“Aquele que diz que permanece em Jesus, deve andar como ele andou” 1 João 2.6
Andando como ele andou.
Este foi o tema do Congresso Nacional da Aliança Bíblica Universitária do Brasil, evento ocorrido no início de Junho (7 a 10). E neste informativo gostaria de contar a você um pouco do que vivi. Compartilho também a experiência de mais um Encontro Nacional de Obreiros e a alegria de fazer parte do que Deus está realizando entre os estudantes no Brasil.
O que significa CN 2012?
As siglas significam Congresso Nacional, da ABUB. Como somos uma organização missionária, composta por grupos associados, temos a necessidade de tomar decisões em conjunto. O CN é um amplo espaço de discussão dos assuntos e das direções que a missão deve tomar e é nele que acontece a eleição de membros da Diretoria Nacional da ABUB. São profissionais e estudantes voluntários que têm o privilégio de continuar apoiando a missão entre estudantes de outra forma.
Dei uma ligeira explicação do que é o CN, mas compartilho o que significa o CN na missão. Alguns momentos significa encontrar amigos de outras cidades que estão engajados nos mesmos objetivos. Rever, abraçar, conversar, criar, orar, sorrir e vivenciar são algumas das ações que mais aconteceram neste evento.
O primeiro CN da ABUB aconteceu em 1962. Na ocasião, os líderes do movimento missionário estudantil incentivaram àquela geração a encarar o desafio de firmar e desenvolver a missão de compartilhar o evangelho dentro das Escolas e Universidades brasileiras. A ABUB cresceu junto com o número de evangélicos que chegavam à Universidade. Tentou responder às demandas intelectuais e sociais da época. A missão gerou oportunidades e muitos estudantes iniciados na missão passaram a doar seus talentos, tempo e recursos em prol da evangelização nesse campo missionário.
Meu 1° CN foi em 2006, o de 2012, foi o quarto. Durante aqueles dias, estudamos os escritos de João. Oramos pelo que Deus está realizando em cada lugar deste país e em muitos estudantes. Testemunhamos um movimento sólido e capaz de renovar suas lideranças e ao mesmo tempo honrá-las com reconhecimento sincero de quem foi servido por elas. Compartilho essa percepção com muita alegria, principalmente por estar vendo estas coisas em próprio tempo.
Tempo de avaliar
De envolvimento e participação na missão entre estudantes já são alguns bons 13 anos. Comecei como estudante secundarista, ainda no Liceu Maranhense. Desde este tempo formei amigos, aprendi da bíblia, orei com colegas de classe, escolhi a profissão, viajei a lugares ‘sinistros’ e conheci diversas pessoas, namorei e casei com Patrícia, participei de treinamentos locais e nacionais, ajudei na implementação de Igrejas e de grupos da ABUB. O motivo pelo qual me alegro em compartilhar aqui é que completei 3(três) anos como Assessor da ABUB (Tempo de dedicação específica).
Alguns coisas mudaram: aprendi muito e espero ter apoiado vários amigos a escolher a profissão, a igreja, a forma como vivem o Reino e como fazem as escolhas diárias da vida. A literatura me impactou bastante e sem dúvida os encontros de formação são peças essenciais neste processo. Antes do CN, a Equipe Nacional de Assessores (Assessores Regionais, do Escritório, da Executiva e de projetos) esteve reunida por 5 dias avaliando os últimos eventos, planejando os próximos, ouvindo, estudando e aprendendo a partir da Carta de Tiago, lidando com demandas e prioridades do nosso trabalho e apoiando um ao outro como cristãos. É sempre um tempo muito bom, pois é uma parada para avaliar. Todas as vezes que isto acontece nosso ânimo aumenta e Deus confirma sua vontade, comunitariamente, nas escolhas e projetos que apresentamos a Ele.
O Norte está ficando mais forte
No Informativo passado, falei um pouco sobre nossa necessidade de aumentarmos os parceiros no ministério. Em Maio e Junho, intensificamos a Campanha “Fazendo o Norte mais forte”, que consiste em profissionais recém-formados, ou de outras décadas, apoiarem os projetos de formação de estudantes e manutenção das despesas que temos em nossa Região Norte. Graças ao acompanhamento da Tályta Henya (Assessora nacional de mobilização de recursos) junto aos profissionais, já obtivemos algumas respostas positivas. Alguns doando 15, 30, 50 e 100 reais estão permitindo que meu sustento seja alcançado e que as viagens de acompanhamento a estudantes e formação de grupos em vários Estados sejam realizadas. Se você e/ou sua Igreja estiverem interessados em apoiar meu ministério entre estudantes no Norte do Brasil, entre em contato comigo, com os estudantes da ABU e ABS de sua cidade ou pelo site (até pelo celular): https://www.abub.org.br/doe/doacao-online
Agradeça e ore
* Agradeça a Deus pela participação de 14 estudantes e profissionais da Região Norte, no CN 2012;
*Agradeça também pelas pessoas que acreditam nesta missão e estão fazendo o Norte mais Forte (https://www.abub.org.br/regiao/norte/noticias/fazendo-o-norte-mais-forte)
* Ore pelo Curso de Férias 2012 que acontecerá em Imperatriz-MA, dos dias 28/07 a 03/08.
Aguardamos cerca de 50 estudantes de toda a Região Norte.
* Ore por minha mãe -Maisa- que continua em tratamento oncológico e pelo último ano de faculdade de Patrícia (Estagiando na Record-MA)
Forte abraço. Vamos andar com fé!
Fernando Costa
Assessor da ABUB/Norte