecção típica da cultura norueguesa, não é de estranhar que a ideia dos abraços veio do time brasileiro. Apesar da desconfiança quanto ao êxito da campanha e da surpresa de muitos estudantes e funcionários, em poucos minutos todos os cartões e bombons esgotaram e, para minha alegria, compartilhei muitos abraços.

Outra atividade que realizamos durante a parte prática foi o estudo bíblico junto aos nossos amigos não cristãos. Durante seis encontros nos reunimos para comer juntos e descobrir quem é Jesus através do criativo “Uncover” – material elaborado pela Rebecca Pipert. Foram preciosos momentos, marcados por simplicidade, amizade e franqueza.

Agora faltam poucas semanas para o término do intercâmbio: contagem regressiva para a volta ao Brasil. Foram meses marcantes, com ricas memórias  na escola HALD, com os novos amigos e também no trabalho com a LAGET. Assim, quero concluir esse último compartilhar daqui da Noruega da mesma forma como comecei em agosto de 2011: expressando a minha gratidão, porque toda a boa dádiva vem do alto, do nosso Pai (Tg. 1:17).

Então a Ele rendo ações de graças, louvores e glória por tudo que Ele tem feito nessa caminhada nas terras Vikings.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.