por Fabi Pereira e André do Valle
Este ano iniciou-se um projeto de intercâmbio da ABUB chamado Sul-Sul. Este programa incluiu um período preparatório na escola HALD na Noruega e uma parte prática no Quênia (a partir de outubro).
Pois então, já se passou um mês desde que chegamos no HALD e muitas coisas já vivenciamos. Acima de tudo, o que mais chama atenção é a comunhão! No tempo livre, um equatoriano começa a tocar o seu violão, quando um brasileiro se aproxima com percussão, em seguida um ugandense começa a cantar. Poucos minutos depois, cerca 50 pessoas de 18 países estão em harmonia na mesma canção… Além de nos comunicarmos através da fala do inglês, portuenglish ou noruenglish, spanishenglish ou ainda nosso velho e conhecido portunhol, é possível entendermos uns aos outros por meio de sinais, sorrisos, olhares, ou mesmo o silêncio.
Também não há como fugir da necessidade de aprender um novo idioma. No nosso caso, temos o desafio de falar o Kiswahili – língua nacional e a principal dentre as “n” outras faladas no Quênia. Para isso, contamos com nossos professores Eva e Steve, intercambistas quenianos que vocês conhecerão em breve. (Vocês podem conversar com eles usando o conhecido “Hakuna Matata”, mas por favor nunca confunda com “Hakuna Matiti”).
Outro desafio é ensinar a “língua brasileira”. Isto mesmo, o português falado no Brasil. Aqui descobrimos que a palavra “porta” pode ser falada de diversas maneiras, ainda mais quando há representantes de SP (Fabi), RJ (Karina e Juli Vita), MG (André), PR e ES (Daiana e Bruno – que são intercambistas da igreja Luterana). O que importa é ensinar um pouquinho de “uai, “meu”, “caraca ae”, “guri” e outras expressões do nosso Brasil.
Além do idioma, nós integrantes do Sul-Sul reunimos frequentemente para compartilharmos experiências do movimento estudantil brasileiro e queniano. Nesse momento podemos perceber que é possível trabalhar de maneiras diferentes tendo a mesma visão: alcançar estudantes e impactar a sociedade. Falando em métodos diferentes, tivemos a oportunidade de conhecer o escritório da LAGET (ABUB da Noruega) em Kristiansand, fazer uma pesquisa sobre fé na universidade e participar de uma reunião do grupo.
Estamos muito gratos a Deus por este tempo no Hald!!! Se quiser saber mais detalhes é só escrever para gente! André (andreprvalle[arroba]hotmail.com) e Fabi (fabialvespereira[arroba]gmail.com)
*Jambo significa Oi em kiswahili